Cultivo de morangos e morangos remanescentes
Apesar de o cultivo de culturas remanescentes ter suas próprias dificuldades, a capacidade de obter uma safra várias vezes justifica todas as dificuldades. No entanto, uma supervisão cuidadosa do plantio de morangos e morangos, bem como cuidados de acompanhamento cuidadosos, são imperativos.
Plantar mudas
Plantar uma cultura remanescente em terreno aberto não é considerado uma tarefa difícil.
Cronometragem
O procedimento pode ser realizado no outono e na primavera. A primeira opção permite colher já na primeira safra e, portanto, é considerada ótima. No segundo caso, é correto fazer o plantio em março ou abril, depois de esperar a seca da terra. Em qualquer caso, é importante que a temperatura do ar seja de pelo menos +15 graus, e idealmente – de +15 a +25.
No sul, é mais conveniente pousar na junção de agosto e setembro, e no norte e na faixa do meio - na primavera.
Requisitos de solo
A terra na qual as safras de baga serão localizadas deve ter um nível de pH de 6,0 a 6,5. É importante que o solo tenha um sistema de drenagem de boa qualidade, o solo em si pode ser qualquer, exceto argila e turfa. O limo e o arenoso são considerados ideais para as plantas. Durante a escavação do local e a limpeza de ervas daninhas, geralmente são aplicados fertilizantes. É costume preparar os canteiros cerca de seis meses antes do plantio da lavoura em campo aberto, mas um mês antes do procedimento, recomenda-se enriquecê-la novamente.
Alternativamente, para morangos, isso pode ser uma combinação de 20 gramas de sulfato de potássio, 40 gramas de superfosfato duplo, um balde de composto e 5 kg de cinzas. - esse valor é suficiente para cada metro quadrado. Para morangos, complexos orgânicos de um balde de terra preta, alguns copos de pó de cinza, um balde de composto e alguns litros de vermicomposto são mais adequados. A propósito, é importante ressaltar que o local deve ser bem iluminado e nivelado, sem colinas e buracos. É altamente indesejável cultivar morangos e morangos nas terras baixas.
Tecnologia
Para morangos remanescentes, um esquema de plantio linear é mais adequado, e os arbustos devem estar localizados a uma distância de 45-75 centímetros um do outro. A cultura deve ser plantada de forma que a distância entre as fileiras chegue a 1 metro, o suficiente para acomodar o bigode. Além disso, um padrão de colina também é adequado, no qual os arbustos são plantados em um padrão quadriculado, observando uma lacuna de 30 centímetros um do outro. Nesse caso, um escorregador de 20 centímetros de altura e 60 centímetros de largura é formado a partir do solo.
Os morangos devem ser plantados em um dia ensolarado ou à noite. As dimensões dos orifícios devem permitir que todo o sistema radicular seja expandido. No meio do buraco, forma-se um monte, em cima do qual são colocadas as mudas, depois do qual os vazios são preenchidos com terra. Para morangos e morangos, é importante que as beladonas não estejam presentes em seus vizinhos - eles também são considerados os piores predecessores.
A melhor opção seria cultivar bagas nos canteiros onde costumavam crescer cenouras, ervas, rabanetes, alho e legumes.
Para morangos remanescentes, um esquema de arbustos de duas linhas é mais adequado, o que evita o engrossamento das plantações e o aparecimento de fungos. Requer um espaço de 30 centímetros entre duas linhas da fita, bem como um espaço de cerca de 70 centímetros entre as próprias fitas.
Dentro de uma linha, os morangos são plantados a uma distância de 40-50 centímetros um do outro, e a largura das camas chega a 90-110 centímetros. Os poços para a planta são formados com laterais de 25 centímetros. As mudas neles são localizadas de tal forma que o botão apical permanece acima da superfície, e as raízes são enterradas verticalmente. A propósito, para que as mudas de morango criem raízes mais rapidamente, é recomendável eliminá-las de todas as placas subdesenvolvidas, folhas baixas e rebentos em excesso, deixando apenas os espécimes maduros.
Deve-se mencionar também vários métodos não padronizados de cultivo de plantas remanescentes. Por exemplo, um método vertical está disponível para plantas, no qual as mudas são colocadas em uma variedade de recipientes, incluindo metades de tubos que formam vários níveis. O cultivo de bagas "em sacos" requer primeiro encher um saco plástico com terra e, em seguida, colocar as mudas nele. Essas estruturas com orifícios também podem ser penduradas verticalmente, o que economizará muito espaço.
A utilização de materiais de cobertura evita o ressecamento do solo e previne o aparecimento de ervas daninhas. Além disso, sob a agrofibra, as minhocas começam a se multiplicar ativamente, desempenhando a função de soltar o solo, o que simplifica os cuidados com o plantio.
Como os frutos não estão em contato direto com o solo, evita-se o desenvolvimento de muitas doenças.
Cuidado
O cultivo de variedades remanescentes de morangos e morangos requer o cumprimento estrito de todas as regras e termos da tecnologia agrícola. A rega dos arbustos de morango deve ser regular, especialmente na fase de desenvolvimento dos frutos e nos dias mais secos. É importante não deixar o solo secar e fazer com que fique umedecido a vários centímetros: de 2,5 a 3 nos tempos normais e cerca de 5 durante a formação dos frutos.
Para o procedimento, deve-se usar o líquido sedimentado, naturalmente aquecido ao sol. Se o solo estiver seco, o tamanho dos frutos diminuirá e, em geral, eles começarão a se desintegrar. A presença de uma camada de cobertura morta manterá o solo o mais hidratado possível. Na sua ausência, a superfície precisará ser afrouxada regularmente para fornecer acesso de oxigênio às raízes da cultura. Isso deve ser feito superficialmente e com cuidado para não danificar o sistema radicular da baga.
Será necessário cuidar da cultura, e em tempo hábil, retirando o excesso de lâminas foliares e bigodes. É necessário eliminar regularmente os rebentos em crescimento, deixando apenas os mais potentes, bem como cortar as folhas avermelhadas para rejuvenescer as plantações. A poda de primavera de arbustos velhos é realizada antes do crescimento de novas lâminas de folhas.
É impossível cultivar qualquer planta sem alimentação oportuna. Morangos reparados requerem fertilização quatro vezes por temporada e, durante a frutificação, o procedimento é realizado duas vezes. Na primeira vez, os nutrientes são introduzidos no solo quando a neve derrete e, na segunda, quando os arbustos já começaram a florir. A alimentação dupla é realizada durante o amadurecimento dos frutos, e a última - nos meses de outono, quando a colheita é concluída.
A primeira alimentação, realizada na primavera, deve conter necessariamente nitrogênio, que contribui para o crescimento da massa verde.
Para tanto, costuma-se usar nitroammophoska, da qual se deita 0,5 litro de solução por baixo de cada arbusto. Em princípio, o esterco que foi infundido por pouco mais de uma semana também é adequado. Nesse caso, primeiro, 1 parte do verbasco é suplementada com 5 partes de água e, após o período acima, meio litro do medicamento caseiro é diluído em um balde de líquido. Ao regar, cada arbusto de baga deve receber um litro de composição nutritiva. A cultura responde muito bem a fertilizantes herbais, como infusão de urtiga de três dias. Um líquido rico em vitaminas e minerais precisará ser diluído de 1 a 10 para alimentação de raízes, ou coar e diluído em uma proporção de 1:20 para pulverização em uma folha.
Uma cultura de frutos silvestres necessariamente requer elementos minerais, portanto, neste estágio, deve ser alimentada com nitrato de potássio ou cinzas. A primeira substância na quantidade de 1 colher de chá é diluída em 10 litros de água e utilizada para irrigação após o surgimento dos primeiros pedúnculos. Cada instância recebe 0,5 litro de fertilizante. Da mesma forma, são utilizadas cinzas, um copo da qual é combinado com um litro de líquido fervido. Para tornar o sabor da fruta mais doce, você pode tentar fertilizar os canteiros com fezes de frango ao mesmo tempo.
A primeira frutificação dos morangos é acompanhada por uma alimentação dupla intensiva. Uma mistura de verbasco com cinza e superfosfato se manifesta melhor. Primeiro, o estrume é diluído com água na proporção de 1 para 8, e depois complementado com 40 gramas de superfosfato e 120 gramas de pó de cinzas. Um litro da mistura resultante é suficiente para processar um arbusto. Além disso, para restaurar uma planta enfraquecida, propõe-se a utilização de composto, que é colocado próximo aos arbustos, formando uma camada de 7 centímetros. As folhas de plantio podem ser pulverizadas com uma solução de sulfato de zinco ou ácido bórico.
No outono, os morangos remanescentes requerem fertilização exclusivamente mineral, que é realizada duas semanas após a fase final de colheita. Para isso, podem ser usados 300 gramas de cinzas, que se insistem em um balde de água ao longo do dia, ou uma mistura de 40 gramas de superfosfato, 30 gramas de sulfato de potássio e 10 litros de líquido.
Em princípio, quaisquer complexos prontos são adequados, mas em nenhum caso contendo nitrogênio.
Depois de coletar todos os frutos, você pode libertar os arbustos dos pedúnculos, bigodes e folhas doentes "usados". O solo nos canteiros é bem solto e misturado com a velha cobertura morta, e uma camada de novo material se forma em cima dela. Após a primeira geada, os canteiros são cobertos com material de cobertura branca com densidade de cerca de 60 gramas por metro quadrado - agrofibra ou spunbond, e cobertos com feno, agulhas ou folhas caídas.
Os componentes do cuidado com os morangos remanescentes são semelhantes. A rega deve ser regular e, durante a frutificação, os seus volumes são reduzidos para não prejudicar o sabor dos bagos. Antes do aparecimento dos frutos, o melhor fertilizante para a cultura é considerado um verdadeiro chorume, enriquecido com cinzas. Na fase de floração, o melhor é usar uma mistura de 2 gramas de boro, 2 gramas de manganês, 2 gramas de zinco e 10 litros de água para borrifar as folhas. A cobertura morta dos canteiros é feita com palha ou serragem podre.
No outono, logo após o final da safra, os morangos são liberados das folhas, bigodes e rosetas. É importante cortar as placas e os brotos na base para que as pragas não se acomodem nas peças restantes. A cultura é tratada com inseticidas e isolada. Para as regiões centro e norte, por exemplo, a região de Moscou, estrume ou folhas caídas são adequados como isolamento de inverno, a partir do qual uma camada de pelo menos 5 centímetros é formada.
Freqüentemente, para esse propósito, uma espessa camada de neve comum é usada para aumentar o tamanho dos galhos das árvores colocados entre os canteiros.
Na Sibéria, região onde as temperaturas caem para -45 graus, você terá que usar agulhas e ramos de abeto.
Transferir
A maioria dos jardineiros inclina-se ao ponto de vista de que é melhor não transplantar as colheitas de bagas remanescentes para um novo local, exceto em situações de emergência. O fato é que mesmo com os devidos cuidados, a cultura não resiste mais de 3-4 anos de "serviço". No entanto, se tal necessidade surgir, o procedimento deve ser realizado no início do outono, pelo menos três semanas antes da chegada da geada.Se o movimento dos arbustos é feito na primavera, então você terá que ter tempo antes que apareçam os pedúnculos, caso contrário todas as forças irão para a floração, e não para o enraizamento em um novo lugar.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar morangos remanescentes, inclusive sem o uso de bigode. O método da semente está longe de ser o mais popular, pois causa grandes dificuldades para os jardineiros e requer um intervalo de tempo significativo. O trabalho com sementes começa no final do inverno ou início da primavera. O recipiente é preenchido com terra, sobre a qual, após umedecimento, a semente é espalhada. Uma pequena quantidade de terra seca é imediatamente colocada em cima das sementes e toda a caixa é coberta com filme plástico. A germinação continua por três semanas, e a temperatura na estufa improvisada não deve cair abaixo de +20 graus.
Assim que a cultura brotar, o filme pode ser removido e o próprio recipiente pode ser reorganizado em local fresco e com iluminação de alta qualidade. O mergulho das mudas é realizado após a emergência de 4-5 folhas. Vale ressaltar que a semente é bastante realista para se obter de frutos maduros. Para isso, no final do verão, os melhores frutos silvestres são triturados no liquidificador com grande volume de água e, em seguida, a substância resultante é filtrada por uma peneira. Os grãos restantes são lavados, secos e tratados com um medicamento promotor de crescimento.
A divisão do arbusto é adequada para arbustos de morango, "ultrapassados" para a marca de 2-3 anos, ou variedades imberbe. Também auxilia em situação de número insuficiente de mudas, bem como, se necessário, transferir com urgência parte da safra para novos canteiros. Trata-se de um espécime necessariamente grande e saudável, que apresenta divisões visíveis com pontos de crescimento. Após uma escavação cuidadosa, ele é dividido com uma faca.
Finalmente, a maioria dos jardineiros propaga a baga remanescente com bigode. Este método é muito simples e permite que você faça a colheita no próximo ano. O procedimento é acompanhado pela utilização dos rebentos mais fortes, de primeira ordem, nos arbustos jovens, que se estendem no jardim. O aparecimento de raízes nas saídas maiores indica a necessidade de adicioná-las ao solo sem separar da planta mãe e remover bigodes desnecessários. Em algum lugar no final do verão ou início do outono, as tomadas são desconectadas e imediatamente transferidas junto com um pequeno torrão de terra para seu habitat permanente.
A reprodução de morangos remanescentes é realizada da mesma maneira. Apesar de o método de semeadura também ser considerado difícil, é ele quem permite obter variedades "limpas", livres de doenças.
Como cultivar mudas?
Após o aparecimento de 4-5 folhas, as mudas são mergulhadas em copos separados com um volume de 150-200 mililitros. Enquanto as mudas continuam a se desenvolver, elas precisam ser regadas em quantidades moderadas com água morna para que a mistura do solo permaneça úmida, mas as raízes não comecem a apodrecer. Nesta fase, a cultura pode ser alimentada uma vez com um complexo mineral. Aproximadamente uma semana antes do plantio em campo aberto, as mudas começam a ser preparadas, levando-as para fora por um tempo.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, os morangos remanescentes sofrem de vários tipos de podridão: raiz vermelha, que retarda o desenvolvimento da cultura, e enxofre, que causa danos irreparáveis ao sistema imunológico. A infecção com micose destrói gradualmente o sistema radicular do arbusto, e manchas brancas e marrons afetam a condição das lâminas das folhas. Se o verão for quente, um fungo freqüentemente atua nas bagas, causando um murchamento geral da planta. Além disso, morangos remanescentes são atacados por insetos - ácaros, lagartas, lesmas e outros, e seus frutos maduros atraem pássaros e até camundongos.
O controle das pragas, via de regra, é feito regulando o processo de cuidado, além de receitas folclóricas. Por exemplo, para se livrar das formigas, uma mistura de água e óleo vegetal ou uma pequena quantidade de ácido bórico, que é regularmente irrigado com a cultura, virá em socorro. O ácaro reproduz-se ativamente em condições de baixa umidade, pelo que será possível enfrentá-lo com a ajuda de regas regulares. A expulsão dos camundongos é facilitada pelo ácido carboxílico, do qual 25 gramas são diluídos em 10 litros de água e despejados nas cavidades dos roedores.
A causa da podridão cinzenta muitas vezes é o cuidado indevido: admitir engrossamento, deixar frutas danificadas no canteiro, contato dos morangos com o solo.
Se a cultura floresce mal e os frutos são muito pequenos, talvez a razão esteja no esgotamento do mato. - neste caso, tudo o que resta é mover a instância atualizada para um novo habitat. Se os arbustos plantados no outono anterior não florescerem, então, provavelmente, esse procedimento foi realizado tarde demais e nada pode ser feito a respeito. As plantas "ativas" também podem parar de formar botões devido à irrigação e fertilização insuficientes. A razão para a falta de bagas durante a floração normal é a falta de polinização. Isso geralmente ocorre com chuvas prolongadas ou uso excessivo de inseticidas. Resolve-se atraindo as abelhas com óleos de erva-doce e coentro, aplicados nos botões abertos.
As flores ficam pretas com a geada, se, quando a temperatura de plantio cai, não foram cobertas a tempo com palha ou agrofibra. Por fim, o ressecamento e a queda dos botões indicam a atividade do gorgulho do morango. Quando essa praga é encontrada, o solo próximo ao espécime danificado é desenterrado e tratado com um inseticida, por exemplo, "Fufanon".
Em princípio, para evitar o aparecimento da maioria das doenças e pragas, bastará seguir as regras de cuidado da cultura, bem como fazer o tratamento com iodo na primavera. O produto, diluído em água, pode ser direcionado na raiz ou pulverizado sobre a folhagem.
No primeiro caso, 15 gotas de iodo são combinadas com 10 litros de líquido e, no segundo, a concentração da substância ativa é reduzida para 7 gotas. O processamento deve ser realizado três vezes a partir do momento em que os morangos acordam, mantendo um intervalo de 10 dias.
Quanto aos morangos remanescentes, eles sofrem de doenças e pragas semelhantes, mas a lista pode ser complementada com oídio e requeima.
Para o tratamento de arbustos, recomenda-se a compra de preparações prontas de ação química e biológica, além de incorporar receitas populares. Para a prevenção de doenças, os arbustos podem ser borrifados com o líquido bordalês e infusão de alho, e para evitar a propagação das principais pragas - lesmas e caramujos - borrifar os canteiros com pó de tabaco e cinzas, combinados em proporções iguais.
O comentário foi enviado com sucesso.