Como aparar morangos?

Contente
  1. Preciso realizar o procedimento?
  2. Instrumentos
  3. Como aparar corretamente?
  4. Dicas úteis
  5. Erros comuns

Os morangos são uma das frutas favoritas de muitos. Esta é uma cultura herbácea que requer cuidados especiais, o que significa que é necessário conhecer os meandros da poda dos morangos, quando realizar o procedimento e porque é necessário. Aqui estão algumas informações úteis sobre como você mesmo cortar morangos para obter uma boa colheita.

Preciso realizar o procedimento?

Não há consenso entre os jardineiros sobre a poda de morangos, alguns acreditam que interromper os processos naturais traz muitas consequências negativas e alguém sugere que isso só vai melhorar a frutificação, por isso é difícil dispensar o procedimento. Na justificativa deste último, vários argumentos devem ser observados que podem servir como um impulso para o cuidado adequado dos arbustos de baga.

As folhas da planta têm vida útil de até 2,5 meses. Em seguida, a fotossíntese diminui gradualmente, as folhas começam a ficar vermelhas e manchadas, enquanto extraem os sucos necessários.

É seguro dizer que você precisa se livrar desse lastro, já que uma espessa massa verde não significa que os morangos estarão em grandes quantidades.

Muitos nutrientes estão concentrados no sistema radicular, eles fortalecem e desenvolvem a planta. Se as raízes forem grossas, elas têm vitaminas suficientes, que são armazenadas até o ano seguinte.

Em alguns casos, toda a folhagem é cortada dos canteiros com um aparador, mas este procedimento deve ser executado antes que as folhas novas apareçam. Assim, a poda é recomendada para aumentar os recursos da cultura.

Instrumentos

Um conjunto de inventário desempenha um papel importante na solução desse problema. Você pode usar uma foice ou escolher uma tesoura de jardim. É importante certificar-se de que as lâminas estão bem afiadas para que o dispositivo não rasgue as folhas.

Antes de usar a ferramenta, é importante tratá-la com um anti-séptico ou água fervente para proteger os arbustos de infecções.

Se você planeja fazer plantio e limpeza regularmente, estocar equipamentos profissionais que podem durar muitos anos, realizando sua tarefa com eficiência.

Como aparar corretamente?

Para começar, é preciso esclarecer que a poda pode ser feita depois da colheita e antes da frutificação, mas é importante observar termos claros.

Na primavera

O início da primavera é adequado para a poda primária de morangos, pois isso irá preparar os arbustos para um maior desenvolvimento e uma boa colheita. Assim que todas as geadas tiverem passado e o solo ficar mais macio e seco após a precipitação, você pode iniciar o procedimento. É importante que a visibilidade das camas seja maximizada.

Você pode trabalhar com morangos jovens com uma faca de papelaria, use luvas de jardim. Ao podar, deve-se ter cuidado para não danificar outras folhas, pois isso prejudicará o rendimento.

Você precisa remover o que parece seco, congelado ou podre - dessa forma você evita possíveis doenças e até a morte da cultura.

Graças à poda, você pode limpar os canteiros, então as folhas não se confundirão e a colheita será acessível. Se houver folhas caídas no solo que permaneceram desde o ano passado, elas devem ser removidas.

A poda de primavera consiste em retirar os bigodes da planta que crescem no outono. Isso é necessário para que os brotos sejam redirecionados para novas fileiras - assim, você obterá mais frutos.A primeira cama pode ser materna, a distância entre ela e as demais deve ser de cerca de 35-40 cm.Você precisará encontrar brotos secundários que saiam do primeiro bigode, o caule principal deve ser arrancado manualmente.

Quanto ao momento da poda primaveril, tudo depende das condições climáticas da zona, já que em alguns casos é possível começar em março, e nas regiões norte, abril é mais adequado para isso. Assim que você cortar as folhas doentes e murchas, faça uma pausa, a planta deve se formar e ganhar força.

É seguro dizer que a poda da primavera afeta diretamente o crescimento da cultura e da frutificação. O desbaste dos canteiros é importante e deve ser feito a cada primavera.

Verão

É nesta altura que os morangos amadurecem e dão prazer a quem não consegue imaginar as suas férias sem eles. Nesse período, a mata precisa ser fortalecida.

Depois de colher toda a safra, a planta requer os mesmos cuidados de antes do amadurecimento dos frutos.

Como a poda será bem feita em julho, os frutos serão tão ricos no próximo ano.

O plano de ação é o seguinte.

  • Primeiro é preciso cortar todos os pedúnculos, bigodes e folhas, tirar as ervas daninhas dos canteiros, tirar o mato, depois soltar o solo e regar abundantemente.
  • Nesse momento, é importante fertilizar com nitrogênio, e um pouco depois usar o potássio com fósforo para saturar o solo com minerais.
  • Em agosto, é necessário fazer tratamento com medicamentos que vão proteger o morangueiro de pragas e diversas doenças.

No outono

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena fazer a poda nesta época do ano. Os especialistas dizem que essas medidas são obrigatórias. A planta precisa ser cortada até o arbusto-mãe para evitar o esgotamento. Alguns produtores deixam bigode para permitir a reprodução, mas isso pode prejudicar a qualidade da colheita.

No final da safra, as mudas costumam ser ceifadas, basta deixar apenas 5 cm, então é necessário um cortador de grama onde você possa ajustar a altura. Tome cuidado para não danificar o sistema radicular das plantas.

Uma etapa importante é a preparação para a geada, é preciso proteger os morangos das quedas de temperatura.

Para isso, recomenda-se o uso de cobertura morta - para que os botões, a raiz e a copa dos frutos fiquem seguramente fechados contra a geada. O procedimento deve ser realizado antes que a temperatura caia abaixo de zero.

É importante notar que a aplicação precoce de cobertura morta também não será benéfica, pois as plantas irão parar de crescer e as raízes apodrecerão. O melhor material é a palha e o feno, a folhagem não é adequada, não permite respirar. As plantas devem endurecer antes que o inverno rigoroso chegue. A profundidade da camada protetora deve ser de cerca de 10 cm.

Dicas úteis

Para fazer uma colheita rica, primeiro você precisa fertilizar a planta de maneira adequada, retirar o excesso de folhagem e regar bem o solo. Depois de cortar tudo, é importante cuidar de seus cuidados posteriores. Os agrônomos usam água quente para regar seus arbustos aparados todos os dias, se não estiver muito frio lá fora. A irrigação por gotejamento é a melhor opção, portanto, se você tiver um regador com um bico pequeno, use-o para irrigar o solo.

Os morangos podem ser caprichosos, muitas vezes estão sujeitos a várias doenças e também atraem pragas. É por isso que é necessário tratar o solo sob os arbustos com preparações especiais.

Caso sejam encontrados percevejos no solo, eles devem ser destruídos, pois podem se multiplicar rapidamente e prejudicar a futura safra.

Antes de fertilizar, é importante soltar o solo entre os canteiros. Verbasco será um excelente molho de cobertura, que é derramado sob as raízes. Para isolamento, você pode usar não apenas palha, mas patas coníferas; agrônomos experientes levam uma película especial de cobertura.

É proibido arrancar brotos com as mãos, isso fere os arbustos e viola o sistema radicular. Junto com a poda, é importante limpar bem as ervas daninhas, portanto, a remoção de ervas daninhas acompanha este procedimento.

Erros comuns

Existem alguns erros que os iniciantes costumam fazer.

  • Por exemplo, muitos não consideram importante o manuseio da ferramenta, o que pode levar à morte da planta, pois há bactérias e sujeira na lâmina que infecta seções frescas. Além disso, assim, doenças, por exemplo, o ácaro do morango, são transmitidas de um arbusto para outro.
  • Os caules não devem ser cortados muito curtos, pois isso danificará a área de crescimento, portanto, a formação do ovário será bastante retardada.
  • Para começar, seria um erro não ler todas as recomendações, tendo em conta a época de podas e muitas subtilezas.

Se você seguir as instruções, terá a garantia de uma rica colheita. Os morangos não serão apenas bonitos, mas saborosos e, o mais importante, saudáveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário