Como e o que cobrir os morangos no inverno?

Contente
  1. A necessidade de abrigo
  2. Cronometragem
  3. Qual capa usar?
  4. Como cobrir corretamente os morangos?
  5. Dicas úteis

Em quase toda a extensão de nosso país, os residentes de verão adoram cultivar frutos do jardim como morangos em seus terrenos. Para obter uma boa colheita a tempo, esta planta necessita de cuidados adequados.

Além de escolher um local com bom solo, rega e fertilização em tempo hábil, é preciso saber como e quando cobrir os morangos para que a planta sobreviva ao inverno e frutifique bem no próximo ano.

A necessidade de abrigo

Esta planta é bastante resistente à geada. Mas há vários motivos pelos quais você precisa cobrir seus morangos de jardim para o inverno.

  • Para salvá-la do frio inesperado. Às vezes, ocorre um degelo durante o inverno, e os morangos podem confundi-lo com o início da primavera e do broto, e mais tarde morrer com a geada que virá. Para evitar tais eventos, você precisa isolar os morangos.
  • Para se proteger dos ventos fortes, esta planta adora crescer em áreas bem iluminadas e escondidas do vento. E com fortes correntes de ar frio, a planta pode morrer, mesmo em temperaturas não muito baixas.
  • Para proteger o sistema radicular do congelamento em invernos frios e sem neve. Quando não há cobertura de neve suficiente, as raízes ficam expostas e se tornam facilmente acessíveis a baixas temperaturas. Isso é prejudicial para a planta.

Cronometragem

É melhor cobrir os morangos quando estiver frio o suficiente, mas a primeira geada ainda não chegou. O abrigo precoce pode levar ao debate das folhas da planta e, mais tarde - ao congelamento. Quando um morango começa a se preparar para o inverno, isso pode ser visto em sua aparência. As folhas do ano passado ficam marrons e os brotos jovens começam a murchar e ficar um pouco cinzentos. Durante este período, você pode começar a abrigar a planta.

É importante esperar que o abrigo comece até que a temperatura esteja aproximadamente igualada... Pode ser um pequeno menos ou 0 graus. Antes do abrigo, é imprescindível higienizar a planta, retirar as folhas mortas e doentes, além de soltar o solo entre os arbustos e se livrar do mato.

Os tempos de abrigo variam em diferentes regiões.

  • Há invernos muito gelados na região de Moscou. Recomenda-se cobrir os morangos no final de outubro ao início de novembro. Para esta região, palha e tampos não são adequados como material de isolamento, visto que atraem para o território visitantes indesejados, em particular roedores. É melhor usar um material feito especialmente para isso, por exemplo, agrotex ou ramos de abeto. É difícil encontrar em grandes quantidades, mas é ideal como isolante.
  • Ao norte do nosso país, na região de Leningrado, as camas devem ser construídas em uma colina devido à localização próxima da água subterrânea à superfície da terra... Morangos realmente não gostam de tais condições no solo. É sempre plantado em áreas onde as águas subterrâneas estão localizadas muito profundas da superfície.
  • Recomenda-se que todo o trabalho de cobertura seja realizado o mais tardar em outubro... As estruturas em pórticos feitos de materiais não tecidos especiais, ou uma mistura de turfa com serragem, que é coberta com ramos de abeto, são utilizadas como material de isolamento.
  • A Sibéria tem um clima muito frio... No inverno, o termômetro pode cair até -45 C. Mas também tem um ponto positivo desse clima, nevascas muito fortes.Mas, infelizmente, uma única cobertura de neve, mesmo tão grande, não é suficiente para se abrigar neste regime de temperatura. Aqui, eles usam agulhas ou ramos de abeto como isolamento para morangos. O método de isolamento da moldura também prevalece. É erguido um suporte de painel de madeira (moldura), que é coberto com um isolamento especial.
  • Em Transbaikalia, pelo contrário, a neve é ​​muito escassa e prevalecem os fortes ventos gelados. Há também uma queda brusca de temperatura de -15 para -38 C. Às vezes, as geadas chegam a -50 C. Todo o trabalho de cobertura é realizado em setembro. Com as primeiras geadas no início do outono, um material como o spunbond é usado. Eles cobrem as plantas de cima até que um isolamento completo esteja pronto no final do mês. Como abrigo principal, utiliza-se uma moldura forrada, revestida com material não tecido, que é esticada em várias camadas. Certifique-se de deixar um espaço de ar para maior retenção de calor. Até mesmo essa prática ocorre. Os arbustos são desenterrados para o inverno e transferidos para armazenamento, por exemplo, no porão até o ano que vem.
  • Na região de Amur, no território de Khabarovsk, há grandes quedas de temperatura... No verão, faz calor aqui até 36 ° C, e no inverno faz frio até -45 ° C. As geadas podem começar já no início de setembro, portanto, todo o trabalho de cobertura deve ser realizado o mais tardar no início do outono. Aqui, os residentes de verão usam uma mistura de folhas e caules de plantas cultivadas, bem como um material especial agrotex ou geotêxtil.

Qual capa usar?

Para isolar morangos, vários materiais de cobertura são usados ​​- especializados, produzidos industrialmente e naturais. A escolha deste ou daquele método depende de vários fatores: terreno, condições meteorológicas e variedade de morangos.

Para decidir qual abrigo usar, você precisa se familiarizar com seus padrões de uso.

  • Lapnik... Um material natural versátil e muito fácil de usar. Ele tem uma desvantagem - é difícil encontrá-lo em grandes quantidades. Resistente ao vento, não se espalha pelo local. Tem um aroma persistente que repele as pragas e também não perde a forma.
  • Canudo... Resgata bem de um grande número de ervas daninhas e também mantém o solo solto. Vai bem com ramos de abeto, se primeiro cobrir o solo com palha à volta dos arbustos, e depois por cima com vários ramos de ramos de abeto. Sua desvantagem é que pode atrair roedores. Mas tem várias características distintivas que têm um efeito muito positivo na sua escolha como material de revestimento. A palha tem uma composição única que tem um efeito benéfico no solo, e também protege bem as raízes da planta do aparecimento de apodrecimento.
  • Serragem... Eles são muito usados ​​em jardins de chalés de verão. São fáceis de usar, adequados como abrigo para muitas plantas, bem como para vários outros fins. Por exemplo, ervas daninhas praticamente não crescem sob eles. Portanto, eles são adequados para uso como meio de ajudar a prevenir o crescimento excessivo de ervas daninhas. Eles tendem a acidificar levemente o solo. Portanto, é recomendado o uso de cinza de madeira no complexo para neutralizar a acidez do solo. Você pode encher de serragem não apenas os canteiros e plantas, mas também as passagens entre eles.
  • Sai... As folhas caídas são utilizadas como material de cobertura. As vantagens desse método de isolamento são que ele é gratuito e, no outono, costuma haver muitos deles no local. Deve-se ter em mente que a folhagem deve ser de árvores saudáveis. Para evitar a exposição das plantas ao vento, que carrega as folhas por todo o território, também se pode utilizar ramos de abeto no abrigo. Ele manterá as folhas no lugar onde são necessárias.
  • Calêndula... Essas flores são plantadas no canteiro do jardim entre as fileiras de morangos. Eles tendem a assustar vários insetos nocivos. Eles não perdem essa característica mesmo após o corte e a secagem.Portanto, podem ser um ótimo abrigo para arbustos de baga no inverno, desempenhando uma função dupla - isolamento e controle de pragas.
  • Agrofibra... Além dos materiais naturais, existem vários materiais especializados. A Agrofibra tem uma estrutura em tecido, constituída por fibras, pode ser de diferentes densidades, utilize a que for mais adequada dependendo do clima. Devido à sua estrutura, não acumula umidade e não forma condensação. Proporciona uma boa troca de ar. Ecologicamente correto, contém polipropileno sem compostos químicos perigosos. A vantagem indiscutível é sua durabilidade e longa vida útil - até 4 anos. Mas não é adequado para uso em climas com degelo, uma vez que a neve derretida fluirá através dele, e então essa umidade irá congelar, o que levará ao congelamento das plantas e sua morte subsequente. A agrofibra é melhor usada em uma área com um regime de temperatura sem picos, onde não ocorrem descongelamentos inesperados.
  • Spunbond... É tecido com fios muito finos e não contém compostos ou elementos químicos prejudiciais. Devido ao seu tecido denso, não permite a passagem de umidade. Não sujeito à formação de mofo. É amplamente utilizado para cobrir vários tipos de plantas. Tem baixa resistência aos raios ultravioleta, mas como é usado no inverno, isso não importa.
  • Filme... A opção mais popular e econômica para materiais de cobertura. Muito resistente ao desgaste, não deixa passar a humidade, por isso protege as plantas da formação de gelo. Oferece proteção contra o vento e, por dentro, cria uma estufa na qual o calor é retido.

Alguns residentes de verão até usam garrafas plásticas para isolar arbustos de morango. Eles cortam o fundo para eles e os cavam no solo, cobrindo a planta de cima. Os próprios jardineiros são determinados com o material de isolamento, dependendo das características e da facilidade de uso em um determinado clima.

Como cobrir corretamente os morangos?

Ao aquecer as plantas, muitas condições são levadas em consideração: a idade dos morangos, a época de plantio no solo, o método de plantio e algumas outras. Essas características do abrigo são adequadas não apenas para morangos, mas também para morangos.

Adulto

As plantas com vários anos são fortes e vigorosas o suficiente para sobreviver no inverno. Eles só precisam de um pouco de ajuda. O principal fator na cobertura de arbustos adultos é o cumprimento estrito dos prazos. O objetivo principal deste procedimento de cuidados com a pele é evitar que o ponto principal de crescimento morra. Deve ser coberto.

Se os morangos são cultivados em uma área onde há uma quantidade suficiente de neve, um abrigo sólido não é necessário. As plantas estão apenas ligeiramente cobertas, e isso é o suficiente para elas passarem o inverno confortavelmente e não congelarem.

Plantado no outono

Algumas variedades de morango precisam ser plantadas no solo não na primavera, mas no outono, e precisam de abrigo adicional para resistir ao frio pela primeira vez. Estes tipos de morangos incluem a variedade "Victoria".

As plantas plantadas nesta época do ano são cobertas com serragem, palha ou plantas secas, como malmequeres. Isso é necessário para ajudar a planta a sobreviver ao inverno e não congelar, especialmente seu sistema radicular, que ainda é bastante vulnerável, assim o exige. Além disso, você deve cobrir as plantas se o inverno na área de cultivo for sem neve ou houver neve, mas não é suficiente.

Na primavera, após o inverno, os morangos são abertos, parte do material de cobertura é retirada e o que sobra serve de adubo para os arbustos.

Novo

As plantas jovens ainda não são suficientemente fortes para o inverno sem manipulações de cobertura adicionais... Um método misto de abrigo é adequado para seu isolamento. Primeiro, você precisa cobrir as plantas com serragem ou palha e, em seguida, cobrir o topo com uma moldura, sobre a qual várias camadas de material não tecido especial são esticadas. Por exemplo, spunbond ou lutrasil.

Na pirâmide

De forma tão interessante, como uma pirâmide, os morangos são cultivados principalmente nas regiões do sul com clima quente, onde não é necessário abrigo. Em outras áreas, geralmente há cobertura de neve suficiente para o inverno das plantas. Para criar uma camada maior de neve, ela é empurrada para a pirâmide com uma pá. Estruturas acima de 60 cm de altura são cobertas com material de cobertura especial adicional em várias camadas.

Dicas úteis

Residentes de verão que há muito tempo se dedicam ao cultivo de várias variedades desta baga, ofereça-se para prestar atenção a algumas sutilezas do abrigo e aconselhe-o a usar algumas das recomendações.

  • Se pragas como roedores vivem em sua área de jardim, você precisa cobrir as plantas com cobertura morta, de modo a não atrair sua atenção adicional e salvar os arbustos e colheitas de ataques. Com antecedência, cuide do estabelecimento de escarificadores que funcionem no princípio do ultrassom. Este conselho o ajudará a evitar perdas desnecessárias. E você pode usar com segurança o material para o abrigo, que em outras condições seria impossível isolar os morangos.
  • A fim de preservar o sistema radicular, mesmo com uma queda acentuada na temperatura, antes do início da geada, o solo em que crescem os morangos deve ser abundantemente umedecido com água.
  • Ao aquecer com ramos de abeto, é necessário distribuí-lo bem uniformemente, pois é bastante difícil obtê-lo em grandes quantidades. Um canteiro padrão requer cerca de 10 ramos de abeto.
  • Se você preferir abrigo de folhagem, carvalho, bordo, castanha da Índia e nogueira são as melhores opções. Suas folhas demoram mais para se decompor do que outras espécies de árvores.

Tendo considerado os vários materiais para o abrigo, a influência das condições climáticas e a dependência da escolha do isolamento em relação à idade das plantas, podemos afirmar que todos os materiais têm os seus prós e contras.

Você precisa escolher exatamente aquele que se adapta a uma determinada variedade, dependendo das condições de cultivo. A qualidade e o volume da colheita futura dependem da escolha correta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário