- Autores: Alemanha, 1954
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 9-10 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1,5 kg por arbusto, 5-7 t / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: alto, compacto
O morango de jardim Zenga Zengana é uma variedade única. Muitos o consideram o padrão entre os morangos, já que a cultura é despretensiosa e tem boa produção.
História de criação da variedade
O morango Senga Sengana foi cultivado pela primeira vez pelo criador Reinhold von Sengbusch em Hamburgo. O professor cruzou duas espécies - Marche e Sieger, para obter uma baga, que mais tarde poderia ser profundamente congelada. A principal tarefa era criar uma nova cultura que se adaptasse perfeitamente a uma variedade de condições climáticas e fosse adequada para o cultivo em diferentes áreas.
O trabalho de cruzamento começou em 1942 e a variedade foi colocada à venda em 1952. A cultura foi trazida para a União Soviética em 1969, mas não chegou oficialmente ao mercado depois de todos os testes até 1972.
Descrição da variedade
O morango Zenga Zengana é uma variedade de maturação tardia. Os arbustos são eretos, pequenos. As folhas são de cor verde escura, de tamanho médio, arredondadas com bordas recortadas. As flores são brancas e encontram-se diretamente sob as folhas.
Na época da criação dessa cultura, a principal característica era a capacidade de congelá-la. Hoje em dia, muitas variedades se distinguem por essa habilidade. Mas o Zenga tem uma série de outras vantagens:
alta produtividade;
bagas grandes;
Sabor fantástico;
transportabilidade;
a capacidade de crescer em qualquer solo;
a capacidade de dar frutos mesmo com uma pequena quantidade de luz.
Esta espécie pode resistir ao calor extremo, seca e até geadas sem problemas. As desvantagens incluem a necessidade de polinizadores e tendência a doenças.
Termos de amadurecimento
A cultura amadurece tarde, pertence à categoria das variedades de amadurecimento tardio. A floração começa no final de maio e os primeiros frutos aparecem em algum momento de junho. Ele atua como um representante de um curto período de luz do dia, portanto, não é reparável. A cultura só dá frutos uma vez por temporada. Existem poucas antenas no mato, a principal tarefa da planta é a formação de novos frutos.
Produção
Os morangos Zenga Zengana são considerados de alto rendimento. Uma característica distintiva da variedade é o florescimento simultâneo e posterior amadurecimento, ou seja, decorrem cerca de 7 a 14 dias entre o conjunto da cor e a frutificação. Mais de 30 ou mesmo 50 bagas podem crescer e amadurecer em um arbusto, portanto, verifica-se que, em média, um pequeno arbusto pode trazer até 0,5 kg e um arbusto maior pode chegar a 1-1,5 kg de bagas. No final da safra, os frutos no mato amadurecem menores, ou seja, os primeiros bagos podem pesar até 30 ge os posteriores - em média até 10 g. Com a idade, a frutificação dos arbustos piora , e o número de bagas torna-se menor.
Bagas e seu sabor
Os bagos são grandes, com um tamanho médio de 10 g, os primeiros, claro, pesam mais - 30-40 g.O formato do fruto é largo-cónico, angular, sem gargalo. A casca é um vermelho suculento ou vermelho escuro, o brilho está presente. A baga é densa, suculenta e a polpa é homogênea. As sementes estão profundamente plantadas.
O sabor é doce e azedo, diretamente dependente da quantidade de sol recebida, bem como da cor.
Recursos crescentes
As mudas são necessárias para criar uma cultura. O caule deve ser firme e verde brilhante, e o colo da raiz deve ter 5 cm de diâmetro. As raízes devem estar em ordem para que a planta crie raízes.
Mudas em regiões de clima temperado são plantadas na primavera, podem ser plantadas no verão e até no outono, mas neste caso, a colheita deverá ser esperada apenas para a próxima safra.
Não se deve plantar a planta em locais onde anteriormente cresciam framboesas ou groselhas, uma vez que estas plantas sofrem das mesmas doenças, deve-se também evitar a vizinhança com elas.
Muitas pessoas sabem que os morangos Zenga são despretensiosos na escolha do solo, mas isso não é inteiramente verdade. A variedade possui certas preferências que devem ser levadas em consideração no momento do plantio. Esta cultura cresce melhor em solo solto, como argila.
Seleção do local e preparação do solo
Os pés de morango são compactos, portanto, no plantio de mudas em uma fileira, é necessário manter uma distância de 25 cm entre eles, sendo que a distância entre as fileiras é de cerca de 35 cm, no mínimo.
O solo deve ser coberto com cobertura morta, e você também pode usar uma película escura ou qualquer outro material, mas não tecido. Isso é necessário para que o solo não aqueça muito durante a estação quente. Você pode colocar palha em cima.
A umidade deve ser mantida usando um sistema de irrigação.
O local deve ser bem iluminado pelo sol, não só a cor dos bagos depende disso, mas também o seu sabor. A água não deve estagnar no solo, porque então ela secará muito, e isso pode afetar o sistema radicular ou os frutos, que ficarão encharcados e apodrecerão em tal ambiente.
Nos cumes são cavados buracos, igual ao número de mudas, com profundidade de 20 cm, em cada buraco deve haver um pequeno montículo de terra. A muda é imersa no buraco, as raízes são esticadas para que não se quebrem. Em seguida, as raízes são cobertas com terra, a terra é socada ao redor do caule para que ele não se incline. Cada arbusto deve ser derramado com água morna, você pode cobrir com húmus ou serragem. Não use musgo ou folhas como cobertura morta. No caso de usar filme preto, você pode aplicar cobertura morta mais tarde.
Polinização
Uma das desvantagens dos morangos é que eles não podem se autopolinizar, pois possuem apenas flores femininas. Portanto, para polinizar a planta, os jardineiros selecionam variedades polinizadoras que florescem ao mesmo tempo que o Zenga, ou seja, no final de maio.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Como qualquer variedade, o morango está sujeito a ser atacado por uma série de doenças e pragas. Um dos principais inimigos é o ácaro do morango. Ele está localizado na própria roseta da planta, em seu núcleo, e é bastante difícil entender que está lá, já que o ácaro é pequeno e transparente.
Um indicador de que a planta está sofrendo de carrapato é o fato de as folhas novas crescerem com cobertura não uniforme, em locais como se estivessem com "bolhas". Eles se curvam rapidamente e parecem muito secos. O crescimento das bagas diminui, assim como o próprio arbusto, pois deixa de receber os componentes necessários, que o carrapato "come". Para combater o ácaro do morango, o arbusto deve ser tratado com um remédio contra pragas, por exemplo, o "Iskra M".
A segunda doença de que os morangos Zenga Zengana sofrem é uma infecção fúngica da podridão cinzenta - pode arruinar até 90% da colheita. Neste caso, os bagos sofrem, ficam cobertos de uma flor escura, que se assemelha a bolor, apenas com pilosidade. E, posteriormente, as bagas começam a apodrecer. Para combater a infecção, os arbustos devem ser polinizados com produtos químicos.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A forma mais comum de criar morangos entre os jardineiros é dividindo-os. Para fazer isso, você precisa escolher um arbusto grande, uma criança de 4 anos é mais adequada. Deve-se desenterrar, retirar a folhagem seca, mergulhar as raízes na água, deixar de molho um pouco. E então divida por uma quantidade conveniente.
Não faz sentido compartilhar esta espécie com antenas, já que o morango Zenge emite pouquíssimos bigodes durante o período de frutificação. Normalmente, essa divisão ocorre naturalmente. Uma nova gavinha cresce no solo, formando uma nova roseta. O jardineiro deve apenas soltar o solo ao redor do arbusto novo e regá-lo.