Tudo sobre morangos hidropônicos
Usando um design hidropônico, você pode se deliciar com morangos o ano todo. Este método de cultivo desta safra de baga tem muitas vantagens, mas ao mesmo tempo requer um monitoramento constante do funcionamento do sistema e cuidados diários.
Peculiaridades
O método de cultivo de frutas em hidroponia permite que você crie uma cultura mesmo em um ambiente artificial, por exemplo, em casa no parapeito de uma janela... O princípio de operação é garantido combinando um substrato especialmente preparado e um fluido nutriente que fornece oxigênio, nutrição e todos os elementos necessários direto para as raízes. A seleção das variedades certas e o cuidado cuidadoso com as plantas garantem a produtividade das safras em qualquer época do ano.
A instalação hidropônica parece um contêiner a granel cheio de uma solução útil. As próprias plantas são plantadas em pequenos recipientes com substrato, onde as raízes têm acesso a um nutritivo “cocktail”.
E embora quaisquer variedades de morangos sejam adequadas para o cultivo em um substrato, os híbridos remanescentes projetados especificamente para um ambiente artificial são os melhores. Eles dão uma excelente colheita sem serem excessivamente exigentes. A este respeito, jardineiros experientes são aconselhados a plantar as seguintes variedades em hidroponia:
- Murano;
- "Vivara";
- Delizzimo;
- Milan F1.
A tecnologia hidropônica moderna tem muitas vantagens.
- O design é muito compacto e, portanto, economiza espaço.
- O sistema de fornecimento de uma solução útil elimina a necessidade de irrigação e alimentação.
- As plantas se desenvolvem independentemente das condições climáticas, começando muito rapidamente para agradar seus proprietários com uma colheita abundante.
- Uma cultura hidropônica geralmente não adoece e não se torna um alvo para pragas.
Quanto às desvantagens da tecnologia, a principal delas é o cuidado diário. Você terá que monitorar regularmente alguns parâmetros importantes, incluindo a quantidade e a composição do "coquetel" nutricional, o consumo de água, a umidade do substrato e a qualidade da iluminação. Além disso, pode-se citar custos financeiros bastante expressivos para a própria organização do sistema, principalmente nos casos em que ele está equipado com bombas.
Também deve levar em conta a necessidade de as plantas prepararem regularmente uma solução equilibrada.
Tipos de sistemas
Todos os sistemas hidropônicos existentes costumam ser divididos em passivos e ativos, o que depende do método escolhido para alimentação das raízes.
Passiva
O equipamento passivo de cultivo de morango não inclui uma bomba ou dispositivo mecânico semelhante. Em tais sistemas, a produção dos elementos necessários ocorre às custas dos capilares.
Ativo
O funcionamento da hidroponia ativa é proporcionado por uma bomba que circula o líquido. Um dos melhores exemplos desse tipo é a aeroponia - sistema em que as raízes de uma cultura ficam em uma "névoa" úmida saturada de nutrientes. Devido às bombas, o sistema de inundação também funciona, quando o substrato é preenchido com uma grande quantidade de fluido nutriente, que é então removido.
Um sistema de irrigação por gotejamento de baixo volume geralmente é adquirido para uso doméstico. Funciona de tal forma que periodicamente, sob a influência de bombas elétricas, o alimento é direcionado para o sistema radicular das plantas.
As bombas elétricas garantem a saturação uniforme do substrato, o que é extremamente benéfico para o cultivo do morango.
Sementes em germinação para hidroponia
A germinação de sementes de morango não é particularmente difícil. Isso pode ser feito da maneira clássica: espalhe as sementes na superfície de um algodão embebido em água e cubra com outro. As peças de trabalho são colocadas em uma caixa de plástico transparente, em cuja tampa foram feitos vários orifícios. É necessário retirar a semente por 2 dias em local bem aquecido e depois na geladeira (por duas semanas). Os discos devem ser umedecidos periodicamente para que não sequem e o conteúdo do recipiente deve ser ventilado. Durante o intervalo acima, as sementes são semeadas em um recipiente comum ou em tabletes de turfa.
Também é possível germinar a semente em vermiculita com umidade regular e boa iluminação. Assim que raízes microscópicas aparecem nas sementes, uma fina camada de areia fina de rio se forma no topo da vermiculita. Os grãos de areia seguram o material de forma confiável e também evitam que sua casca se desintegre.
Preparação da solução
A solução nutritiva necessária para a estrutura hidropônica funcionar normalmente é adquirida imediatamente. Por exemplo, você pode pegar "Kristalon" para morangos e morangos, cuja composição equilibrada contém potássio, magnésio, manganês, nitrogênio, boro e outros componentes necessários. A cada 20 mililitros do medicamento deve ser diluído em 50 litros de água decantada.
Os concentrados da marca GHE são ótimos para nutrição. Para organizar um sistema hidropônico, você precisará tomar como base 10 litros de água destilada, aos quais adicionar 15 ml de FloraGro, a mesma quantidade de FloraMicro, 13 ml de FloraBloom e 20 ml de DiamontNectar. Após fixar os botões nos arbustos, o DiamontNectar é completamente eliminado e a quantidade de FloraMicro é reduzida em 2 ml.
E embora não seja comum a hidroponia usar componentes orgânicos, especialistas experientes conseguem criar um meio nutriente à base de turfa. Neste caso, 1 kg de massa densa em um saco de pano é imerso em um balde com 10 litros de água. Quando a solução é infundida (no mínimo 12 horas), deve ser drenada e filtrada. A mistura hidropônica caseira deve sempre ser testada para pH, visando não mais que 5,8.
Como preparar o substrato?
Em um sistema hidropônico, um substituto é um substituto para as misturas tradicionais de solo. O material utilizado para esse fim deve ser permeável ao ar, absorvente de umidade e ter uma composição adequada. Para morangos, podem ser usados substratos orgânicos e inorgânicos. Da matéria orgânica, os jardineiros costumam escolher coco, turfa, casca de árvore ou musgo natural. As variantes de origem natural satisfazem todos os requisitos relativos à interação com a água e a umidade, mas muitas vezes se decompõem e até apodrecem.
Dos componentes inorgânicos ao substrato para morangos, adiciona-se argila expandida - pedaços de argila cozidos no forno, lã mineral, além de uma mistura de perlita e vermiculita. Estes materiais são capazes de fornecer às raízes da planta o "suprimento" necessário de oxigênio e umidade.
É verdade que a lã mineral não é capaz de distribuição uniforme de líquido.
A especificidade da preparação do substrato depende dos materiais utilizados. Por exemplo, a argila expandida é primeiro peneirada e limpa de pequenas frações de sujeira. As bolas de argila são enchidas com água e reservadas por 3 dias. Durante este período, a umidade deve penetrar em todos os poros, deslocando o ar de lá. Após drenar a água suja, a argila expandida é enchida com água destilada e reservada por um dia.
Um dia depois, você deve verificar o nível de pH, que deve ser de 5,5 a 5,6 unidades. O aumento da acidez é normalizado pelo refrigerante, e o valor subestimado é aumentado pela adição de ácido fosfórico. As partículas de argila deverão ser mantidas na solução por mais 12 horas, após as quais a solução pode ser drenada e a argila expandida pode ser seca naturalmente.
Aterrissagem
Se as raízes das mudas de morango estiverem manchadas no solo, elas devem ser completamente lavadas antes do plantio. Para isso, cada muda, junto com um pedaço de terra, é colocada em um recipiente com água. Pode ser necessário trocar o fluido várias vezes para enxaguar completamente todos os apêndices. Alguns jardineiros preferem molhar completamente as raízes das plantas por 2-3 horas e depois enxágue-as com um líquido morno corrente. Mudas adquiridas devem ser limpas de musgo e seus brotos são suavemente esticados. Se a muda for obtida de seu próprio arbusto, não será necessário realizar manipulações adicionais.
Para o plantio, utilizam-se recipientes com furos de dimensões adequadas. Seu volume deve ser de pelo menos 3 litros por cópia. O sistema radicular do morango é dividido em 3-4 partes, após as quais os brotos são puxados através dos buracos.
É mais conveniente realizar este procedimento usando um gancho de clipe de papel caseiro. A muda é polvilhada com bolas de argila expandida ou flocos de coco de todos os lados.
O pote é instalado no furo do sistema hidropônico. É importante que a solução nutritiva toque o fundo do recipiente. Quando novos ramos aparecem nas raízes, o nível do “coquetel” nutricional no tanque principal pode ser reduzido em 3-5 cm. Vale a pena mencionar que alguns especialistas primeiro colocam água destilada comum no recipiente principal e adicionam nutrientes a só depois de uma semana.
Se uma roseta de morango foi arrancada de um arbusto, é improvável que tenha raízes longas.... Nesse caso, a muda simplesmente terá que ser fixada no substrato. Depois de uma semana, um sistema radicular completo já se formará no arbusto e, ao mesmo tempo, poderá ir além do vaso. Normalmente, os intervalos entre os arbustos são de 20-30 cm. Se o espécime tiver um sistema radicular bem desenvolvido, será necessário um pouco mais de espaço livre - cerca de 40 cm.
Cuidado
Para cultivar morangos hidroponicamente, é imperativo que a cultura forneça horas de luz do dia em pleno dia. No outono e no inverno, as "camas" caseiras podem exigir lâmpadas LED adicionais: nos primeiros dias, LEDs roxos e azuis, e quando aparecem flores, também vermelhas. Para o desenvolvimento harmonioso da cultura em épocas normais, deve-se estar bem iluminada por pelo menos 12 horas, e durante a floração e frutificação - 15-16 horas.
Além disso, para um processo de frutificação abundante, a planta precisará de uma temperatura constante bastante alta: 24 graus durante o dia e cerca de 16-17 graus à noite. Isso significa que não funcionará colocar a hidroponia em uma estufa convencional.
A estufa só deve ser aquecida. E mesmo uma varanda envidraçada pode exigir um aquecedor.
A umidade ideal na sala onde os morangos são cultivados deve ser 60-70%... Como mencionado acima, a tecnologia hidropônica é mais facilmente combinada com a irrigação por gotejamento. O sistema deve monitorar regularmente o nível de pH e a condutividade do leito de nutrientes.
Com a diminuição da CE, uma solução fraca de concentrados é introduzida na composição e, com um aumento, é adicionada água destilada. A redução da acidez é obtida pela adição de pH Down de grau de GHE. É imperativo assistir para que a solução nutritiva não caia nas folhas das plantas. Após a frutificação, a solução nutritiva deve ser renovada e, antes disso, todo o recipiente deve ser limpo com água oxigenada.
O comentário foi enviado com sucesso.