Tudo sobre o cultivo de morangos em cachimbos
Morangos em tubos de PVC não são um tributo à moda sofisticada; camas estranhas resolvem muitos problemas. Em alguns aspectos, eles são superiores às plantações de solo e, em alguns aspectos, são inferiores a eles. No artigo, falaremos sobre os prós e os contras desse método de cultivo de frutas vermelhas. Para quem decidir utilizá-lo em seu site, explicaremos detalhadamente como organizar tudo corretamente.
Vantagens e desvantagens
Antes de decidir instalar tubos com camas de morango, você deve estudar todos os prós e contras desse método. Vamos começar com os méritos.
- Os encanamentos ocupam o espaço do local de maneira muito mais econômica do que um leito de solo.
- Eles são instalados em qualquer lugar conveniente e não estão vinculados ao território do jardim.
- Além disso, devido à mobilidade e leveza dos contêineres, as camas podem facilmente mudar de localização. Eles podem ser transportados dentro de casa, o que permite a colheita durante todo o ano.
- Para a instalação, você pode usar tubos antigos ou seus cortes.
- Os morangos em recipientes estão sempre limpos, mesmo depois da chuva.
- É conveniente colher na estrutura que sobe, sem necessidade de se curvar e agachar. Graças ao mesmo recurso, é fácil cuidar das plantas.
- Os morangos cultivados não prejudicam as aves e os animais.
- O leito do tubo não cresce demais, soquetes desnecessários podem ser facilmente removidos.
- Isolar as raízes do solo reduz o risco de doenças de plantas e infestações de insetos, lesmas.
- Você pode esquecer a remoção de ervas daninhas, as ervas daninhas não têm de onde vir, mas você ainda tem que soltar o solo.
- As camas nos canos podem ser dispostas de forma decorativa, então se tornarão uma decoração original do enredo pessoal.
Como você pode ver, existem muitas vantagens nas camas nos encanamentos, mas, para ser justo, devemos conversar sobre as deficiências.
- Pode levar dinheiro e tempo para criar uma estrutura de tubulação.
- O solo requer alimentação periódica, pois se esgota rapidamente.
- O solo se torna alcalino pela presença de argila expandida.
- Se a estrutura não está em uma estufa, mas ao ar livre, geralmente hiberna em um celeiro. Mas também existem outros métodos de inverno.
- A rega regular é necessária - uma vez a cada 4–5 dias, pois o solo no cano seca rapidamente.
Se compararmos com as vantagens, então não haverá tantas desvantagens em tais camas - não será difícil lidar com elas.
Variedades adequadas
Para fazer uma boa colheita, você deve escolher inicialmente a variedade certa de morango. Nem toda planta é capaz de se desenvolver e dar frutos em um pequeno espaço de cano. Por exemplo, variedades com rizomas poderosos só podem crescer no solo. Devem ser escolhidas espécies de plantas com as seguintes características:
- tolerância à seca;
- resistência à geada;
- frutificação durante todo o ano;
- boa adaptação às condições deste tipo de contentor;
- gosto excelente;
- bela aparência de arbustos.
Essas propriedades são possuídas pelos seguintes tipos de plantas, que são ideais para o cultivo vertical.
- Ostara. Uma variedade reparada desenvolvida na Holanda. Os arbustos em miniatura deliciam-se com frutos silvestres surpreendentemente saborosos e grandes. A planta é caracterizada por alta vitalidade e despretensão.
- Alba. Uma das primeiras variedades italianas de morangos de frutos grandes e sabor excelente. Esta é uma planta trepadeira, resistente à geada e pouco exigente em cuidados. Ideal para cultivo em tubo.
- "Marmelada"... A variedade foi criada na Itália.Os bagos são de tamanho moderado, têm um sabor cativante e transportam-se na perfeição. A planta produz muitos pontos de venda que devem ser removidos a tempo. Eles são usados para o posterior plantio da espécie.
- "Guloseima caseira"... A variedade adapta-se perfeitamente a qualquer condição de cultivo. Difere em alta produtividade. Os arbustos são resistentes à geada, os bagos são grandes, até 5 cm de diâmetro, com um sabor maravilhoso.
- "Rainha". Uma variedade russa universal com um período de maturação médio. As bagas são suculentas, doces e aromáticas, mas dão frutos uma vez por ano. Os morangos resistem a baixas temperaturas. Se as geadas na região não caírem abaixo de 10 graus, os tubos não precisam ser isolados.
Para o cultivo horizontal, é melhor escolher outras variedades.
- "Mel"... Uma das primeiras variedades foi criada por criadores americanos em 1979. Os frutos são muito grandes (até 30 g), vermelho escuro rico, cor quase bordô, com um brilho brilhante. Os morangos têm um sabor adocicado agradável e são bem transportados.
- "Rainha Elizabeth". Morango reparado, frutifica de maio até a geada. Frutos vermelhos grandes e suculentos marcados com um sabor maravilhoso. O rendimento da variedade é alto, parece impressionante, pode se tornar uma decoração do local.
- "Elefante bébé". Variedade nacional de período médio de maturação. Os arbustos são despretensiosos, resistentes ao gelo, toleram um ambiente árido, as flutuações do tempo. Os frutos silvestres são grandes e de sabor marcante.
Como fazer uma construção?
Antes de fazer uma cama de morango com cachimbos, você deve encontrar um lugar para isso, decidir o tamanho e a forma da estrutura. O material utilizado é convencional tubos de esgoto em polipropileno.
Se o leito não for composto por um tubo, mas representar toda uma estrutura, deve-se atentar previamente para a presença de apoios. Na hora de confeccioná-los, deve-se lembrar que um tubo plástico de dois metros embaixo do esgoto, cheio de drenagem, solo e vegetação, pesará no mínimo 25 kg.
Multiplique este número pelo número de camas da estrutura - e você entenderá o grau de resistência dos elementos de suporte.
Preparar tubos de gotejamento para plantio vertical e horizontal tem muito em comum. Primeiro, usando o exemplo de um tubo, descobriremos como prepará-lo e, em seguida, falaremos sobre as diferenças entre os dois tipos de sistemas.
O processo de transformar o cachimbo em uma cama para morangos ocorre da seguinte maneira.
- Em primeiro lugar, eles são determinados com o comprimento do tubo, pode ser 1-1,5 ou 2 m.
- Em seguida, em um tubo largo (15–20 cm de diâmetro) cortar furos com um diâmetro de 10 a 15 cm, usando uma furadeira rotativa ou serra elétrica. A distância entre as incisões deve ser de 15 cm.
- Ambas as extremidades do tubo são fechadas com tampões, tendo previamente cortado pequenos orifícios nos mesmos para a saída do tubo de irrigação.
- Na próxima etapa, um tubo fino (1,5-2 cm de diâmetro) é preparado para irrigação por gotejamento... Seu comprimento deve ultrapassar em 10 cm o mesmo parâmetro do recipiente para canteiro de jardim.Na broca de irrigação, um grande número de pequenos orifícios são perfurados com uma broca, com a ajuda da qual a água pode fluir para os rizomas das plantas.
- Um tubo fino é envolto em toda a sua extensão com agrofibra, geotêxtil ou tecido não sintético e, em seguida, fixado com arame. Graças ao enrolamento, os furos não ficarão entupidos com terra, a umidade será uniforme.
- Além disso, a drenagem é adicionada ao tubo largo, um tubo de irrigação é inserido e o solo é preenchido. Os processos de distribuição de drenagem e solo para o tubo com as posições vertical e horizontal do tubo são diferentes (falaremos sobre eles mais tarde). Um tubo fino é inserido em um tubo largo de forma que suas extremidades se projetem dos orifícios feitos nos plugues.
- Uma mangueira de irrigação é conectada a uma das extremidades do tubo fino e uma mangueira de drenagem é fixada no lado oposto para remover o excesso de líquido... A rega pode ser realizada não apenas com uma bomba.Às vezes, um recipiente com água é instalado acima da estrutura e um tubo é trazido dele para o sistema de gotejamento dos leitos.
Existem pequenas diferenças na preparação de canteiros verticais e horizontais, eles devem ser levados em consideração ao erguer a forma de estrutura selecionada.
Vertical
É razoável usar a disposição vertical dos canteiros em pequenos terrenos, onde cada metro de plantio é importante. Porém, com essa localização, a vegetação fica mais vulnerável às condições climáticas. Acima da construção é melhor construir uma cobertura protetora.
Antes de prosseguir com o corte de orifícios em tubos, você deve saber claramente como as camas serão instaladas. Se a estrutura for planejada para ser vertical em uma área espaçosa onde o acesso às bagas é livre de todos os lados, os buracos podem ser feitos em círculo ou escalonados.
Se os tubos ficarem expostos perto de uma cerca sólida ou em um declive, os orifícios serão feitos apenas no lado de acesso. O tamanho dos próprios orifícios pode ser menor do que em tubos com aderência horizontal - apenas 7 ou 8 cm de diâmetro.
Seixos, pedras ou argila expandida são usados para drenagem. No tubo vertical, a drenagem é despejada na parte inferior até um nível de 20-25 cm. O assentamento do solo é feito gradativamente, com compactação e rega leve, para que o solo se assente e não forme vazios.
Horizontal
Desenhos horizontais com camas de morango são mais variados do que desenhos verticais. Eles são dispostos em fileiras no chão ou uma estrutura é construída sobre a qual tubos são suspensos em várias camadas, canteiros de flores são colocados em uma base inclinada ou um escorregador improvisado é criado. Tudo depende da imaginação do jardineiro.
As camas horizontais são melhor colocadas de norte a sul, para que fiquem menos expostas ao ressecamento. Os furos nos tubos são feitos estritamente em fileiras.
A drenagem é derramada através dos orifícios: gradualmente, até o fundo do tubo horizontal, até um nível de 1–2 cm. Se a irrigação for por gotejamento, um tubo de irrigação é colocado na drenagem e, em seguida, o solo é cuidadosamente aspergido, compactando e regando levemente.
Se a rega for manual, pequenos orifícios são feitos na parte inferior do tubo ao longo de todo o comprimento para liberar o excesso de umidade.
Colocando tubos
Para plantar morangos, escolha um local ensolarado, caso contrário não amadurecerá bem... Mas o sol muito forte fará com que o solo seque. A opção ideal é instalar um dossel sobre a moldura com os canteiros, que protegerá as plantas de intempéries e queimada. Já agora, os morangos podem ser plantados em tubos não só no exterior, mas também numa estufa.
Um único tubo com camas pode ser deixado no chão ou fixado em uma cerca, parede de celeiro, garagem e outras dependências. Se você planeja colocar todo um complexo de camas, sua instalação exigirá uma estrutura forte e confiável que possa suportar uma carga pesada.
Aqueles que preferem mobilidade constroem pequenas estruturas portáteis de tubos de um metro de comprimento (apenas algumas camadas). Seu peso é significativamente menor do que as instalações fixas.
Isso torna possível mover os canteiros, por exemplo, para a estufa com o início da geada.
Plantar mudas
Morangos cultivados em cachimbos têm gosto e rendimento igual ao das plantas do solo, você só precisa plantar corretamente e organizar bem os cuidados.
Para obter muitos frutos, antes mesmo de plantar uma safra, deve-se cuidar do solo em que vai ser plantada. Os arbustos precisam ser cultivados em solo levemente ácido, e a argila expandida usada como drenagem lixivia o solo. Portanto, antes de colocá-lo nos cachimbos, deve-se embebê-lo em uma solução fraca de vinagre durante todo o dia.
Depois tem que trabalhar com o solo, escolher uma composição com a acidez correta. Para desinfetar o solo de plantio, deve-se regá-lo com água fervente. Isso ajudará a destruir larvas de insetos, fungos e todos os tipos de bactérias. Pode ser tratado com medicamentos especiais, como a tricodermina. Turfa, fertilizantes orgânicos e areia devem ser adicionados ao solo desinfetado.
Antes do plantio, as mudas devem ser embebidas durante a noite em uma solução de qualquer estimulante de crescimento de raízes, por exemplo, em heteroauxina, e pela manhã iniciar o plantio. Durante o plantio, são feitos furos nos furos dos tubos até a profundidade de 10 cm, umedecendo levemente o solo. Em seguida, insira o arbusto no orifício e endireite suavemente o rizoma. A planta é borrifada com terra, compactada um pouco e regada. No início, as mudas devem ser protegidas do sol ativo para que tenham tempo de criar raízes.
Cuidado
O cultivo de morangos em cachimbos tem três problemas principais: secagem rápida do solo, seu esgotamento e a necessidade de armazenar cachimbos com camas no inverno. Portanto, o cuidado é o seguinte.
- Rega... Se a irrigação por gotejamento não for organizada, você deve verificar frequentemente o solo e regar as plantas manualmente, evitando que ressequem. O excesso de umidade também é prejudicial às raízes: elas podem levar à sua decomposição.
- Top curativo... As plantas podem ser fertilizadas 2 vezes por mês com húmus ou preparações complexas destinadas ao cultivo de morangos.
- Tratamento... As folhas e arbustos são verificados periodicamente e removidos ao primeiro sinal de dano.
- Wintering... Em climas frios, é melhor mover os canos para uma despensa e cobri-los lá.
Se isso não for possível, cada tubo deve ser envolvido separadamente com duas camadas de agrofibra e, em seguida, toda a estrutura deve ser coberta com mais duas camadas de material de cobertura. Em climas quentes, os tubos podem ser colocados no chão, espalhando palha ou ramos de abeto, e cobertos com qualquer isolamento na parte superior e escondidos sob polietileno.
O comentário foi enviado com sucesso.