Como preparar morangos e morangos para o inverno?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Recursos de rega
  3. As nuances do corte
  4. Afrouxamento e alimentação
  5. Mulching
  6. Tratamento
  7. Abrigo

A colheita de verão é o resultado do cuidado regular e adequado dos morangos e morangos ao longo do ano. Uma das etapas importantes é a preparação da cultura do jardim para o inverno. Muitas vezes, as primeiras etapas desse trabalho são realizadas na segunda metade do verão, imediatamente após a última colheita.

Cronometragem

Os jardineiros começam a preparar canteiros de frutas silvestres para o frio no final do verão, o que não só os protege do congelamento, mas também permite que floresçam e frutifiquem com sucesso no próximo ano.

Lista de trabalhos de preparação:

  • poda;

  • capina;

  • controle de pragas;

  • curativo superior;

  • regar e afrouxar;

  • cobertura morta;

  • abrigo da geada.

Cada área é caracterizada por certas condições climáticas, níveis de umidade e o momento do início da primeira geada. Portanto, o momento exato do trabalho preparatório depende da região.

Nos arredores de Moscou

Mesmo nos verões quentes e no outono ameno, é recomendável realizar os trabalhos no início de setembro.

A cultura vai ganhar força antes do inverno. Nas variedades remanescentes, todas as inflorescências em desenvolvimento são cortadas.

Isso também é feito para as plantas do primeiro ano de plantio.

Na região de Leningrado

Neste clima, costuma chover, então em agosto os arbustos devem ser aparados. Se você não cortar as folhas, na primavera haverá mais chances de apodrecimento ou doenças fúngicas. Cubra após o congelamento do solo.

Nos Urais

O clima imprevisível e a probabilidade de geadas prematuras são as principais características do clima da região.

As folhas danificadas e secas são retiradas na segunda quinzena de julho, a poda completa é feita no final de agosto.

Os arbustos não ceifam, porque não têm tempo de crescer antes do início do frio.

Na Sibéria

As variedades de maturação precoce são cultivadas com mais freqüência. A preparação começa após a última colheita. No início de agosto, a palha velha é removida dos canteiros, as partes secas são cortadas, bigodes, pedúnculos, arbustos velhos são substituídos por novos.

Nas variedades remanescentes, após o fim da frutificação, as folhas secas e os bigodes são cortados. O tratamento de pragas para morangos comuns é feito em setembro - outubro, para o remanescente - em outubro - novembro. Após a remoção de ervas daninhas profundas ou durante a escavação, o estrume é aplicado nos canteiros. Abrigo em outubro - novembro.

Em um clima quente, em particular no Território Krasnodar, os trabalhos preparatórios são realizados do final de setembro a meados de novembro, na Rússia central - até o final de outubro, e em climas mais frios (Sibéria, Ural) - até meados de outubro.

Um transplante na faixa do meio começa na segunda quinzena de setembro, nas regiões sul - na primeira década de outubro. Nas regiões do norte, é melhor transplantar no último mês do verão. Isso permitirá que as plantações jovens criem raízes antes do início do clima frio.

Recursos de rega

A fim de preparar oportunamente morangos de jardim e morangos para o inverno, o primeiro trabalho é realizado no meio do verão. Nesse período, é importante cuidar bem das plantas, pois depende da abundância de frutos no próximo ano.

Uma pequena poda é feita imediatamente após a colheita. Após a floração e frutificação, a baga precisa de muita umidade, o solo deve estar sempre úmido. Botões generativos começam a se formar nos arbustos. O excesso de água também é contra-indicado para as plantas.

É importante realizar a irrigação com abastecimento de água no outono para o inverno, especialmente para variedades remanescentes.

Em tempo seco, realize semanalmente - 1 balde por 1 m2 de água morna com uma temperatura de pelo menos +18 graus. Regado pela última vez antes do início de outubro.No tempo frio e chuvoso, as camas não precisam ser umedecidas.

As nuances do corte

Frutificação de morangos comuns termina em meados de junho, morangos - em julho. Nesta altura, é feita a primeira poda: retira-se pedúnculos, folhas velhas e secas, retira-se o excesso de bigode. Até o final do verão, as plantas terão tempo para cultivar novos brotos. Somente os arbustos nos quais são detectadas doenças fúngicas são completamente cortados, então devem ser tratados com compostos especiais.

A poda estimula o crescimento ativo de novos brotos e a formação de folhas jovens. O próximo procedimento é realizado nos últimos dias de agosto - início de setembro.

Quer seja necessário podar ou não, cada jardineiro tem a sua opinião sobre o assunto. Alguns acreditam que doenças se desenvolvem em folhas velhas e pedúnculos, insetos nocivos se instalam, por isso é melhor removê-los e deixar caules baixos. Outros acreditam que, após a poda, é preciso muita energia para formar novas folhas, o que enfraquecerá a lavoura antes do inverno e na próxima primavera.

Que cuidado com morangos e morangos escolher no outono, cada residente de verão decide por conta própria.

Em qualquer caso, não deve cortar pela raiz - deixe sempre os caules de 5 a 8 cm.

Você pode sugerir realizar a poda seletiva.

Você vai precisar de:

  • tesouras de poda ou tesouras de jardim afiadas;

  • Luvas para as mãos;

  • solução de desinfecção.

Como realizar o trabalho corretamente:

  • desinfete o podador mergulhando-o na solução por alguns segundos;

  • cortar apenas rebentos secos, danificados (intercalados e avermelhados), enfraquecidos e velhos, deixando um ponto de crescimento;

  • folhas grandes e fortes saem;

  • o bigode é cortado, deixando cerca de 8 cm (geralmente, para reprodução, as rosetas que se formaram nos 2 primeiros bigodes são preservadas);

  • todas as seções são tratadas com um fungicida;

  • o bigode é aparado para as plantas plantadas este ano;

  • as partes cortadas não são deixadas nos canteiros: bactérias e podridão podem se desenvolver neles.

Variedades reparadas não são aconselhadas a podar, pois a remoção tardia das folhas não permitirá que a cultura se recupere do tempo frio. Apenas pedúnculos, rebentos danificados ou doentes são removidos. Faça isso em clima quente e seco.

Alguns veranistas conferem a adaptação da nova variedade, cortando apenas parte dos arbustos do local, e o restante não se toca. No ano que vem, veremos quais passarão melhor o inverno e darão frutos.

Afrouxamento e alimentação

Na estação quente, morangos e morangos constroem ativamente o sistema radicular. Por causa da rega ou durante a estação de chuvas prolongadas, a camada superior do solo sofre erosão. No final do verão, é necessário amontoar, isso protegerá as raízes do congelamento, na primavera será uma proteção adicional contra pragas e ervas daninhas, e aumentará a qualidade da colheita.

O afrouxamento no final do outono pode danificar as raízes dos arbustos de bagas. É melhor fazer isso em agosto. A saturação do solo com oxigênio tem um efeito positivo no subsequente crescimento e desenvolvimento das plantas. Os arbustos são soltos, recuando 12-15 cm do local de plantio.

Os fertilizantes ajudam a cultura da baga a se recuperar após o fim da frutificação, aumentam a robustez do inverno e a resistência a doenças.

Aconselha-se a fertilizar 3 vezes por ano: no início da primavera, depois da colheita, fertilizantes de nitrogênio são usados ​​para construir a massa verde, a última vez - na segunda quinzena de setembro - início de outubro, antes de partir para o inverno.

O procedimento é realizado após a remoção parcial da folhagem ou poda. As formulações orgânicas e minerais são adequadas. Cada jardineiro escolhe os fertilizantes que considera ideais.

  • Verbasco. Pegue verbasco apodrecido, carvão ou cinzas, água na proporção: 1: 1: 10. Uma solução de verbasco misturado com cinzas, insista 2-3 dias, derrame entre as linhas.

  • Excrementos de pássaros. Diluir com água na proporção de 1: 10, insistir por cerca de 2 dias e aplicar fertilizante sob os arbustos, o melhor de tudo nos corredores. Eles tentam não cair nas folhas.
  • Cinza. A proporção é de cerca de 150 g por 1 m2. Pode ser borrifado seco ou adicionado a misturas líquidas.

  • Composto - o composto verde é colocado no outono, o que vai aquecer as raízes das plantas e atingir o estado necessário durante o inverno. Mexa com terra e coloque sob a raiz.
  • Adubo verde leguminoso, talos de tremoço, aparas de grama - tudo isso é fortemente esmagado e empilhado entre as linhas.
  • Fertilizantes complexos use em proporções de acordo com as instruções.

  • Sal de potássio. Despeje 20 gramas da substância em 10 litros de água, a mistura é usada para irrigação.
  • Superfosfato. Dissolva em água (10 g por 10 l) e regue.
  • Ácido bórico - 3 g, permanganato de potássio - 2 g, 10 gotas de iodo em 10 litros de água morna estabilizada. A norma é 1 litro para 1 arbusto.

Estrume, composto e excrementos de pássaros são aconselhados a serem aplicados separadamente do calcário ou das cinzas.

Não é recomendado o uso de fertilizantes que contenham cloro e nitrogênio no final da temporada.

Centeio, trigo e aveia podem ser plantados entre as fileiras. Estes cereais são excelentes adubos verdes, enriquecem o solo com substâncias úteis e servem para aquecer o jardim para o inverno.

Mulching

É um método agrotécnico que facilita o trabalho do jardineiro e evita o aparecimento de muitas doenças nas culturas: em primeiro lugar, requeima das raízes, rizoctonia, verticelose. A cobertura morta no jardim protege contra mudanças de temperatura, ressecamento e superaquecimento. Morangos e morangos são cobertos com cobertura morta várias vezes por temporada.

Por esta:

  • afrouxe o solo;

  • remover ervas daninhas;

  • bigode, folhas secas são cortadas;

  • fazer o enfeite superior;

  • regado.

Uma lacuna de 1-2 cm é deixada entre os caules e a cobertura que está sendo derramada. Os compostos orgânicos devem ser verificados de vez em quando e as áreas podres devem ser substituídas.

Vamos listar as matérias-primas para cobertura morta.

Canudo

Aplicar apenas seco. Ele tende a retirar nitrogênio do solo. Normalmente combinado com composto ou estrume podre.

Muitas vezes atrai roedores. Adequado para cobertura morta após a última retirada de bagas.

Sobre substratos soltos, uma camada de 15–20 cm é colocada, em argila - não mais do que 3-5 cm, depois de ter sido cortada finamente.

Agulhas

Contém grande quantidade de fitoncidas e componentes bactericidas. Cria proteção contra doenças e pragas. Ótimo para abrigo de inverno. As agulhas acidificam o solo, para evitar isso, são regadas com cal apagada (50g / 1 m2). Utilizam-se agulhas ligeiramente esfareladas, são colocadas com uma espessura de 3 a 5 cm. Na primavera, são escavadas com pá ou cavadas no solo.

Casca de árvore

Mais frequentemente usado pinho ou cedro, de tamanho pequeno ou médio. Este material dura até 5 anos.

Adequado para abrigo de inverno. Não sobreaquece e não congela. Uma camada de 5–7 cm pode ser colocada nas camas imediatamente após a última colheita.

Desvantagens - não retarda a evaporação da umidade, será necessária rega frequente.

Serragem

Eles vão durar até 5 anos. Um bom remédio para lesmas e caracóis, pois é difícil para eles moverem-se em pequenos pedaços de madeira. Absorve fortemente a umidade. Modo de assentamento: espalha-se papel fino sobre o solo e a serragem é espalhada sobre ele em uma camada de 5 cm. Aplicado em toda a temporada.

Feno

Este tipo de cobertura se decompõe muito bem, o que fornecerá nutrição abundante às raízes. O feno geralmente contém sementes de ervas daninhas que brotarão na primavera. Despeje em uma camada de 10-15 cm.

Turfa

A turfa baixa é adequada para isolamento, uma vez que existem muitos herbicidas na parte superior, que podem ser prejudiciais aos morangos. A turfa é rica em macro e microelementos, matéria orgânica, ela regula bem os regimes de calor e água no solo. Protege as raízes do congelamento, mesmo com uma pequena cobertura de neve. Colocado em uma camada de 5–7 cm. Não recomendado para solos ácidos.

Materiais sintéticos

Os materiais geossintéticos são freqüentemente usados ​​como abrigo no inverno. Geotêxteis de cor preta com densidade de 60g / m2 são os mais adequados. O material é resistente a bactérias, podridão, danos e baixas temperaturas. Normalmente é espalhado no canteiro do jardim, cobrindo toda a superfície ao redor dos morangos, são feitos furos nos locais de plantio. Um filme denso é freqüentemente usado.

Recomenda-se que morangos e morangos sejam cobertos com cobertura morta no outono, antes do início da geada. Isso se torna uma boa proteção das raízes contra o congelamento.

Não há necessidade de cobrir com antecedência: os arbustos vão perpetuar e crescer.

Na primavera, é recomendável remover a camada de cobertura morta até que o solo aqueça e pare o retorno das geadas. Depois disso, o solo é solto, fertilizado, regado e coberto novamente.

Tratamento

A doença mais comum é manchas. No outono, as plantas doentes ou para profilaxia são tratadas com uma solução de Bordeaux a 1%.

  • Para uma composição em 2 litros de água morna, adicione 100 g de substância ativa, misture bem.

  • Uma argamassa de cal é preparada separadamente.

  • As composições resultantes são misturadas em um recipiente de esmalte ou plástico.

  • Aplicar imediatamente após a preparação - de manhã e à noite. Após a chuva, a pulverização deve ser repetida.

As pragas mais perigosas são os ácaros da aranha. Para a prevenção e destruição de insetos, prepare a solução indicada a seguir.

  • Adicione 2 colheres de sopa a 10 litros de água. eu. óleo vegetal e a mesma quantidade de cinza de madeira.

  • Despeje em 2 colheres de sopa. eu. vinagre regular.

  • Moa 20 g de sabão em pó em um ralador. Despeje na composição, misture até ficar homogêneo.

  • Trate arbustos e solo ao redor. Realizado em outubro, 2 a 3 semanas antes das primeiras ondas de frio.

Para combater o ácaro do morango, também são utilizados medicamentos: "Aktara", "Bi-58", bioinseticida "Fitoverm". Você pode preparar uma composição de Bordeaux líquido e enxofre coloidal (para 10 litros da mistura + 100 g de enxofre), este tratamento também será uma excelente prevenção de doenças fúngicas.

As camas não são tratadas apenas com produtos químicos, embora se acredite que o outono seja a época do ano mais bem-sucedida para seu uso.

Existe um grande número de produtos biológicos que destroem as pragas, aumentam a imunidade das plantas e melhoram a qualidade do solo. Estes são Zircon, Fitoverm, Fitosporin, Aktofit.

Abrigo

Para proteger morangos e morangos em campo aberto, é necessário fazer um abrigo confiável contra a geada. O mais vulnerável não é a parte aérea, mas as raízes: elas congelam em temperaturas abaixo de -15 graus. As plantações de outono com mudas jovens e espécies remanescentes devem ser cobertas.

Como de costume, os arbustos hibernam no jardim sob a cobertura de neve. Agrofibra ou camadas de cobertura morta são freqüentemente usadas para proteger as raízes. Remova as ervas daninhas e, em seguida, uma camada de cobertura morta é derramada ao redor dos arbustos e nos corredores.

A atividade ajuda a prevenir o aparecimento de ervas daninhas, pragas e doenças fúngicas.

Antes do início do tempo frio, os arbustos são cobertos com ramos de abeto ou folhagem seca, palha. As espécies fracas e remanescentes são frequentemente recomendadas para serem cobertas com agrofibra ou uma película espessa (em suportes pré-instalados - na forma de um arco ou moldura). O material é colocado em cima da estrutura - não deve entrar em contato com as folhas, caso contrário a cultura congelará. Para evitar que o plantio de frutas vermelhas estrague, para não criar um ambiente para fungos e bactérias, é necessário fazer orifícios para ventilação.

Eles cobrem os canteiros para o inverno somente após o início da geada - então os arbustos endurecem e suportam facilmente o frio. Depois das primeiras nevadas, a neve cai sobre eles e fica até a primavera - assim a cultura vai passar o inverno melhor.

Você pode instalar uma pequena cerca ao redor das camas para evitar que a neve sopre.

As nuances da preparação de diferentes tipos de morangos

O procedimento de preparação de diferentes variedades para o inverno tem muito em comum. Há uma diferença em como as variedades regulares e remanescentes são preparadas.

Regular

Variedades comuns de morango florescem no início e terminam em julho. Eles começam a se preparar para o inverno em agosto. As folhas secas e fracas são removidas dos arbustos, soltas, fertilizadas e regadas.

Para a prevenção de pragas e ressecamento do solo, a cobertura morta é colocada.

Para o período de inverno, os canteiros são cobertos com cobertura morta para isolar as raízes, eles fazem isso após o início da geada - eles são espalhados com uma ampla camada de serragem ou agulhas.

Reparado

A principal diferença entre essas variedades é a capacidade de trazer várias safras por temporada. Os preparativos para o inverno começam apenas em setembro.Certifique-se de alimentar e hidratar regularmente, a cultura deve coletar um suprimento suficiente de água. A rega é efectuada 2 vezes ao dia: 5 litros de água por 1 m2.

A variedade continua a formar pedúnculos até a geada. As flores podem ser cortadas um mês antes do início das ondas de frio: após a primeira geada, elas ficam pretas e morrem, seu crescimento só vai esgotar a cultura.

Quando as temperaturas noturnas caem, os arbustos frutíferos são cobertos com agrospan branco até que os frutos amadureçam. Com o início do frio, os frutos verdes e os rebentos secos são cortados.

As espécies reparadas precisam de tratamento contra doenças e pragas, alimentação e abrigo de alta qualidade, pois não toleram bem as geadas. Recomenda-se colocar uma camada espessa de cobertura morta e em climas frios para construir uma cobertura feita de materiais sintéticos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário