O que fazer com velhos arbustos de morango?
Morangos são uma cultura que exige cuidados cuidadosos e regulares de um residente de verão. Somente com esta abordagem de cultivo será possível atingir o rendimento máximo. Mas qualquer planta envelhece com a idade, então nada evitará que os morangos cortem frutas e outras consequências desagradáveis. Vale a pena dar uma olhada mais de perto em como lidar com velhos arbustos de morango.
Definição de "velhice"
O morango de jardim é uma cultura que se caracteriza pela frutificação estável. A planta produz frutos de alto valor nutritivo, o que incentiva os jardineiros a cultivá-los no local. No entanto, com o tempo, a fruta diminui e os arbustos começam a se degenerar.
A vida média de um morango é de 5 anos. Estágios de crescimento da cultura.
- No primeiro ano, qualquer espécime ganha força e acumula sua massa vegetativa. No processo de crescimento, os morangos liberam fortes brotos de bigode e são caracterizados por frutificação instável.
- Os próximos dois anos são caracterizados por altos rendimentos. É possível coletar um grande número de frutas suculentas nos arbustos.
- O terceiro e o quarto anos são o início da degeneração das plantas. Os morangos envelhecem e murcham, o que afeta negativamente os indicadores de produtividade.
Ao chegar ao último estágio, você precisa atualizar as instâncias. Será possível entender que a planta começou a envelhecer pela presença de doenças ou pragas. A imunidade dessas plantas é significativamente reduzida.
Outro sinal que pode ser usado para determinar o murchamento é o esmagamento dos bagos, bem como a perda do sabor do fruto. Finalmente, você pode distinguir um morango velho de um jovem por seu caule curto e espesso e um pequeno número de folhas.
Como rejuvenescer morangos?
Os morangos exigem cuidados, e não apenas a produção, mas também a frequência do rejuvenescimento depende da abordagem do jardineiro para cultivar o arbusto. O tamanho das parcelas do jardim nem sempre permite o transplante de morangos para um novo canteiro. Portanto, recomenda-se recorrer à renovação das plantas envelhecidas. Existem várias formas de realizar tal procedimento, vale a pena considerar cada uma delas com mais detalhes.
Poda
Realizado duas vezes por ano. O procedimento envolve a poda de folhas secas e bigodes que não sobreviveram ao inverno. Assim, o jardineiro irá libertar os morangos da necessidade de desperdiçar nutrientes para sustentar os brotos que são incapazes de dar frutos e direcionar energia para o crescimento de novas folhas e frutos.
A segunda poda é feita quando o morango deixa de dar frutos. Isso geralmente acontece em agosto ou setembro. Para o procedimento, é melhor usar um podador para não tocar no miolo. Além disso, é recomendado polvilhar os pontos de corte com cinzas para aumentar a imunidade da planta a doenças e espantar as pragas.
Transplante de antena
Uma das formas mais comuns de rejuvenescimento. O procedimento é realizado de abril a agosto. O esquema é simples:
- primeiro, os arbustos com um rendimento mínimo são removidos do jardim;
- então a terra é solta, fertilizantes são despejados no solo;
- a terceira etapa envolve a seleção de um bigode forte e jovem com raízes.
Ao final, o agricultor planta um novo material no lugar do bigode velho, rejuvenescendo os morangos e restaurando o rendimento da planta.
Removendo velhas raízes
Permite renovar arbustos murchando no outono. A época ideal é setembro, outubro. Então, os brotos terão tempo de ficar mais fortes antes do início da geada. Para o rejuvenescimento, velhos arbustos são cavados, arrancando as raízes do solo, e então:
- corte raízes secas ou escuras com tesouras, tesouras de poda;
- plante o arbusto de volta;
- comece a transplantar a próxima planta.
O método exigirá rega abundante da cultura. Para o inverno, cubra os morangos com palha ou agulhas de pinheiro, caso contrário, eles congelarão.
Transferir para um novo local
Jardineiros experientes não recomendam o replantio de arbustos com 4 a 5 anos de idade. Essas plantas não são mais capazes de produzir uma boa colheita. No entanto, eles são generosos com brotos fortes que podem ser usados para plantar em um novo local. Na primavera, é melhor plantar morangos na primeira década de abril, quando as raízes começam a crescer e se desenvolver ativamente. Nesse caso, o procedimento será indolor para a planta e a variedade se adaptará rapidamente às novas condições.
Na primavera, o procedimento de rejuvenescimento da divisão será fácil se você conseguir transplantar os morangos antes que os frutos floresçam. Regras de transplante.
- Primeiro, o plantio deve ser inspecionado quanto à presença de plantas doentes ou mortas. Se esses arbustos forem encontrados, eles devem ser removidos.
- O material selecionado para transplante deve ser escavado mantendo a integridade das raízes.
- Os buracos nos quais os morangos serão transplantados devem ser profundos e largos para que a planta tenha espaço para crescimento e desenvolvimento.
- Para não monitorar o estado do sistema radicular durante a rega, recomenda-se colocar uma camada de areia de até 10 cm de espessura no fundo do buraco.
- O rápido acesso da umidade às raízes é proporcionado pela compactação do solo e seu posterior afrouxamento.
- Duas semanas depois do transplante, sob os morangos, será necessário fazer o primeiro curativo de cobertura para que a planta fique mais forte e ganhe crescimento.
Deve-se ter em mente que a colheita do morango trará apenas no próximo ano. Além disso, morangos velhos são transplantados no verão. Porém, com mais frequência, isso é feito para rejuvenescer a plantação, expandindo os canteiros e plantando mudas.
Regras para o procedimento no verão.
- É melhor replantar morangos em julho ou agosto, quando a planta para de dar frutos.
- O procedimento é recomendado para ser realizado nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando os filhotes não ficam expostos ao sol.
- Do arbusto principal, será necessário dividir e retirar o excesso de brotos para que a planta não desperdice energia no seu crescimento.
- Após o transplante, você precisará adicionar cobertura para o desenvolvimento ativo da planta.
- Antes do plantio, os canteiros devem ser preparados com antecedência, fertilizando o solo com composto ou esterco.
- Apenas material fresco é adequado para transplante, arbustos com raízes secas não são adequados.
Quando o plantio estiver concluído, o jardineiro deve cuidar dos morangos e prepará-los para o inverno.
A melhor opção para o transplante é o período de outono, quando não há necessidade de cuidados especiais com as plantas devido à chuva e ao solo úmido. Para que os morangos agradem com a colheita, terá de escolher um local adequado. Para fazer isso, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- iluminação - lugares ensolarados são melhores;
- solo - deve ser leve e solto com acidez mínima;
- umidade - os morangos não devem ser plantados em solos muito secos ou encharcados.
Antes de plantar, você precisará fertilizar o solo adicionalmente para que a planta receba os oligoelementos necessários para fortalecer a imunidade e o crescimento ativo.
O comentário foi enviado com sucesso.