Tudo sobre camas de pirâmide de morango
Os leitos da pirâmide usam racionalmente a superfície de aterrissagem direcionada para cima, e não ao longo do plano horizontal. Este método ajuda a salvar o território do lote. Você mesmo pode fazer uma cama com várias ferramentas disponíveis. No artigo, vamos dizer a você como fazer isso, que tipos de pirâmides existem e como cultivar morangos nelas.
Vantagens e desvantagens
As camas em forma de pirâmide são feitas de materiais diferentes, mas na maioria das vezes de madeira. A estrutura montada é instalada em local preparado para isso, coberto com drenagem e solo. Uma cumeeira bem executada possui um sistema de irrigação por gotejamento, cuja instalação é realizada antes mesmo do preenchimento da pirâmide com solo.
Agora vamos descobrir quais são as vantagens e desvantagens do design descrito. Vamos começar com os pontos positivos.
-
A primeira coisa que chama a sua atenção é a economia de espaço. Em um terreno de 1x1 m, pode-se plantar uma massa de morangos, alongando a área de plantio, apenas para o ar, e não para os lados, tirando terras preciosas do jardim.
-
É mais fácil cuidar da pirâmide, não há necessidade de se abaixar e agachar.
-
O solo de aterramento é tratado de fungos, bactérias, insetos, ervas daninhas. Quase não requer remoção de ervas daninhas. Se mudas saudáveis forem plantadas, as plantas não atacam pragas e doenças, que geralmente são causadas por solo infectado.
-
Ao regar a pirâmide, o excesso de umidade flui para baixo e não leva à decomposição das raízes.
-
O slide é o primeiro a receber os raios de sol no local. Na primavera e nas manhãs frias, aquece mais rápido do que as camas horizontais, de que gostam muito os morangos.
-
As bagas localizadas nas camadas pendem da pirâmide sem entrar em contato com o solo, portanto, não apodrecem e permanecem sempre limpas.
-
A estrutura pode ser feita com materiais antigos improvisados, cuja variedade permite sonhar, mostrar a sua criatividade.
-
Um escorregador lindamente construído, com espaços verdes e frutos claros, chama a atenção e torna-se uma verdadeira decoração do enredo pessoal.
As camas, feitas em forma de escorregador, têm seus inconvenientes, mais conhecidos antes da construção da pirâmide.
-
Você terá que despender tempo na construção do jardim e, se o construir com novos materiais, também terá de gastar dinheiro.
-
A terra, isolada do terreno comum, seca rapidamente, congela e se esgota. Isso significa que muitas vezes você terá que regar e alimentar o canteiro do jardim. E no inverno, em áreas com clima frio, você precisará de isolamento para o jardim.
-
O problema com a umidade do solo pode ser resolvido com a introdução de um sistema de irrigação por gotejamento na pirâmide, mas isso acarretará em custos adicionais de tempo e dinheiro.
Visão geral da espécie
As lâminas de nível para morangos são construídas em tamanhos diferentes, usando todos os tipos de materiais. Estruturalmente, você pode encontrar muitas formas peculiares, são redondas, quadradas, triangulares, retangulares, multifacetadas, escalonadas (em forma de escada) e de geometria complexa.
Para compreender a variedade de leitos em cascata, é melhor considerá-los de acordo com dois critérios: pelo design e pelo material de fabricação.
Por tipo de construção
As molduras para canteiros de flores de vários andares não são produzidas em produção, são feitas de forma independente, em casa, com a imaginação própria. Portanto, você pode encontrar as opções mais imprevisíveis. Vamos considerar os designs de vários níveis mais populares.
-
Quadrado. É considerado um design clássico.São os seus jardineiros que mais frequentemente instalam nos seus terrenos. A pirâmide consiste em cercas quadradas de vários tamanhos, que se alinham em ordem decrescente, do grande ao pequeno quadrado. A altura não é limitada, mas deve-se lembrar que quanto mais alta a estrutura, mais pressão ela exerce sobre o quadrado inferior e deve ser maior. Se as pirâmides forem muito altas, é difícil cuidar das camadas superiores devido à falta de capacidade de se aproximar.
-
Os quadrados podem ser usados para construir geometrias mais complexas., se cada cama subsequente for instalada não uma sobre a outra, mas com uma volta.
-
Retangular. Por sua estrutura, uma cama retangular de várias camadas não é muito diferente de uma quadrada. O canteiro ocupa uma grande área do terreno, mas também tem mais área de plantio.
-
Triangular. A área de um triângulo é menor que um quadrado ou retângulo. Para cultivar safras suficientes em tal pirâmide, ela é direcionada para cima usando uma estrutura de várias camadas. Devido à pequena base do fundo, é fácil chegar a qualquer parte da estrutura, o que facilita o cuidado das plantas.
-
Multifacetado. Poliedros pequenos têm uma aparência esteticamente agradável. Exibidos na calçada, eles se transformam em belas estruturas decorativas para qualquer local.
-
Volta. Canteiros piramidais redondos são mais parecidos com canteiros de flores. Eles têm uma boa aparência e oferecem bastante espaço.
Qualquer uma das estruturas acima pode ter duas, três ou várias camadas, a altura e a escala dependem dos desejos do jardineiro.
Por material de fabricação
Se você fantasiar, um canteiro voltado para cima pode ser feito de qualquer coisa - madeira, meio-fio, blocos ocos, metal, pode ser feito de uma rede de arame ou pneus. Vamos nos deter em cada material com mais detalhes.
Madeira
Na maioria das vezes, as tábuas são usadas para fazer canteiros piramidais. Eles apodrecem no solo, mas isso não impede os jardineiros qualificados. As pranchas produzem de forma rápida e fácil meios-fios de diferentes tamanhos para uma estrutura crescente.
Se a madeira for tratada com um anti-séptico, os produtos de pinho durarão pelo menos 5 anos, e de árvores duras - até 10 anos.
Borracha (pneus de carro)
Ao contrário da madeira, os pneus não apodrecem, eles seguram o solo com firmeza e confiabilidade. Selecionados em vários tamanhos, os pneus formam um deslizamento resistente e virtualmente eterno. Mas as camas dos mesmos produtos também parecem boas. Em termos de estética, os pneus são inferiores à madeira e, para melhorar o seu aspecto, os jardineiros pintam o escorrega com cores diferentes.
Metal
O metal mantém o solo bem, mas corrói e começa a se deteriorar com a umidade com o tempo. Para desacelerar esse processo, a estrutura é pintada.
Os produtos de metal são feitos por soldagem ou rebitados.
Tijolos, pedras, blocos ocos
Canteiros de jardim feitos de tijolos, pedras, blocos e outras estruturas de concreto deixadas após a construção ou reparo têm uma boa aparência. Os elementos ocos são especialmente adequados para canteiros de flores, nos quais o solo é derramado e 1-2 mudas são plantadas. Essa cama definitivamente não vai apodrecer e enferrujar, vai durar muito tempo até que os próprios donos decidam se livrar dela.
Feltro para telhados, rede de malha
As camas verticais são construídas com telhas, redes, fibras agrícolas, de tudo o que você pode embrulhar o solo, amarrá-lo e fixá-lo verticalmente.
Furos são feitos nas estruturas ao longo das superfícies laterais e as mudas são plantadas neles.
Recursos de acomodação
Uma cama lindamente decorada pode ser instalada no pátio da casa em vez de um canteiro de flores. Vai se tornar uma decoração da área local, bem como uma fonte de deliciosas e doces frutas silvestres. No pátio, a pirâmide está instalada no gramado, seixos, calçada. Quanto mais dura for a base, mais estável ela permanecerá. Para evitar que a pirâmide seja inclinada, o local de instalação é verificado com um nível de edifício (nível de bolha). As irregularidades detectadas são eliminadas.
Onde houver canteiro alto, no quintal ou no jardim, escolhe-se um local ensolarado, caso contrário, demorará muito para esperar os frutos maduros. Se a base do canteiro estiver em contato com o solo, antes mesmo da instalação da pirâmide, o solo deve ser coberto com uma tela de metal, que protegerá as raízes das plantas dos roedores.
Ao colocar um canteiro de jardim, você precisa cuidar da rega. A fonte de água deve estar próxima, caso contrário, você terá que carregar a água com as mãos.
Como fazer isso sozinho?
Antes de começar a montar uma pirâmide de morango, você precisa encontrar uma área ensolarada para ela, alinhá-la, desenhar um diagrama, decidir o material (será feito de madeira, canos, tijolos, metal). Você não precisa de plantas para construir um canteiro de flores com pneus velhos. Em seguida, eles realizam ações preparatórias.
-
Primeiro, eles se fornecem materiais e ferramentas de construção. Para o trabalho, você precisará de placas de 25-30 mm de espessura e 25 cm de largura, parafusos auto-roscantes, cantos, uma serra ou um quebra-cabeças. A madeira é impregnada com um anti-séptico, por exemplo, uma solução de sulfato de cobre a 7%, e então coberta com uma mancha. Para processar o material, use escovas ou pistola pulverizadora.
-
A área preparada é coberta com uma rede, para que ratos, toupeiras, hamsters não subam no canteiro de flores. Os parâmetros da rede devem ultrapassar o tamanho das camas em 40 cm.
-
A tela é coberta com turfa de 10 cm de altura, por onde o excesso de umidade será retirado da pirâmide.
-
Em seguida (após a instalação da estrutura) o solo preparado é colocado sobre a turfa em camadas, alternando com o composto.
-
As bordas dos canteiros onde crescerão os morangos são formadas a partir de solo fértil tratado com bactérias e fertilizado.
O processo de fazer uma pirâmide é determinado pelas seguintes etapas.
-
As pranchas são serradas de acordo com as dimensões indicadas no desenho. Se o primeiro quadrado tiver 220x220 cm, cada um subsequente terá 50 cm a menos - 170x170 cm, 120x120 cm. Tal canteiro, a pedido do jardineiro, pode conter de 3 a 5 camadas (quadrados).
-
As caixas são montadas com parafusos auto-roscantes, as extremidades são reforçadas com cantos de construção.
-
Para que uma caixa menor possa ser instalada em uma caixa grande, 2 tiras são fixadas na superfície de cada estrutura.
-
Nesta fase, o produto de madeira pode ser pintado em qualquer cor adequada. Quando estiver cheio de terra, será difícil pintar.
-
Em seguida, eles estão trabalhando em um sistema de irrigação por gotejamento. Eles pegam um cano de esgoto de polipropileno e fazem muitos pequenos orifícios nele. Em seguida, espuma de borracha é colocada dentro do tubo, ficará saturada de umidade e será distribuída uniformemente pelo jardim. A parte inferior do produto é fechada com um tampão.
-
O tubo preparado é colocado verticalmente no centro da pirâmide. Polvilhe com terra por todos os lados, que irá segurá-la.
-
As caixas são instaladas por sua vez e cobertas com composto e terra. O solo deve ser ligeiramente umedecido com água para eliminar os vazios e a subsidência do solo.
As nuances do cultivo de morangos
Os morangos são plantados na primavera, verão e outono. O horário é especificado de acordo com as condições climáticas da região. Por exemplo, na Rússia central, as mudas podem ser plantadas em maio, agosto e setembro.
Preparação do solo
O leito piramidal terá pouco contato com o solo circundante. Rede de malha e meio-fio limitando esse contato ao mínimo. Isso significa que, em um solo devidamente preparado, as mudas cuidadosamente selecionadas não ficarão realmente doentes no futuro.
Mas esses canteiros também têm o reverso da moeda - o enriquecimento natural do solo também não ocorrerá. Isso significa que é necessário trabalhar com o solo antes de preencher a seção do canteiro. E você terá que alimentar as plantas durante toda a sua vida.
Deve ser lembrado que os morangos adoram solo ligeiramente ácido. Os aditivos de gesso ajudam a aumentar a acidez e os compostos de cal ajudam a extinguir.
Para destruir micróbios, fungos e larvas de insetos, o solo pode ser molhado com água fervente antes de ser enchido e depois seco. Ou use produtos químicos como líquido bordalês três por cento, permanganato de potássio (4-5%), fungicidas TMTD (50 g por metro quadrado), Roundup (100 g por balde de água).
Fertilizantes
É preciso trabalhar com cuidado na composição do solo, para alimentá-lo bem, porque no futuro simplesmente não terá para onde levar os nutrientes. Os fertilizantes minerais e a matéria orgânica são usados como fertilizantes:
-
fosfatos e fertilizantes de potássio são misturados com o solo a uma taxa de 10-12 g por metro quadrado;
-
farinha de dolomita (200-250 g por 1 m²) é usada se for necessário para reduzir a acidez do solo;
-
use composto ou turfa misturada com esterco ou excrementos de galinha;
-
o potássio é preparado a partir de cinzas, é capaz de saturar o solo com muitos minerais;
-
durante a alimentação de outono, são usados superfosfatos, nitrofosfato ou ureia.
Material de plantio
Para colher um alto rendimento de um leito piramidal, você precisa plantar variedades com um sistema radicular não muito poderoso, que sejam resistentes à seca e ao congelamento. Você deve escolher os tipos de morangos de acordo com as condições climáticas da sua região.
Antes de colocar a muda no solo, você deve examiná-la cuidadosamente. Folhas (5-7 unid.) Devem ter uma cor verde saudável, uniforme e rica. À menor suspeita de uma doença, o arbusto deve ser adiado. Em um espaço virtualmente fechado de um canteiro de flores, toda a plantação pode ficar doente por causa de vários arbustos afetados.
Cada planta deve ter raízes fortes e uma roseta em um caule curto e grosso e um grande botão central.
Aterrissagem
É melhor plantar morangos à noite a uma temperatura de 18-20 graus Celsius. Antes de colocar no solo, as raízes do material de plantio podem ser seguradas em um estimulador de crescimento. Mas você não pode fazer isso, mas transplante as mudas junto com um torrão de terra.
Em cada camada, os canteiros são perfurados até a profundidade do sistema radicular das mudas. Seu número deve corresponder a:
-
a primeira camada - 7 plantas de cada lado;
-
o segundo - 5 arbustos cada (um total de 20 peças por camada);
-
o terceiro - 4 mudas;
-
o quarto - três plantas;
-
o quinto - dois arbustos em todos os lados.
No total, devem ser 84 mudas de morango.
Antes do plantio, as reentrâncias são levemente regadas com água. Cada arbusto é plantado em um buraco, borrifado com terra, levemente socado, removendo os vazios e permitindo que as raízes entrem em contato com o solo. É importante que, após o plantio, o cerne do arbusto não seja cavado, mas se eleve acima do solo, caso contrário, os problemas começarão com a planta.
Após o plantio da cultura, todo o canteiro do jardim é regado. Posteriormente, ao regar, um estimulador de crescimento de plantas pode ser adicionado à água.
Cuidado
Se os morangos forem plantados muito cedo, você precisará monitorar as leituras de temperatura. Antecipando a geada, o canteiro de flores é coberto com geotêxteis ou agrofibras.
No futuro, a rega é realizada uma vez a cada 3-7 dias, dependendo da temperatura do ar e da secagem do solo. Fertilize o jardim uma vez por mês. Para o inverno, o morro é coberto com ramos de abeto ou polietileno.
O comentário foi enviado com sucesso.