Como cultivar morangos a partir de sementes?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades adequadas
  3. As condições necessárias
  4. Tâmaras de semeadura
  5. Preparação do tanque e do solo
  6. Como plantar corretamente?
  7. Mais cuidados
  8. Dicas úteis

Morangos (ou, como é correto chamá-los, morangos de jardim) são uma cultura bastante caprichosa. Mas suas características gustativas justificam as possíveis dificuldades de atendimento. E entre essas dificuldades, uma aparece, talvez a mais importante - cultivar morangos a partir de sementes. Nem todos fazem isso, pois os riscos são muitos e o resultado é imprevisível. Talvez um bom treinamento teórico remova os medos e ajude a chegar a um resultado positivo.

Vantagens e desvantagens

A primeira e mais óbvia vantagem é a capacidade de não se preocupar com o estado das sementes.

Eles são armazenados por muito mais tempo do que arbustos de mudas. Os rebentos são mais vulneráveis, com as mais ligeiras alterações nas condições de cultivo ou ao sair podem morrer.

Quais são os outros benefícios das sementes:

  • as sementes são mais baratas do que as mudas;
  • a seleção de uma variedade é simplificada;
  • você pode obter muitos arbustos de uma baga;
  • fica mais fácil rastrear as características de crescimento da planta e suas necessidades, conhecendo a variedade específica.

E o método tem apenas dois inconvenientes: é a laboriosidade do processo, pois não é tão fácil colher as sementes e expulsar as mudas. A segunda desvantagem é a sensibilidade das plantas jovens às condições climáticas. E também alguns jardineiros notam uma alta divisão dos traços varietais dos morangos, que tiveram de ser cultivados a partir de sementes. Isso se aplica tanto aos morangos padrão quanto aos remanescentes.

Na verdade, esse medo pode existir: o sabor da baga muda, acontece que na direção da deterioração. Isso se deve ao fato dos morangos não serem autoférteis (mais precisamente, não são autoférteis o suficiente), portanto, para uma melhor polinização, várias variedades são cultivadas no local ao mesmo tempo. As sementes contêm genes varietais, aqueles que participam da polinização, de modo que a confusão pode surgir na prole.

E também as mudas de morango são dependentes do microclima, são muito sensíveis às mudanças nas condições. É por isso que cultivá-los em um apartamento é difícil.

Com tomates e pimentões, por exemplo, isso é muito mais fácil de fazer. E encontrar uma boa seleção de sementes de morango em lojas especializadas é problemático.

Parece que as dificuldades são significativas. Mas por que os jardineiros costumam caçar sementes, afinal? Porque sua taxa de germinação é alta, chegando a 98%. E eles podem ser armazenados por até 4 anos, embora não valha a pena empurrar o armazenamento para o prazo. As sementes recém-colhidas neste sentido são as mais confiáveis, após o plantio no dia 7-10, elas brotam. Com as lojas, tudo é um pouco mais complicado. Portanto, os jardineiros que compram sementes na loja, compram em locais diferentes, levam marcas e variedades diferentes para aumentar a probabilidade de mudas bem-sucedidas.

Variedades adequadas

Variedades reparadas dão várias colheitas por temporada, mas os frutos podem não ser tão doces e aromáticos.

As variedades híbridas produzirão frutos grandes, mas também exigirão mais fertilizantes. Se houver uma meta de consumir morangos frescos, é melhor recorrer a variedades doces.

Se, no entanto, o cultivo for principalmente para espaços em branco, então serão necessárias variedades com bagas ácidas.

Variedades mais adequadas para propagação de sementes.

  • "Rainha Elizabeth". Tipo reparado que dá frutos ao longo da temporada. Os frutos são grandes e perfumados, com uma bela cor de framboesa. Esta é uma variedade lucrativa tanto para venda quanto para transporte da dacha para a cidade - os frutos se ajustam bem, eles toleram bem o transporte.

  • "Gigantella"... Variedade não híbrida, frutifica apenas uma vez por safra. Frutos grandes, podem pesar 120g.Também não há dúvidas sobre o sabor. As bagas são armazenadas por muito tempo, porque têm a pele seca.
  • "Tristar"... O morango é grande e tem uma atraente forma cónica. No final do verão, a casta pode surpreender com uma segunda colheita. É considerada uma variedade de sobremesa.

  • Zephyr. Popular por sua frutificação precoce e alto rendimento. A planta não requer cuidados especiais, pois cresce bem com pouca sombra.
  • "Delicadeza F1 de Moscou"... Tipo de morango remanescente, produz frutos grandes e doces. A colheita será precoce, até 1,5 kg de fruta podem ser colhidos de um arbusto. A planta também é popular por sua alta estética, portanto, essa variedade é frequentemente preferida para cultivo em canteiros verticais e em vasos.

Freqüentemente, os jardineiros coletam sementes de seu local, nem sempre sabendo a variedade exata da planta.

Alguns são céticos quanto a isso, sugerindo que a opção de loja é mais confiável.

Mas não é assim. Tudo depende da experiência do jardineiro, da sua intuição (que muitos desenvolvem ao longo dos anos, como se costuma dizer, “o olho diamante "), e se uma pessoa está confiante na qualidade dos arbustos no local, por que não coletar sementes deles.

As condições necessárias

A primeira e mais importante condição é muita luz. É impossível cultivar morangos sem luz suficiente. Claro, quando a luz natural não é suficiente, você pode usar lâmpadas LED com um espectro de radiação vermelho. As mudas "não gostam" do sol muito forte, mas também não suportará um longo escurecimento.

E também se o morango estiver úmido em casa, suas sementes podem não germinar. É necessário umedecer o solo, mas de forma moderada. As mudas devem ser regadas com água, que é aquecida a cerca de +25 graus, não mais. Quanto ao solo, a melhor opção seria qualquer tipo de mistura de solo com reação levemente ácida e neutra.

Solo arenoso-argiloso é considerado a melhor opção, mas deve ser rico em húmus e nutrientes.

E também a condição mais importante para o crescimento das sementes será sua seleção competente.... É necessário colher os frutos maiores, que já estão suficientemente maduros. É preciso pegar uma faca afiada, cortar a camada de polpa diretamente com as sementes, depois colocar no papel e deixar secar ao sol por 8 dias. A polpa já seca terá que ser esfregada com as mãos, após o que não será tão difícil isolar as sementes.

Se você precisar preparar muitas sementes, faça o seguinte:

  • há uma coleção de frutos verdes, que são colocados em um prato e já amadurecem;
  • em seguida, os frutos são dispostos em bancos, eles precisam ser misturados de vez em quando;
  • após cerca de 10 dias, forma-se uma massa bastante espessa a partir dos bagos, que deve ser enxaguada com água;
  • aquelas sementes pesadas que vão se depositar no fundo e precisam ser coletadas;
  • o material lavado é enviado ao sol, espalhe sobre tecido natural (algodão, linho);
  • o armazenamento de sementes é possível em sacos de pano, temperatura + 12 ... 14 graus.

Dos métodos modernos de isolamento de sementes, a opção com liquidificador também é conhecida: bagas são derramadas com água, esmagadas. Aquelas sementes que afundaram devem ser retiradas, lavadas, secas e, claro, preparadas para a semeadura.

Naturalmente, nem todo mundo quer se preocupar com essa coleta, então eles terão que ir ao armazém para as sementes.

Tâmaras de semeadura

Este processo é individual, você precisa olhar para as condições regionais específicas. Se os morangos forem plantados no sul, você poderá fazer isso no início de março; se estiver na faixa do meio, a época ideal será meados de fevereiro. E se o plantio caseiro está previsto nos Urais, na Sibéria, no noroeste do país, a semeadura deverá ser feita no início de fevereiro. As mudas brotarão por 2-3 meses. Mas isso levando em consideração que todas as condições para o crescimento serão atendidas. Por exemplo, sem organizar um longo dia para os morangos, os resultados não podem ser alcançados (e o dia deve ser de 14 horas).

Se você adiar a semeadura até abril, os arbustos só cederão na próxima temporada. Mas por outro lado, você pode contar com o fato de que será abundante. Para cultivar morangos em uma estufa, você terá que semear em um apartamento no parapeito de uma janela durante todo o ano.

Preparação do tanque e do solo

A maneira mais fácil é comprar uma mistura de solo pronta, cuja composição seja especialmente selecionada, fertilizada e pronta para receber mudas de morango. Mas jardineiros experientes acreditam que nem tudo é tão simples aqui. E eles preferem preparar o substrato por conta própria.

O que você não pode fazer é plantar mudas no solo que haviam cultivado framboesas, abobrinhas e, estranhamente, morangos na temporada anterior.

Requisitos de substrato - leve, quebradiço e não fertilizado inicialmente... Isso pode ser, por exemplo, uma mistura de areia e floresta, tomada em proporções iguais. E você também pode levar 3 partes de vermicomposto, areia e turfa. Ou, por exemplo, combine 2 partes de relva com 1 parte de areia e turfa. O vermicomposto é fácil de encontrar em uma loja especializada, e a turfa deve ser desoxidada com farinha de dolomita (opcionalmente, cal) antes do uso.

Uma etapa obrigatória do preparo do solo é a destruição de pragas. Para fazer isso, a terra pode ser mantida no forno a 200 graus por 20 minutos.Se você não quiser lidar com altas temperaturas, existe outra opção: congele a terra enviando um recipiente com ela para fora. Afinal, o aquecimento também requer um resfriamento posterior, a terra terá que ser resfriada por 2 semanas. E esse tempo será gasto na estratificação das sementes.

Agora vamos ver como escolher o recipiente certo para as mudas.

  • Cassetes de plástico. São fáceis de encontrar em uma loja que vende de tudo para jardineiros. Apenas uma semente pode ser colocada em cada recipiente. Furos de drenagem em tais cassetes já foram feitos, o comprador só terá que encontrar um palete.
  • Caixas em tábuas (caseiras). São contêineres reutilizáveis ​​que vão durar mais de cinco anos. Porém, todas as vezes após o uso e antes de uma nova "chamada", eles devem ser desinfetados.
  • Panelas de turfa. Outra opção popular e acessível. Elas são plantadas no solo diretamente com as mudas, o que é muito conveniente. Mas, infelizmente, muitas vezes você pode comprar uma opção malsucedida e de baixa qualidade, uma falsificação total. Portanto, se o levarmos, então em lojas com uma boa reputação.
  • Copos de papel / plástico. É muito fácil transplantar mudas deles, mas serão necessários recipientes para o transporte.
  • Embalagem incolor para biscoitos, bolos e outros. Eles também têm orifícios de drenagem. E outra grande vantagem é que esses pacotes geralmente são equipados com tampas.

Antes de enchê-lo com terra, qualquer recipiente deve ser limpo com um pano embebido em uma solução de permanganato de potássio.

Como plantar corretamente?

Os recipientes, já cheios com a mistura de solo preparada, estão quase prontos para o plantio das sementes. O solo precisa ser compactado um pouco, regado. Em seguida, pequenos sulcos são feitos nele, nos quais as sementes são colocadas.

E não é necessário cobrir as sementes com solo após o plantio, isso afeta negativamente a germinação.

Procedimento adicional.

  • Umedeça um pouco o solo, cubra cada recipiente com uma tampa transparente... Em vez de uma tampa, você pode pegar vidro ou filme.
  • A condensação aparecerá na tampa. Se houver muito, os recipientes devem ser ventilados, se não houver, rega-se a terra com um borrifador.
  • O local onde as mudas são plantadas deve ser bem iluminado e aquecido. Mas as plantas precisam ser protegidas da luz solar direta.

A estratificação de sementes com neve é ​​uma ótima maneira de avançar na germinação de sementes com sucesso. Você precisa encher a caixa com terra cerca de 2/3 e, em seguida, cobri-la com uma densa camada de neve. Precisa ser um pouco pisoteado. As sementes embebidas são colocadas na superfície, a caixa é enviada para a geladeira por 15 dias. As sementes são bem regadas com neve derretida, graças a isso são lançadas no solo.

Depois disso, os recipientes são transferidos para um local aquecido, o cuidado torna-se tradicional.

Se o jardineiro já conseguiu preparar os copos para sentar individualmente, tudo é feito da mesma forma, apenas com o cálculo de 1 semente por 1 recipiente. Os especialistas aconselham o plantio de sementes germinadas em recipientes separados, que proporcionem a melhor porcentagem de germinação.

Mais cuidados

As mudas de morango adoram o calor, portanto, durante a primeira semana e meia de cultivo, é preciso manter a temperatura em + 21 ... 23 graus, não abaixe abaixo dessas marcas. Aí já é possível reduzir para +18 graus, as mudas vão sofrer essa diminuição. Mas se a temperatura, ao contrário, estiver acima do normal, os brotos esticarão significativamente e, infelizmente, enfraquecerão. A luz natural por 14 horas de luz do dia, é claro, não é suficiente. Portanto, os peitoris das janelas são equipados com lâmpadas ultravioleta.

Rega

Os rebentos não toleram secas, mas a rega excessiva é contra-indicada para eles. Portanto, é necessário um regime de irrigação ideal, o chamado meio-ouro. Idealmente, o substrato deve estar sempre úmido; simplesmente não pode ser permitido que seque. A rega é realizada pela manhã, é necessário derramar água pela raiz.

A água não deve cair nas folhas. É aconselhável usar água decantada e aquecida para irrigação.

É mais conveniente regar as mudas com uma pipeta ou seringa sem agulha. Água derretida é sempre preferível à água da torneira.

Picking

Se as bagas forem plantadas em um recipiente comum, as mudas terão que ser transplantadas para recipientes separados. É necessário mergulhar um morango somente depois que ele tiver 3 folhas reais. E isso não acontece antes de 3 semanas após a semeadura, ou mesmo após todas as 6 semanas.

Vamos analisar as características da escolha.

  • Para não prejudicar as raízes das mudas, são utilizados dispositivos especiais, por exemplo, tubos de suco.
  • 30 minutos antes da colheita, as mudas são regadas com água com estimulador HB-101 (na proporção de 0,5 litro de água para 1 gota do agente). Isso tornará o processo de transplante mais fácil.
  • Os potes de solo são preparados com antecedência. A mistura de solo é usada da mesma forma que para as sementes. O solo no vaso deve ser regado, um buraco é feito nele. Os brotos do solo são retirados com a maior precisão possível, é melhor capturar os esparsos com um pedaço de terra. Mas se os brotos estiverem engrossados, é preciso arrancar vários de uma vez e dividir, liberando as raízes, que, por sua vez, precisam ser lavadas.
  • As mudas são enviadas para as covas, as raízes devem ser esticadas antes do plantio, caso contrário podem dobrar para cima. Raízes longas também podem ser encurtadas.
  • Polvilhe a planta transplantada com solo compacto. Com solo seco, você pode irrigá-lo com uma colher de chá de água usando o mesmo estimulante de crescimento. Em seguida, os vasos são enviados para a estufa, tampados com uma tampa transparente. Eles são colocados em uma caixa, que por sua vez é colocada em um saco plástico.

Para mudas, escolha um local claro, mas não sob luz solar direta.

Top curativo

O solo sob os morangos, enquanto as sementes estão germinando, esgota-se rapidamente. A planta retira instantaneamente nutrientes dela.

A primeira alimentação cai no período em que 2-3 folhas verdadeiras apareceram no broto.

Mudas de recipientes comuns serão alimentadas no quinto dia após a colheita. Em seguida, os fertilizantes serão aplicados uma vez a cada 1,5 semanas. Os fertilizantes minerais complexos são usados ​​para esse fim, por exemplo, nitrophoska. "Fertika", "Solução" também são adequados.

Dicas úteis

Este parágrafo contém recomendações importantes que serão especialmente úteis para estreantes, aqueles que primeiro decidiram começar a cultivar morangos a partir de sementes.

  1. Todo mundo quer contar com a colheita do primeiro ano, mas é preciso ter visão. Não há necessidade de pressa. Para mudas que foram plantadas em local permanente, é melhor cortar os caules das flores no verão. Os arbustos só ganharão força com isso, e no ano que vem a colheita será excelente.
  2. As mudas são vulneráveis ​​a pragas, a primeira delas é o ácaro-aranha. Você pode se livrar dele com agentes acaricidas.
  3. A colheita é um procedimento importante, mas nem sempre é 100% necessário. Se os brotos de um recipiente comum não interferirem uns com os outros, não há necessidade de perturbá-los. O transplante, infelizmente, costuma estar associado à morte de mudas.
  4. Caixas de leite e suco - recipientes indesejados para o cultivo de sementes de morango... Eles possuem uma camada de filme especial que é indesejável para o microclima e as trocas de ar no tanque. As mudas que crescem ali se desenvolvem muito pior do que no mesmo vaso de turfa (e até mesmo de plástico).
  5. Você não deve se apressar para abrir as mudas cultivadas. A princípio, basta movimentar um pouco a tampa, depois abri-la um pouco, aumentando gradativamente o tempo de abertura. As plantas devem se adaptar com calma ao seu ambiente.
  6. Se você exagerar na rega, a planta pode reagir a isso com o aparecimento de um fenômeno indesejável como uma perna preta. Se for encontrado, as mudas devem ser imediatamente transferidas para outro solo saudável. Ao regar, um fungicida deve ser adicionado.
  7. Se são morangos de interior que são cultivados, você precisa pegar potes para ela com um volume de 3 litros e uma altura de cerca de 15 cm.
  8. O endurecimento das mudas, necessário antes do plantio no solo, deve ser suave. Primeiro, as plantas são retiradas na varanda ou na estufa por 15 minutos, não mais. O tempo aumenta gradativamente e chega a várias horas.
  9. Recomenda-se o transplante de morangos para o solo da rua durante o período em que o solo aqueceu até +15 graus.
  10. Se as primeiras folhas das mudas começarem a amarelar, é um sinal claro de que a rega deve ser reduzida. Mas, em geral, as plantas amarelas indicam que as queimaduras solares também as ameaçam. Os morangos devem ser sombreados.

E, é claro, as sementes velhas não devem ser usadas para a propagação de frutos silvestres. Este é um risco raramente justificado.

Experimentos de jardim bem-sucedidos!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário