Cultivo de morangos em estufa
Há apenas duas décadas, os amantes do morango podiam se deliciar com frutas suculentas exclusivamente no verão. Mesmo nas grandes redes de lojas era muito difícil encontrá-lo em outras épocas do ano e custava muito caro. Empresas de efeito estufa excepcionalmente grandes, que tinham o equipamento necessário, cultivavam morangos durante todo o ano. Felizmente, hoje mesmo o proprietário de uma pequena casa de veraneio, com certos investimentos, pode organizar uma coleção durante todo o ano de sua iguaria favorita, construindo uma pequena estufa. Essa jardinagem de inverno é realizada tanto como hobby quanto para desenvolver seu próprio negócio de venda de frutas silvestres frescas e perfumadas para lojas ou clientes particulares.
Vantagens e desvantagens
Para quem prefere cultivar morangos exclusivamente para as suas necessidades, não há grande necessidade de colher os frutos silvestres várias vezes ao ano.... Nos freezers modernos, os produtos, mesmo aqueles colocados no início do verão, resistem perfeitamente até o inverno, e tal câmara custa menos do que organizar uma estufa especial.
Aqueles que planejam desenvolver seu próprio negócio de morango devem pesar cuidadosamente todos os prós e contras desse cultivo.
Das desvantagens, duas principais podem ser distinguidas.
-
Grandes investimentos iniciais... A compra de materiais e equipamentos necessários, a compra de mudas e, possivelmente, de solo - tudo isso exigirá consideráveis investimentos financeiros. Além disso, quanto maior a área do local, mais provável será a necessidade de pessoal contratado, uma vez que um proprietário não consegue lidar com grandes volumes de trabalho.
-
A necessidade de organizar o aquecimento da estufa... Infelizmente, nas condições do nosso inverno, é impossível cultivar bagas sem aquecimento adicional, mesmo na estufa da mais alta qualidade e mais cara. Portanto, uma área onde é impossível organizar o fornecimento de calor não funcionará.
Apesar do fato de que a organização é as estufas exigem muito dinheiro, mas suas vantagens ainda superam.
-
Não depende da época. Você pode colher frutas de um arbusto não apenas no verão, mas várias vezes ao ano. Em média, são obtidas 1-2 colheitas por temporada.
-
Independente do clima e do meio ambiente. O rendimento dos morangos em estufa não depende da quantidade de precipitação ou das temperaturas médias da zona climática, mas apenas da organização da própria estufa. Em uma estufa bem equipada, os morangos podem ser plantados mesmo nas regiões do norte. No entanto, quanto mais baixas as temperaturas médias, mais aquecimento e manutenção as plantas exigirão.
-
Facilidade de manutenção. Em comparação com canteiros abertos, as bagas de estufa são muito mais fáceis de cuidar. O solo está menos coberto de ervas daninhas e a umidade é fácil de controlar com um sistema de irrigação por gotejamento.
-
Retorno... Mesmo os maiores investimentos no negócio de frutas silvestres serão recompensados em 1-3 temporadas, porque as cadeias de supermercados estão ansiosas para comprar esse produto para venda subsequente.
Variedades adequadas
Nem todos os morangos de jardim cultivados para consumo próprio são adequados para gerir uma empresa. Se para compotas caseiras e conservas o aspecto dos bagos é secundário em relação ao seu sabor, então para venda, pelo contrário, é da maior importância. Portanto, os morangos devem ser bonitos antes de tudo, com bagas grandes e regulares do mesmo tamanho. Devem ser fáceis de transportar e ter uma boa qualidade de conservação para manter a sua aparência antes da venda.
Claro, além da beleza, o gosto também é importante. Quanto mais suculenta e doce a baga, mais eles a compram para comer ou preparar vários pratos.
E, finalmente, características não menos importantes de variedades adequadas de bagas são sua autopolinização, alto rendimento e pertencente à variedade de dia neutro. Os morangos devem ser precoces, remanescentes e não exigir que os insetos polinizadores dêem frutos a cada poucas semanas.
Empresários e jardineiros experientes identificaram há muito tempo as variedades de morango mais adequadas entre as variedades adequadas. Esses incluem:
-
Coroa;
-
Gigantella;
-
Mel;
-
Elsanta;
-
Rainha Elizabeth;
-
Victoria;
-
Brighton;
-
Albion;
-
San Andreas;
-
Sonata.
Equipamento necessário
O primeiro e mais caro estágio de cultivo de suas frutas É a construção e equipamento de uma estufa especial. Existem três materiais mais comuns com os quais essas casas são feitas no jardim.
Policarbonato
A melhor escolha para construir uma estufa é o policarbonato.
É barato, confiável e pode suportar cargas pesadas e mudanças de temperatura.
Se você usá-lo junto com uma estrutura especial de madeira ou metal, essa estufa não terá medo do vento ou de montes de neve.
Copo
O vidro é considerado uma opção um pouco menos comum para a construção de uma estufa, por ser mais caro e ao mesmo tempo mais frágil. Em regiões onde a precipitação média anual não é muito alta e o telhado de vidro não será quebrado por neve ou granizo, eles são escolhidos pela facilidade de manter um microclima.
Filme
A terceira versão do material é adequada apenas para as regiões do sul, onde o inverno não se assusta com geadas ou neve.
As propriedades de isolamento térmico do filme não são muito altas, e tal estufa é destruída muito mais rápido.
Mas seu baixo preço pode compensar todos esses inconvenientes se as condições climáticas da região permitirem o isolamento de estufas não aquecidas.
Além da própria estufa, você também precisará de muitos equipamentos.
-
Luz de fundo sob a forma de várias lâmpadas de luz fluorescente e ultravioleta.
-
Sistema de irrigação. É melhor usar gotejamento.
-
Aquecedor, manter o aquecimento uniforme em toda a altura da estufa e manter a temperatura desejada.
-
Vários sensores: termômetros, higrômetros e outros.
-
Mobiliário na forma de várias prateleiras e caixas para o plantio multinível.
-
Coisas pequenas na forma de luvas de jardinagem, enxadas, regadores e muito mais.
Os caminhos
Com a escolha da estufa certa, o trabalho no país está apenas começando. Você também pode plantar uma baga dentro da área cercada de diferentes maneiras. Existem várias maneiras principais, e todos os anos os jardineiros e jardineiros inventam algo novo. Tanto o rendimento quanto a complexidade de cuidar da cultura dependem da escolha do método de colocar arbustos com morangos.
No chão
A forma mais clássica e familiar para todos é o plantio direto de plantas no solo. Você pode fazer pequenas canteiras com antecedência ou pode plantar a área selecionada em um padrão quadriculado ou pelo método de duas linhas. A distância entre duas mudas deve ser pelo menos 30 cm, e entre os canteiros, são necessárias passagens de pelo menos 1 m.
O solo pode ser polvilhado com cobertura morta para retardar o crescimento das ervas daninhas. E também para este propósito o spunbond é usado.
As vantagens deste método são custos mínimos e facilidade de manutenção de tais camas. Não há necessidade de comprar móveis adicionais ou construir estruturas suspensas complexas. No entanto, a principal desvantagem neste caso será o uso irracional da área de estufa, a parte superior da qual permanecerá sem uso.
Tecnologia holandesa
Este método é de longe o mais popular na maioria dos países.... Pode ser utilizado tanto em estufas como ao ar livre. O resultado final é que o solo é coberto com um grande pedaço de filme preto, no qual os buracos são cortados a uma distância de 30-40 cm um do outro. As mudas jovens de morango são colocadas nestes buracos durante todo o período de frutificação.Esquema de assentos - xadrez.
Este método permite que os bagos recebam o máximo de calor e luz, o que reduz significativamente o período de maturação dos frutos. Os bagos não entram em contacto com o solo, pelo que não necessitam de limpeza especial antes de serem comercializados.
Além disso, a cor preta do filme cria o chamado efeito estufa na superfície do solo, que evita a evaporação da umidade e reduz a frequência de irrigação.
Das desvantagens deste método, deve-se observar a necessidade de criar um canteiro separado para o cultivo de mudas. Isso porque o material que deu a colheita é desenterrado e novas mudas são plantadas em seu lugar.
Em tubos de PVC horizontais
Outra técnica agrícola bastante comum para o plantio de morangos é o uso de tubos de construção largos e estreitos. O diâmetro das largas varia de 10 a 15 cm, e das finas - de 20 a 30 mm. Neles são feitos buracos para as mudas. Tubos grandes com orifícios serrados são colocados horizontalmente, e cascalho ou argila expandida são despejados no fundo para adicionar estabilidade, e tubos finos são permitidos dentro, através dos quais a água fluirá.
Os orifícios também são feitos em tubos finos pelos quais a umidade entrará no sistema.
Um substrato nutritivo é derramado na estrutura resultante, tampões são colocados nas bordas de um tubo largo e um tubo estreito é conectado a uma fonte de água. Os arbustos de bagas são plantados no substrato. Uma muda deve ter cerca de 3-5 litros de solo nutriente.
Em potes e recipientes
A forma menos popular, mas ao mesmo tempo a mais racional de plantar morangos é considerada plantar em vasos separados, caixas e até mesmo apenas embalagens separadas. Isso permite que você use não apenas toda a área do piso da estufa, mas também plantá-la verticalmente em vários níveis. Por 1 sq. m de área desta forma, você pode colocar de 20 a 50 arbustos de uma planta.
O diâmetro de um recipiente não deve ser inferior a 20 cm e é melhor usar materiais duráveis: madeira, concreto, plástico.
O plantio em si não é muito diferente do plantio de flores de interior.
-
Coloque uma camada de drenagem na parte inferior.
-
Em seguida, estenda uma camada de substrato úmido.
-
Faça um pequeno recuo e coloque a muda.
-
Polvilhe suavemente as raízes e tampe o solo.
-
Regue com água morna.
Este método não é adequado para variedades de bagas com raízes largas ou caules altos. Espécies de morango que gostam de luz também não devem ser cultivadas em vários níveis, ou você precisa fornecer iluminação adicional para as camadas inferiores.
Você pode cultivar frutas em vasos separados sem usar terra. Esse método, que vem ganhando popularidade gradativamente, é denominado "hidroponia". Em vez de solo, uma composição artificial especial com fertilizantes é colocada em potes ou sacos, dos quais o morangueiro se alimenta durante o crescimento e amadurecimento dos frutos.
Características de pouso
Depois que a estufa e os equipamentos adicionais estiverem prontos, a fase de preparação começa.
O solo
Em primeiro lugar, um ano inteiro antes do plantio, é preciso preparar o solo. Solo feito de centeio, trigo ou outros cereais seria a escolha ideal. Solo de turfa ou solo especial comprado também é adequado.
O principal é que os tomates ou pepinos não crescem nele antes.
Húmus adicional, calcário e fermento em pó na forma de perlita, lã mineral ou vários substratos são introduzidos no solo. Antes de colocar e plantar, o solo é abundantemente umedecido.
Plantinha
Enquanto o solo hiberna em uma estufa vazia, é hora de escolher as mudas, cuja variedade foi determinada com antecedência. Quem cultiva morangos pela primeira vez terá que comprar mudas de amigos ou fornecedores. Para que o produto adquirido seja de alta qualidade, você deve conhecer os critérios básicos de seleção.
-
As folhas devem estar isentas de manchas, rugas e outros defeitos. A cor das mudas saudáveis é rica e uniforme.
-
Cada arbusto deveria ter pelo menos três folhas.
-
O colo da raiz deve ser mais espesso que 5 mm e livre de manchas e apodrecimento. O comprimento das próprias raízes não é inferior a 70 mm, sem danos ou defeitos.
A melhor opção é comprar mudas especiais, que são germinadas de arbustos-mãe e, adicionalmente, "curam"... Se as bagas cresceram antes disso no local, você mesmo pode coletar as sementes e germiná-las.
Aterrissagem
Rosetas de morango jovens são plantadas na estufa mais frequentemente no outono. Mas fazer isso em outubro-novembro não é necessário, qualquer mês o fará. A regra básica para pousar é que a temperatura do ar não deve ser superior a +15 graus e a umidade deve ser de cerca de 85%. As mudas deverão ser suplementadas com luz adicional se o horário de verão for inferior a 8 horas. A ventilação forçada da estufa é realizada uma vez ao dia, e uma cobertura especial é aplicada a cada duas semanas.
As nuances do cuidado
Um mês após o plantio, quando a floração começa nas rosetas, as primeiras inflorescências devem ser cortadas para que o arbusto tenha tempo de ficar ainda mais forte quando os frutos começarem a crescer. A temperatura durante este período deve ser de + 20 ... 24 graus, e durante o amadurecimento das bagas - não inferior a +24 graus.
O horário de verão deve ser de pelo menos 12 horas, de preferência de 14 a 16 horas. Durante a formação dos frutos, é melhor maximizar este indicador. Vale a pena regar uma planta com flor à medida que o solo seca, mas não mais do que 2 vezes por semana. O excesso de umidade trará rapidamente podridão e infecções fúngicas com ele.
Você pode polinizar as bagas de flores com um pequeno pincel ou leque, mas se você escolher a variedade certa, isso não será necessário.
Isso é especialmente conveniente se você precisa cultivar bagas no inverno, já que no verão a polinização ocorre naturalmente - você só precisa abrir a porta da estufa e deixar os insetos entrarem.
Você pode alimentar plantas com flores e frutificação com potássio, amônia e fertilizantes orgânicos. Mais adequado para isso nitrato de amônio, cloreto de potássio ou esterco comum... Freqüência de alimentação - uma vez em duas semanas.
Separadamente, é importante notar as condições de inverno para morangos na ausência de aquecimento. Infelizmente, nas condições do nosso clima, é quase impossível fazer isso. Mesmo se as paredes da estrutura forem isoladas e os canteiros forem cobertos com materiais isolantes de calor, as plantas morrerão em geadas severas. Alguns residentes de verão resolvem esse problema transportando mudas para o calor de um prédio residencial. Se as bagas forem cultivadas em recipientes ou vasos separados, isso não será difícil.
Doenças e pragas
Infelizmente, morangos suculentos e doces são amados não apenas por pessoas, mas também por vários insetos. Por exemplo, ácaros-aranha, gorgulhos ou nematóides. E a própria planta é suscetível a várias doenças. Na ausência de cuidados adequados ou condições inadequadas de cultivo, podridão branca e cinza, ramularia e até oídio podem ser encontrados nos canteiros.
É muito difícil lidar com doenças ou pragas na estufa, por isso é melhor prevenir tais situações.
Isso é fácil de fazer se você seguir as regras básicas.
-
Plante apenas mudas saudáveis.
-
Ventile a estufa regularmente e monitore o nível de umidade.
-
Não plante outlets jovens muito próximos uns dos outros.
-
Não adicione fertilizante em excesso, a menos que seja necessário.
-
Uma vez por safra, faça tratamento preventivo com fungicidas, introduzindo-os na água para irrigação.
-
Rasgue as folhas doentes e danificadas em tempo hábil e não tenha medo de sacrificar a planta inteira para salvar o resto.
Depois de obtida uma colheita saudável, ela deve ser vendida ou processada o mais rápido possível, portanto, os compradores precisam ser encontrados com antecedência, e um livro com as receitas de suas compotas e geléias favoritas pode ser encontrado nas prateleiras mais distantes do armário.
O comentário foi enviado com sucesso.