Descrição e cultivo de morangos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Espalhando
  3. Tipos e variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas

Os morangos são merecidamente a fruta favorita de muitas pessoas. No entanto, cultivá-lo sozinho é bastante difícil e requer que muitos fatores sejam levados em consideração.

O que é isso?

O gênero morango é um representante da família rosa, da ordem Rosaceae e da classe dicotiledônea.... O grupo de plantas herbáceas perenes reúne várias espécies encontradas na natureza, além de criadas por criadores. De acordo com a descrição botânica, suas folhas trifolioladas têm formato complexo, e o comprimento do caule sobre o qual as placas são fixadas chega a 10 centímetros. Os brotos de um arbusto compacto, também chamado de bigode, são rastejantes e podem criar raízes com rosetas. As características estruturais do sistema radicular fibroso e ramificado determinam sua ocorrência rasa - apenas 20-25 centímetros.

A inflorescência de morango parece um escudo de várias flores bissexuais. Botões com pétalas brancas e às vezes amareladas são encontrados em pedúnculos alongados e geralmente são polinizados por insetos. A forma de vida da planta é caracterizada pela presença de um grande número de pistilos e estames. Os frutos da colheita são do tipo complexo ou pré-fabricado.... Na verdade, o que se come é um recipiente que cresce demais e as frutas verdadeiras são grãos fixados em sua superfície. A cor da polpa varia do branco ao vermelho brilhante. A cultura da floração ocorre aproximadamente do final da primavera a meados do verão, ou seja, até que os morangos comecem a amadurecer.

Os morangos vivem cerca de 7 anos, embora seja recomendado reproduzi-los no mesmo local por, no máximo, 4 anos.

Espalhando

Na natureza, a cultura é mais frequentemente propagada com bigodes, que criam raízes no solo com sucesso. A propósito, na maioria das vezes graças a este método, os morangos também crescem em canteiros. Já os frutos se espalham naturalmente por autodispersão, água, vento e até animais.

Tipos e variedades

O gênero botânico sob o nome latino Fragaria, que pode ser traduzido como "perfumado", reúne cerca de 20-30 espécies. Eles são todos muito semelhantes entre si. Talvez o mais famoso seja o morango silvestre ou o morango comum. A cultura do mato cresce apenas na natureza, estendendo-se até 5-20 centímetros de altura. As características da espécie indicam que as dimensões das pequenas bagas não ultrapassam os 2 centímetros de comprimento. E também na natureza, os morangos verdes são comuns, também é meia fruta. É caracterizada pela presença de rebentos curtos e "frutos" arredondados, cuja cor pode ser rosada, vermelha ou mesmo amarelada.

Morangos com noz-moscada ou almíscar também crescem na natureza, embora tenham sido feitas tentativas de domesticá-los na Europa. Os arbustos com lâminas de folhas grandes, frutos bastante grandes e um aroma rico têm 35 centímetros de altura. A maioria das plantas são dióicas, ou seja, formam flores femininas ou masculinas. O nome "morango de jardim ou abacaxi" esconde o que costuma ser chamado de morango. Esta espécie foi obtida pelo cruzamento de morangos chilenos e virginianos. Morangos de campo ou prado crescem nos campos. Quando a fragrante baga amadurece no meio do verão, todo o território está saturado com o cheiro mais doce.

O gênero morango também reúne um grande número de variedades, que, de acordo com a classificação mais simples, podem ser divididas em precoce, intermediária, tardia e remanescente. O primeiro grupo, que está a amadurecer já no início de maio, inclui "Festival das Margaridas", "Kent" e "Elvira". De jardineiros de meia temporada destacam especialmente as variedades "Lord", "Venta" e "Juan" - a colheita pode ser feita a partir do final de junho. Os especialistas consideram variedades como "Borovitskaya" ou "Vicoda" como variedades tardias e, entre as variedades remanescentes, "Brighton", "Queen Elizabeth II", "Pineapple" e "Garland" são amplamente conhecidas.

Aterrissagem

O plantio de lavouras em campo aberto é realizado praticamente em qualquer período da estação de cultivo, mas é mais correto fazer isso no início da primavera, no início do outono ou no final do verão. Para regiões frias e com pouca neve, é preferível o plantio na primavera, realizado após o aquecimento do solo. Em outros casos, os arbustos de morango são plantados na junção do verão e outono - a época escolhida permite que o sistema radicular da planta se fortaleça antes do início da geada. Como resultado, será capaz de dar frutos já na próxima temporada. Morangos requerem uma boa iluminação, portanto, você deve escolher um local com muito cuidado.

Não se deve arranjar canteiros onde moravam a penumbra, o repolho e o pepino, bem como nos lugares onde se desenvolvem framboesas na vizinhança. Quase qualquer solo é adequado para a cultura de bagas, com exceção de areia seca e pantanosa. Acima de tudo, os arbustos gostam de solo franco-arenoso levemente ácido, bem como de solo franco-claro. A terra deve ser saturado de nutrientes, moderadamente umedecido e com capacidade de passagem de ar. Vale a pena evitar áreas onde há estagnação da precipitação ou degelo, bem como aquelas caracterizadas pela próxima ocorrência de lençóis freáticos. A acidez ótima da mistura de solo é de 4,5 a 5,5 unidades.

Desenvolvido para morangos vários padrões de pouso, cada um com seus prós e contras... Ao trabalhar com arbustos individuais, você deve deixar 45-60 centímetros livres entre as amostras. Para que não se enrosquem, o bigode é removido regularmente. Com o plantio em uma linha, os arbustos são plantados em linhas.

Uma lacuna de 15 centímetros é mantida entre as amostras individuais e o espaçamento entre linhas é de 40 centímetros.

Ajuste de duas linhastambém conhecido como fita, adequado para grandes áreas. Os morangos estão dispostos em duas linhas, com um intervalo de 30 centímetros. A distância entre as mudas é de 15 a 20 centímetros e o espaçamento entre linhas chega a 70 centímetros. Você também pode organizar as camas em um padrão xadrez. Nesse caso, os morangos são plantados em fileiras a uma distância de 50 por 50 centímetros, com uma fileira deslocando-se em relação à outra em 25 centímetros. Finalmente, ao plantar em ninhos, você precisará criar uma composição com uma muda bem desenvolvida no centro e 6 pedaços menores ao redor. Os ninhos são organizados em linhas com espaçamento entre linhas igual a 35-40 centímetros. A diferença entre as mudas individuais é de 6 a 8 centímetros e entre os ninhos - cerca de 30 centímetros.

Além do ajuste clássico, existe uma oportunidade de colocar a cultura na fibra agrícola... Neste caso, os canteiros altos são cobertos com uma lona, ​​após a qual são feitos furos para as mudas de morango. A cultura pode ser colocada sobre um colchão de ervilhas podres, sob abrigos de filme ou em uma crista vertical. Antes de transferir as mudas para um terreno aberto, as mudas são mantidas por cerca de 5 dias em uma sala fria. O pouso direto é melhor feito à noite. As mudas são liberadas de todas as folhas, exceto algumas internas - isso permitirá que a planta direcione todas as suas forças para o desenvolvimento do sistema radicular. Antes da imersão no buraco, as raízes são mergulhadas em uma mistura de argila e turfa e, em seguida, endireitadas ao longo de todo o seu comprimento.É mais bem-sucedido fazer um pequeno monte no buraco, sobre o qual colocar o arbusto.

Não devemos esquecer que o coração deve subir ligeiramente acima da superfície, e o colar da raiz deve estar completamente no solo... Quando os morangos ocuparem seu lugar, o solo ao redor precisará ser compactado, evitando a ocorrência de vazios, e então a irrigação abundante deve ser organizada. Deve ser mencionado que as mudas compradas costumam ser "famosas" por suas raízes torcidas. Antes do plantio, devem ser endireitados, limpos de processos podres e, se necessário, encurtados.

Cuidado

O cuidado adequado com as plantações de morango é a chave para o desenvolvimento bem-sucedido da cultura.

Rega

A irrigação de arbustos de morango deve ser organizada regular e suficiente, especialmente quando se trata de sua variedade de jardim. A frequência do procedimento pode variar dependendo das condições climáticas e do solo. Por exemplo, se houver argila no solo, ele precisará de menos umidade. Antes da floração, a planta pode ser borrifada, mas a umidade deve ser sempre direcionada para a raiz. A rega é realizada em média a cada 10-12 dias, mas no calor esse número aumenta significativamente. Deve-se usar água que se estabilizou e se aqueceu naturalmente ao sol.

Cada metro quadrado de plantio requer cerca de 10-12 litros de líquido, o que deve saturar o solo em 20-25 centímetros. É comum fazer a irrigação no início da manhã ou no final da tarde.

Quando a safra começar a dar frutos, a freqüência de rega terá que ser reduzida para que a polpa da fruta não fique aguada.

Top curativo

É comum aplicar fertilizante para morangos pela primeira vez quando as lâminas das folhas novas aparecem no arbusto. Uma colher de sopa de humato de sódio líquido ou a mesma quantidade de uréia é diluída em 10 litros de água. Para cada arbusto, você terá que usar 0,5 litro da mistura resultante. O uso de verbasco diluído ou esterco de galinha será apropriado. Para alimentação foliar nesta fase, uma combinação de 2 gramas de permanganato de potássio, a mesma quantidade de ácido bórico e molibdato de amônio, diluída em um balde de água, é adequada.

A próxima alimentação deve ser organizada antes do florescimento da cultura. Os jardineiros recomendam combinar uma colher de sopa de Agricola Aqua, a mesma quantidade de Effecton Ya, uma colher de chá de sulfato de potássio e 10 litros de água. Depois de colocar 0,5 litro da mistura embaixo de cada arbusto, será possível fazer a pulverização foliar. Por fim, a fertilização final é feita após a colheita das bagas. Um copo de cinzas, uma colher de sopa de nitrophoska e a mesma quantidade de "Effecton" são diluídos em 10 litros de água, após o que 1 litro é derramado em cada amostra de morango.

Em princípio, uma alternativa a todas as misturas acima pode ser adquirida em preparações complexas destinadas a morangos.

Poda

Será suficiente podar os morangos 2 vezes ao ano: antes da floração e depois da colheita. O procedimento será providenciado no início da manhã ou no final da noite, acompanhado de tratamento contra insetos. O bigode deve ser removido com ferramentas especiais, deixando um pedúnculo igual a 10 centímetros.

Transferir

É permitido replantar variedades de morango somente quando a planta atinge a idade de 4-5 anos. Se estamos falando de variedades remanescentes, o procedimento é possível a cada 2 anos. A época ideal para o procedimento é setembro, e você deve agir da mesma forma que durante o plantio inicial.... Quando os arbustos se encontram em um novo habitat, os corredores terão que ser cobertos com cobertura morta.

Reprodução

O principal órgão vegetativo dos morangos são os bigodes, ou seja, os brotos que rastejam pelo solo. A reprodução com a ajuda deles é muito simples: basta escolher uma cavidade sã de 1 ou 2 anos, pressioná-la levemente contra o solo e polvilhar com terra solta, cuidando para que o coração não fique coberto.Quando o bigode se enraíza, por volta de setembro, só falta transplantá-lo para um local de crescimento permanente. Para variedades de bagas que não possuem bigode, é utilizado o método da semente, bem como a divisão do arbusto.

Doenças e pragas

Morangos de diferentes espécies e variedades são caracterizados pelas mesmas doenças. É sobre fungos murcha de fusarium, afetando não só o arbusto em si, mas também suas raízes, murchando verticilar, levando à morte da planta, requeima e podridão tardia. Infestação de mofo cinzento ocorre devido ao espessamento das plantações e causa danos irreparáveis ​​aos “frutos” da baga. Oídio, caracterizado pelo aparecimento de uma capa esbranquiçada, afeta todas as partes da planta, com exceção das raízes. Dos insetos, as safras de frutas silvestres são mais frequentemente expostas a gorgulhos, carrapatos e nematóides.

Para não enfrentar nenhum dos problemas acima, os jardineiros prestam bastante atenção à prevenção, pulverizando as plantações com preparações contendo cobre, removendo em tempo hábil folhagem e cobertura morta obsoletas e também não se esquecendo do uso de inseticidas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário