Cultivo de morangos em um tubo verticalmente
Acontece que no local existe apenas um local para o plantio de hortaliças, mas não há espaço suficiente para os canteiros dos morangos de jardim preferidos de todos. Mas os jardineiros criaram um método que envolve o cultivo de morangos em tubos de plástico verticais.
Vantagens e desvantagens
Existem vantagens e desvantagens em cultivar morangos em um tubo verticalmente. As vantagens desse método incluem vários fatores.
- Uso econômico do espaço.
- Não há dificuldade em cuidar das plantas... O solo nos canos não precisa ser solto e a planta neles é protegida de pragas. E também em estruturas de PVC não há problemas com ervas daninhas e vegetação indesejada, e não há dificuldades na colheita.
- O desenho de morango é muito pode ser facilmente transportado para outro local.
- Em salas especiais, morangos em tubos de plástico pode ser cultivada durante todo o ano e colheu grandes colheitas.
- A baga é protegida da decomposição, porque não entra em contato com o solo.
- Morangos plantados desta forma enquadra-se bem no projeto paisagístico da área do jardim.
Apesar deste número de vantagens, o cultivo de morangos em cachimbos também apresenta desvantagens.
- Nem sempre, mas na maioria das vezes esse método é caro para um residente de verão. É necessário gastar um pouco de dinheiro na compra e construção de estruturas plásticas.
- Há muito pouco solo nos canos, portanto, a umidade não dura muito tempo, por isso é necessário regar e alimentar a planta com mais freqüência do que o normal.
Variedades adequadas
Uma excelente opção para cultivo em tubos plásticos verticais são morangos remanescentes. Os arbustos dessas variedades não se enrolam em cachimbos, mas as bagas grandes e pendentes parecem muito bonitas. Variedades reparadas amadurecem cedo e darão frutos durante todo o verão. Morangos de maturação intermediária e tardia também são adequados para esse método, mas os cuidados serão muito mais difíceis.
Adequado para o cultivo em tubos de PVC e variedades ampelosas de morangos de jardim com bigode comprido. As rosetas resultantes são capazes de dar frutos sem enraizar, o que é muito adequado para este método de cultivo. Além dos bons rendimentos, essas variedades distinguem-se pelas excelentes propriedades decorativas.
E também em cachimbos você pode plantar variedades que possuam as seguintes características:
- resistência a infecções e pragas de insetos;
- resistência às más condições climáticas, temperaturas extremas.
Como fazer camas?
Para criar uma estrutura vertical com suas próprias mãos, você precisará dos seguintes dispositivos:
- tubo de PVC plástico com um diâmetro razoavelmente grande;
- o segundo tubo com um pequeno orifício, cerca de 20 cm mais longo que o primeiro tubo;
- fita adesiva, você pode usar fita adesiva ou fita isolante;
- um grande corte de qualquer material ou tecido;
- corda ou fio;
- broca manual ou chave de fenda com brocas de grande diâmetro;
- drenagem em forma de cascalho ou pedras;
- solo fertilizado e fértil;
- mudas de morango.
Para maior comodidade ao cuidar de uma cama, um cachimbo é recomendado cortar no comprimento correto, por exemplo, desde que a altura de uma pessoa ou 1,5 metros. Um tubo de pequeno diâmetro é cortado 20 cm maior que o principal. Pequenos orifícios são feitos com uma broca ou chave de fenda.Na extremidade do tubo, que futuramente será no solo, é feito um recorte de 30 cm, para que durante a rega não se acumule umidade na parte inferior da estrutura.
Antes de instalar o tubo de irrigação deve ser embrulhado com um material ou pano, de modo que as raízes e a terra não obstruam os buracos, e a água fluirá para as plantas... O tecido que vai cobrir os buracos é enrolado com uma corda em todo o seu comprimento. A parte inferior, onde não existem orifícios de drenagem, é envolvida com fita para não descer, expondo os orifícios superiores. Grandes orifícios são feitos ao longo de todo o comprimento do tubo principal para que os arbustos de morango possam caber facilmente ali. Podem ser posicionados de qualquer forma, mantendo a distância entre eles de pelo menos 20 cm.
O fundo do tubo deve ser fechado com uma tampa para facilitar o transporte.
Aterrissagem
O plantio começa despejando uma mistura de drenagem na parte inferior do tubo principal e, em seguida, solo. O solo pode ser usado com solo comprado em loja ou preparado pelo próprio. Para preparar a mistura do solo, é necessário tomar uma parte igual de grama, solo de jardim e turfa. Para evitar a deterioração das raízes das plantas, é recomendável misturar o solo com cinzas de madeira.
As mudas preparadas para o plantio devem ter um sistema radicular forte. Antes do plantio, os arbustos devem ser mantidos em local fresco por uma semana, depois tratados com fungicidas. O plantio deve ser feito com cuidado, sem danificar as raízes da planta, colocando-a verticalmente no solo, sem dobrá-las.
No momento do plantio dos arbustos de morango, o melhor é colocar o cachimbo em área sombreada para melhor enraizamento das mudas.
Cuidado
Para obter uma colheita boa e de alta qualidade, é necessário cuidar da planta com qualidade. As atividades de manutenção não são diferentes do cultivo de morangos nos canteiros, com exceção de capinar o solo e remover ervas daninhas. Ao cultivar safras em tubos de plástico verticais, o solo perde umidade muito rapidamente, por isso é necessário aumentar a frequência de irrigação, tornando-os abundantes. Mas você não precisa permitir o alagamento do solo, pois o sistema radicular pode começar a apodrecer. Para melhorar a qualidade da irrigação, recomenda-se a instalação de um sistema de gotejamento.
Mudas frágeis de morangos são muito necessárias alimentação regular e oportuna. Durante o desenvolvimento do sistema radicular, os arbustos são alimentados com fertilizantes minerais e também orgânicos à base de húmus. Durante o período de floração abundante, os morangos são alimentados com fertilizantes minerais à base de potássio e fósforo. Durante a frutificação, as plantas são fertilizadas com matéria orgânica líquida. Se as estruturas verticais estão localizadas em um espaço fechado, os fertilizantes são aplicados com mais frequência, mas em menor concentração de substâncias.
Quando as primeiras bagas aparecem, o solo é coberto com serragem ou palha. Isso é feito para evitar o aparecimento de podridão cinza na fruta. No outono, as estruturas verticais são cobertas com fibras agrícolas especiais e colocadas em um local permanente para o inverno. Uma quantidade suficiente de luz e rega adequada protegerá os arbustos da planta da invasão de pragas.
Erros comuns
Os residentes de verão inexperientes e novatos e os jardineiros que cultivam morangos em tubos verticais podem cometer alguns erros.
- Rega intempestiva e incorreta. Nem todos os jardineiros sabem que o solo em canos fechados absorve umidade muito mais rápido do que em terreno aberto. Devido à rega inadequada, as plantas podem dar uma colheita pobre ou até morrer.
- Datas de pouso erradas... O plantio depende muito das condições climáticas da área de cultivo em particular. Plantar morangos depois do horário programado resultará em uma safra ruim ou nenhuma safra. Plantar cedo também pode prejudicar a cultura. Nas regiões do norte, podem ocorrer geadas inesperadas, que podem destruir a planta.
- É necessário processar arbustos de pragas após a plena frutificação e colheita... Se os insetos aparecerem durante a frutificação, é recomendável processar os arbustos usando métodos populares.
Se você seguir essas regras e não as violar, o cuidado com a planta ficará mais fácil e a colheita será mais rica. O método de cultivo de morangos em tubos de PVC na posição vertical é muito popular entre iniciantes e já experientes residentes de verão e jardineiros.
Este método torna os arbustos de morango fáceis de cuidar, economiza espaço e é bastante fácil de usar.
O comentário foi enviado com sucesso.