Características e métodos de processamento de morangos no outono

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Como tratar doenças?
  4. Como pulverizar contra pragas?

Morangos são uma das frutas favoritas de crianças e adultos. A fruta doce e suculenta vai agradar a todos, tanto frescos quanto em compotas ou conservas e, portanto, a popularidade desta cultura é consistentemente alta.

Para cultivar morangos por conta própria, você precisa escolher um local adequado para o plantio, cuidar dos arbustos em tempo hábil e prepará-los adequadamente para o inverno. A integridade e a saúde da colheita e, portanto, a colheita subsequente de frutas silvestres, dependem de cuidados no outono.

A necessidade de um procedimento

Morangos, ou morangos de jardim, podem ser cultivados no canteiro durante a estação quente e colhidos de uma a várias safras durante o verão. Para que as plantas sejam saudáveis ​​e fortes, é importante cuidar adequadamente delas durante o crescimento e a frutificação, bem como garantir que a colheita esteja preparada para o inverno. O trabalho de outono com arbustos consiste na realização de atividades como:

  • poda de arbustos;
  • alimentar a cultura;
  • regar a área com morangos;
  • tratamento contra pragas e doenças.

Para obter rendimentos estáveis ​​de morango, é importante garantir que todos os arbustos estejam saudáveis, recebam luz, água e nutrientes suficientes durante o período de primavera-verão. Assim que a última safra for colhida, você pode preparar o jardim para o inverno. Ao aparar a parte superior dos arbustos, você pode fornecer proteção contra pragas e doenças que podem ter estado nas folhas durante o crescimento da cultura. As folhas totalmente afetadas são cortadas e o restante encurtado para que a altura do arbusto seja de pelo menos 10 cm .Após a poda, o jardim deve ser limpo para minimizar a possibilidade de entrada de substâncias indesejáveis ​​no solo próximo à planta.

Quando os arbustos são cortados, fertilizantes precisam ser aplicados a fim de estabelecer um suprimento de nutrientes no solo para o crescimento da safra na primavera. A rega do solo continua até muito frio. Para que os morangos cresçam bem, é importante manter o solo úmido o máximo possível. Após a adição de umidade, um procedimento obrigatório é soltar o solo próximo ao arbusto a uma distância de 15 cm da própria planta, para não prender as raízes.

Um componente muito importante do cuidado é o tratamento de morangos em caso de queda de doenças e pragas. Para proteger a plantação de possíveis problemas na primavera, você precisa pulverizar os arbustos na frente do abrigo. A proteção contra pragas que podem colocar seus ovos na planta, de esporos de fungos ou outras doenças permitirá que os morangos cresçam ativamente com o início de um clima quente estável na primavera. Sem pulverizar com as substâncias certas, é difícil cultivar arbustos saudáveis ​​e esperar um alto rendimento deles.

Para processar adequadamente as plantas, é importante saber o que pode ser usado no outono, quais os preparativos necessários para combater certos problemas.

Cronometragem

O processo de processamento de morangos no outono de doenças e pragas pode ocorrer em momentos diferentes. Os tempos de pulverização dependem do clima em que a safra cresce e das variedades da própria planta. Para espécies remanescentes que podem dar frutos em setembro e outubro, o local é colhido e processado após a colheita, em meados ou no final de outubro. Se o morango é simples e cresce em uma região com clima médio, onde o clima não tem mudanças muito bruscas na direção do frio, o processamento pode ser feito em setembro.

Nas regiões do sul, onde a temperatura é alta o suficiente ao longo de setembro, os arbustos de morango são colhidos em outubro. Nas regiões setentrionais, onde fica mais frio nos meses de agosto e início de setembro, recomenda-se a retirada do local e pulverização dos arbustos na segunda quinzena de agosto ou início de setembro.

Se você não preparar a colheita a tempo, o frio pode afetar negativamente os morangos, as folhas congelam e parte da planta morre. O trabalho oportuno e correto no cuidado dos arbustos permitirá que você obtenha plantas saudáveis ​​e uma boa colheita para elas.

Como tratar doenças?

Qualquer cultivo de jardim é suscetível a ataques de patógenos que se desenvolvem ativamente na planta, afetam áreas vitais e levam à morte. Para proteger as plantações, os veranistas usam compostos especiais que podem prevenir o aparecimento ou livrar-se de doenças que já apareceram. Ao escolher o medicamento certo, você pode ajudar os morangos no menor tempo possível, protegê-los e permitir que cresçam e se desenvolvam em condições que sejam confortáveis ​​para o cultivo.

As doenças mais perigosas e comuns que afetam os morangos são:

  • podridão cinzenta;
  • podridão da raiz preta e vermelha;
  • murcha verticilar;
  • requeima;
  • oídio;
  • manchas brancas e marrons.

É muito mais fácil prevenir o problema do que tratar a planta, porque os residentes de verão recomendam o uso de preparações complexas para a maior eficiência.

  • "Topázio" - lida com a derrota da cultura com oídio, mancha branca e marrom, esta substância deve ser usada nos primeiros sintomas da doença.
  • "Nitrafen" - eficaz no combate a esporos de fungos localizados na própria planta e no solo ao seu redor.
  • "Bayleton" - apresenta bons resultados no combate ao oídio e manchas.
  • Teldor - é usado para derrotar morangos com podridão cinza e preta.

Além das preparações prontas compradas, você pode usar outras substâncias:

  • O líquido bordalês pode combater o aparecimento de manchas;
  • morangos são tratados com sulfato de cobre, protegendo contra todas as doenças, é uma preparação universal que funciona bem durante o processamento de outono;
  • sulfato de ferro é pulverizado em arbustos de morango que sofrem de deficiência de ferro;
  • "Karbofos" deve ser usado para proteger contra o esverdeamento das pétalas de morango para proteger os arbustos de danos.

Se houver necessidade de realizar o processamento aprimorado de arbustos de morango antes do inverno, você pode usar uma mistura de tanque. A composição de tal solução pode incluir vários inseticidas e substâncias que podem proteger a cultura de doenças e pragas. Ao misturar componentes, é importante saber o prazo de validade e a compatibilidade das substâncias para obter o resultado desejado. Não é recomendado fazer uma solução de mais de três substâncias. Uma composição na qual existem dois medicamentos para proteção e um para estimulante do crescimento está se mostrando bem.

Para obter bons rendimentos, vale a pena plantar variedades de morango de alta qualidade:

  • Victoria;
  • Rainha Elizabeth;
  • "Gigantella";
  • "Mashenka" e outros.

Existem variedades precoces, médias, tardias, grandes e remanescentes. Para festejar os morangos na maior parte do verão, vale a pena plantar diferentes opções de cultivo para que amadureçam em épocas diferentes.

Podridão cinzenta

Quando os morangos estão doentes com podridão cinzenta, uma flor cinzenta começa a aparecer nas bagas, o que estraga a fruta e destrói a planta. Para lidar com o problema, você pode usar drogas:

  • Horus;
  • Fitosporin;
  • Alirin-B.

Recomenda-se borrifar os morangos com essas preparações no outono, quando a temperatura do ar se aproxima de zero. Alirin-B pode ser usado duas vezes por temporada, antes da maturação dos frutos e após a última colheita. A "fitosporina" é usada apenas no outono, quando a cultura está sendo preparada para o inverno. As instruções dos medicamentos estão na embalagem.

Além de produtos químicos, você pode combater a podridão cinzenta com o líquido Bordeaux e as cinzas de madeira. Uma solução é feita a partir da primeira substância usando 1 colher de chá. por litro de água, as cinzas são espalhadas no canteiro do jardim e borrifadas com terra em cima.

Oídio

Quando os morangos são afetados pelo oídio, as folhas são cobertas por uma flor branca, semelhante a teias de aranha. As frutas também são atacadas com uma flor esbranquiçada e um odor desagradável de mofo. Você pode lidar com o problema com a ajuda dessas drogas:

  • Fundazol;
  • "Topázio";
  • "Sulfaride".

Além disso, o uso de sulfato de cobre e líquido bordalês será eficaz. Para cada medicamento existe uma dosagem, que é indicada pelo fabricante na embalagem. Para um processamento eficaz, bastam 300 g de sulfato de cobre, que se dissolvem em 10 litros de água. Será ideal usar uma solução a 3% de líquido bordalês.

Spotting

Os morangos podem ser afetados por várias variedades de manchas: marrom, marrom, preto e branco. Você pode lutar contra a mancha negra com drogas:

  • Ridomil Gold;
  • "Quadris";
  • Metaxil.

Se a situação for grave, deve-se usar 1% de líquido bordalês. O processamento é realizado duas vezes com um intervalo de uma semana. As folhas afetadas são removidas e queimadas. Você pode tratar arbustos derrotados com manchas marrons e brancas com a ajuda de fungicidas: sulfato de cobre ou líquido bordalês. O beneficiamento é realizado durante todo o crescimento ativo da cultura e no processo de preparação dos arbustos para o inverno.

O iodo ajudará a combater as manifestações de manchas marrons. Com meia colher de chá diluída em um balde de água, a cama é processada três vezes: no início da primavera, antes da floração e no outono, quando foi colhida a última safra.

Phytophthora

Quando os morangos são afetados pela requeima, as folhas ficam cobertas de manchas cinzentas e os frutos ficam pretos e perdem o sabor. Você pode combater a doença com a ajuda do medicamento "Topázio". A dosagem e os recursos de aplicação são indicados pelo fabricante na embalagem.

Podridão negra

Quando os morangos são danificados pela podridão negra, as folhas inferiores começam a adquirir uma tonalidade vermelha e gradualmente morrem. A doença também afeta negativamente a estrutura da raiz do arbusto, afetando os brotos jovens, a planta para de se desenvolver. Aos primeiros sinais de doença, pode-se usar o medicamento “Ordan”, pulverizando folhagem e solo próximo aos arbustos. Para proteger as plantas, você precisa tratar os arbustos duas vezes em intervalos semanais. Se o morango estiver muito infestado, os arbustos são desenterrados e queimados.

Clorose

Se os morangos crescem em solo pobre em nutrientes, a clorose começa a se desenvolver. Na ausência da quantidade adequada de ferro, a folhagem começa a amarelar ou adquirir uma tonalidade esbranquiçada, enquanto os veios permanecem verdes. Se a cultura carece de magnésio com nitrogênio, a folhagem fica amarela.

Um método eficaz de contornar o problema é o uso de sulfato ferroso, para o qual 5 g da substância são diluídos em 10 litros de água. Além disso, as formulações combinadas contendo magnésio podem suprir a falta de substâncias. Um método alternativo de combate à clorose é o uso de amônia: 40 ml de líquido são diluídos em 20 litros de água e o jardim é tratado com a composição resultante.

O uso de uréia no combate ao problema tem se mostrado bastante eficaz. Para pulverizar, use 1 colher de sopa. eu. substâncias, diluindo-o em 10 litros de água.

Verticelose murcha

Quando os morangos são afetados pela murcha verticilar, a folhagem adquire uma tonalidade amarelo-avermelhada, o crescimento da cultura fica mais lento e as raízes começam a morrer, o que leva ao murchamento completo do arbusto. O uso do medicamento "Gumat K" pode servir como medida preventiva. Se houver uma doença no jardim, as plantas são desenterradas e queimadas, essa doença não tem tratamento.

Como pulverizar contra pragas?

Além de doenças, as pragas podem causar grandes danos aos arbustos de morango.Para proteger a cultura, você precisa saber quais medicamentos, soluções e métodos tradicionais podem ser usados ​​em um caso particular. Várias pragas podem ser encontradas nos arbustos.

  • Mosca branca É uma borboleta que se instala na parte inferior da cultura e se alimenta da seiva da planta. Você pode lutar contra ele com Aktellik, Confidor, Rovikurt e Pegasus. Você pode usar esses medicamentos no máximo quatro vezes por temporada. O método de processamento é indicado na embalagem pelo fabricante.
  • Gorgulho É um besouro que danifica as inflorescências, instala-se nos botões e se alimenta da seiva das plantas. Você pode combater a praga com a ajuda de "Karbofos", pulverizando os arbustos antes da floração e após a colheita de toda a safra. Métodos alternativos também são eficazes: solução de sementes de mostarda, sabão em pó, uso de água quente, irrigação com iodo. Você pode assustar os besouros plantando cebola e alho nos corredores.
  • Ácaro - uma praga que inibe o crescimento normal da cultura. Pulverizar com uma solução de cascas de cebola ajuda a salvar a cultura dos ácaros do morango. Para se livrar rapidamente dos carrapatos, você precisa processar morangos de jardim com esta solução três vezes.
  • Lesmas - esses moluscos se alimentam de morangos maduros, que comem à noite, durante o dia se escondem no solo. Você pode se livrar das lesmas com a ajuda do superfosfato, borrifando a droga ao redor do tronco da planta.
  • Pulgão - são insetos que se instalam ativamente nos arbustos na parte de trás da folha. Se você não se livrar dos pulgões, os morangos murcharão e pararão de crescer. Você pode lidar com o problema com amônia, solução de cinzas e sabão, tintura de casca de cebola.
  • Rolo de folhas - essa praga come as partes verdes da cultura, emaranha os arbustos com teias de aranha. Você pode lidar com o problema com solução de permanganato de potássio ou casca de cebola.

A escolha dos medicamentos necessários, o cultivo na dosagem correta e a introdução oportuna de morangos na horta protegerão os arbustos de doenças e pragas, o que permitirá que a planta cresça ativamente e frutifique em abundância.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário