As nuances do cultivo de morangos em vasos

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades adequadas
  3. Preparação
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Doenças e pragas

Os morangos são uma fruta favorita de crianças e adultos. Porém, seu período de cultivo é curto, você pode se deleitar com um sabor suculento e vitaminas úteis somente no primeiro mês de verão. No entanto, se você cultivar esta safra em um recipiente, poderá colher durante todo o ano.

Vantagens e desvantagens

As raízes dos morangos de jardim são rasas, então a cultura cresce e se desenvolve facilmente em vasos. O principal é escolher o recipiente certo, substrato de alta qualidade e encontrar um local iluminado.

A ideia de cultivar uma safra em vaso tem suas vantagens e desvantagens.

Vamos listar as principais vantagens.

Os vasos com morangos são impressionantes, para que possam fazer parte da decoração de interiores e paisagismo do país. Os chicotes em cascata permitem que esta planta seja usada para paisagismo vertical.

Os vasos podem ser colocados em qualquer lugar em uma varanda, loggia ou lote de jardim. E se você usar suportes de vários níveis, poderá obter uma economia significativa de espaço utilizável.

Se desejar, os potes podem ser movidos de um lugar para outro.

O cultivo de morangos em vasilhame evita o transbordamento em caso de chuva forte, para isso basta retirar o plantio sob a copa. Da mesma forma, é fornecida proteção contra luz solar quente.

Frutos maduros não entram em contato com o solo, o que reduz significativamente o risco de infecção por fungos e minimiza a perda de safra.

Se os morangos são cultivados dentro de casa, os frutos podem ser colhidos não apenas no verão.

Apesar de toda a atratividade da ideia, ela também apresenta desvantagens significativas.

Despesas substanciais - você terá que comprar potes, recipientes e outros acessórios.

Nem todas as variedades são adequadas para cultivo em casa e nem todos os tipos de morangos podem ser usados ​​para jardinagem vertical.

Existem variedades que frutificam exclusivamente em áreas abertas, e há aquelas que requerem armazenamento fresco no inverno.

Altos custos de mão-de-obra - as plantas precisam ser plantadas, então constantemente regadas, alimentadas e afrouxadas. Além disso, isso terá de ser feito com muito mais frequência do que no cultivo de morangos no jardim, uma vez que o solo nos recipientes seca e se esgota mais rápido.

No entanto, cultivar morangos de jardim em um recipiente terá muito sucesso se você seguir as recomendações básicas.

Variedades adequadas

A cultura ideal para crescer em um apartamento deve atender aos critérios básicos:

  • remontabilidade - capacidade de dar frutos várias vezes durante uma estação de cultivo;

  • sem requisitos especiais para a duração do dia;

  • a possibilidade de frutificar a qualquer temperatura.

Na maioria das vezes, várias variedades de morangos são plantadas em recipientes.

  • "Supremo" - a variedade é ideal para cultivo doméstico. A planta não precisa de polinização, é neutra em relação ao dia.
  • "Guloseima caseira" - uma variedade híbrida, dá um grande rendimento de pequenos frutos doces.
  • "Iguaria de Moscou" - uma variedade de alto rendimento, de cada arbusto permite colher até 1 kg de frutos com um peso de 15 a 30 G. Neutro à luz do dia.
  • "Felice" - variedade decorativa, pode ser usada na jardinagem. Neutro à luz. Dá um elevado rendimento de frutos de tamanho médio com sabor a frutos silvestres.
  • "Estreia mundial" - floresce continuamente com flores rosas desde meados de maio até geadas persistentes. Os frutos são grandes, até 30 g.
  • Capri - variedade com alto teor de açúcares, mesmo na fase de maturação técnica, os bagos apresentam sabor adocicado.
  • "Tentação" - um híbrido de alto rendimento, produz frutos com excelente sabor e aroma. A frutificação é contínua, hiberna na varanda.
  • "Lyubava" - variedade de grande frutificação e alto rendimento com frutificação de longo prazo. Parece harmonioso em jardinagem vertical.

Preparação

Deve ser dada especial atenção ao trabalho preparatório.

Panela

Para o cultivo de morangos remanescentes, você pode levar os mais simples vasos de flores, vasos pendurados, bem como vasos de plástico. Os recipientes adequados são garrafas de plástico de 5 litros e baldes de maionese. O tamanho da capacidade de plantio depende do número de sementes / mudas, um vaso de 3-10 litros é considerado ótimo.

Orifícios de drenagem devem ser fornecidos no fundo de tais recipientes.

Se eles estiverem ausentes, você mesmo terá que fazê-los. A planta penetra 20-30 cm no solo, então os vasos devem ser ligeiramente mais altos do que este parâmetro. Na hora de escolher uma cor, é melhor dar preferência aos tons claros, pois as cores escuras atraem os raios do sol, e a terra em recipientes superaquece excessivamente.

O solo

Ao cultivar morangos em um recipiente, o volume de terra é significativamente limitado. Portanto, é importante garantir que a mistura de solo seja o mais útil e nutritiva possível para a planta. A melhor opção seria um substrato auto-preparado. Para fazer isso, a terra do gramado é misturada com húmus em proporções iguais. Para cada 5 litros da mistura, 2 colheres de sopa são injetadas. eu. nitroammofos.

Para evitar o aparecimento de apodrecimento e para destruir as larvas de pragas de insetos, 2-3 dias antes do plantio de morangos, a mistura de solo preparada é derramada com uma solução pálida de permanganato de potássio.

Material de plantio

Atenção especial deve ser dada ao preparo da semente. Examine os arbustos de morango cuidadosamente para ver se há danos e infecções. Apenas plantas fortes com rosetas saudáveis ​​e raízes saudáveis ​​são adequadas para o plantio em recipientes.

Aterrissagem

O plantio de arbustos de morango em contêineres é feito de uma certa maneira.

O fundo do recipiente é coberto com seixos, pequena argila expandida, brita ou qualquer outro material de drenagem.

Em seguida, é feito um controle escrupuloso das mudas. Se as raízes forem muito longas, devem ser encurtadas para que possam caber livremente no recipiente.

Um soquete é colocado no poço preparado. Neste caso, você precisa redistribuir cuidadosamente as raízes por todo o caroço e polvilhar com um substrato. O solo é levemente socado por cima.

Na fase final, as mudas são regadas com água, sendo desejável tratar a cultura com "Epin", "Zircão" ou outro estimulador de crescimento.

Um recipiente com morangos plantados é enviado para o porão, semi-porão ou outro lugar fresco por algumas semanas. Assim, o estado dormente da colheita de frutas é imitado. Esse tempo é o suficiente para que as mudas descansem para uma nova etapa do ciclo vegetativo.

Cuidado

Para conseguir uma boa colheita, você precisa cuidar adequadamente da colheita. Ela precisa de um conjunto de atividades.

Iluminação - se você planeja cultivar morangos dentro de casa, é melhor colocar o vaso no parapeito da janela leste ou sul. Claro, você pode organizar as plantas do norte ou do oeste. Mas, neste caso, você precisará organizar a iluminação artificial. Em dias quentes, os vasos de flores podem ser colocados na rua.

Irrigação - a rega deve ser monitorada de perto. Isso deve ser feito de forma regular e abundante, enquanto a água deve ser assentada, aquecida à temperatura ambiente.

Temperatura de fundo - os morangos se desenvolvem melhor a uma temperatura de 20-23 graus Celsius. Para o inverno, os recipientes com morangos são colocados no porão.

Fertilização - na fase de floração e amadurecimento dos bagos, a planta necessita de alimentação adicional, são realizadas uma vez a cada 10-14 dias. O maior efeito é dado por preparações minerais e matéria orgânica.Como componente nutriente natural, utiliza-se uma solução de estrume diluída na proporção de 1 para 20. As preparações complexas prontas, por exemplo, "Kemira Lux", dão um bom resultado. Na fase de floração, um único tratamento foliar com uma solução fraca de álcool bórico será necessário.

Afrouxamento - Para otimizar o fornecimento de água, nutrientes e oxigênio às raízes, o afrouxamento deve ser realizado regularmente. Mas isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes.

Se o morango for cultivado em casa, precisará de polinização artificial (nos casos em que a variedade plantada não é autopolinizada). Para isso, pode-se usar um ventilador comum - ele é ligado e direcionado para os morangos para que o pólen seja transferido de um arbusto para os vizinhos com um jato de ar. Na ausência de leque, a polinização pode ser feita com escova macia, é conduzida de uma planta para outra. Com a chegada do calor, as mudas podem ser levadas para a loggia ou para o quintal, então a polinização será feita naturalmente.

Doenças e pragas

Ao cultivar morangos de jardim, o desenvolvimento de infecções fúngicas não pode ser excluído. A podridão cinzenta é especialmente perigosa para esta planta. A doença pode ser determinada pelo aparecimento de uma flor cinzenta e início da decomposição dos frutos. Para combater a doença nos estágios iniciais, você pode usar os medicamentos "Fitosporin" ou "Fitoplus".

A mancha da folha é outro problema comum. Nesse caso, as folhas começam a secar e os frutos ficam suspensos no desenvolvimento. Para o tratamento, use "Fitosporin" ou "Zircon".

Quando cultivada em áreas abertas, a cultura pode ser atacada por pragas de jardim.

Nematóide - vermes microscópicos com menos de 1 mm de comprimento, usam colheitas altas de morango para nutrição e assim prejudicam as plantações.

Gorgulho - insetos com cerca de 0,5 cm de tamanho, comem folhas e frutos.

Penny baba - um pequeno inseto, determinado pelo aparecimento de saliva nas folhas dos morangos, semelhante a espuma.

Ácaro-aranha - esta pequena praga é invisível a olho nu, mas a fina teia de aranha prateada que deixa é claramente visível nas lâminas das folhas.

Para combater os insetos, use os medicamentos "Fitoverm", "Karbofos" ou "Fosfomicina".

Nos estágios iniciais da lesão, os métodos tradicionais dão um bom efeito - borrifar cebola, alho, bem como soluções de tabaco e sabão. As mesmas formulações podem ser utilizadas como medida preventiva.

Quando a escama da lesão for grande, é melhor remover a planta doente do recipiente junto com as raízes e queimá-la. Se você agir em tempo hábil aos primeiros sintomas de dano, há uma boa chance de salvar a safra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário