- Autores: Rússia, S.D. Aitzhanova
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Tamanho, cm: comprimento 3-4 cm
- Peso: até 30 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: resistência à decomposição e deterioração
Nem todos os jardineiros russos estão familiarizados com a incrível variedade híbrida não reparável da minhoca de uso universal Kupchikha. Esta planta não é apenas útil, saborosa e aromática, mas também muito decorativa. Deve-se observar que esta é a única variedade zemplunnik inscrita no Registro Estadual em 2017. Além disso, a alta transportabilidade das frutas permite ao comerciante crescer em escala industrial para comercialização.
História de criação da variedade
As tentativas de cruzar morangos com morangos vêm acontecendo há muito tempo. Os resultados são positivos e negativos. Um dos mais bem-sucedidos é o proprietário de terras Kupchikha. O híbrido foi obtido em 1988 pelo criador da Universidade Agrária Bryansk S. D. Aitzhanova como resultado do cruzamento de morangos silvestres de noz-moscada europeus e morangos de jardim de frutos grandes. Oficialmente, não foi imediatamente reconhecido. Apenas algumas décadas depois, a esposa do comerciante foi incluída no Registro do Estado.
Descrição da variedade
A planta chama a atenção com um grande arbusto de 20-30 cm de altura, coberto com folhas largas de cor verde brilhante. O mato dá bigode, e seu número difere das condições de detenção. O número de pedúnculos aumenta com a idade - em plantas do primeiro ano até 10, depois 15 ou mais brotos.
A superfície da lâmina foliar é lisa e lustrosa, com bordas recortadas e leve pubescência, enquanto o pecíolo é bastante fofo. Durante a floração, os arbustos são cobertos por grandes flores brancas como a neve com um núcleo amarelo brilhante. A floração abundante praticamente esconde a massa verde. A esposa do comerciante é cultivada em campo aberto, em recipientes e em vasos, o que permite a colheita em regime de varanda. Como resultado da hibridização de morangos e morangos, um aroma de morango estável, doçura de sobremesa e despretensão para as condições agrícolas foram obtidos. Morangos premiam o Mercador com grandes frutos e produtividade.
Termos de amadurecimento
O híbrido pertence a plantas de período inicial e médio de maturação. O período de frutificação ocorre em meados de junho e posteriormente.
Regiões em crescimento
O híbrido é adaptado para quase todas as regiões da Federação Russa, já que seu cultivo é possível em estufas, bem como na Crimeia, Ucrânia e Bielo-Rússia.
Produção
O híbrido é caracterizado por um alto rendimento - até 1 kg por arbusto.
Bagas e seu sabor
Uma grande baga oblonga tem um contorno ondulado característico - no final, os frutos podem ter duas, três, quatro pontas. Os frutos são vermelho-escuros com tonalidade púrpura. A massa da baga chega a 30 gramas com comprimento médio de 3-4 cm. A polpa doce, suculenta e densa com aroma rico a morango tem a pontuação mais alta de acordo com um sistema de degustação de 5 pontos - 5 pontos.
Recursos crescentes
Uma das características da minhoca Kupchikha é sua alta capacidade adaptativa - ela pode crescer e dar frutos não apenas em áreas ensolaradas, mas também em sombra parcial. Isso possibilita o uso funcional do terreno ao redor das árvores frutíferas - peras, ameixas, macieiras e outras. O plantio em locais com escurecimento periódico retarda ligeiramente o amadurecimento dos frutos, mas, o que é mais importante, o fruto fica maior do que ao sol. O híbrido tolera bem altas temperaturas, mas durante os períodos de seca precisa ser regado. A aspersão é contra-indicada para plantações jovens, mas os arbustos adultos são irrigados com irrigação de topo - nas folhas.
Seleção do local e preparação do solo
Para o plantio, escolha um solo bem drenado, sem estagnação de nascentes e camadas próximas de lençóis freáticos. O plantio após a erva-moura quase 100% garante a derrota das plantas pela requeima. Não é recomendado reservar lugares para um abrigo próximo às framboesas - elas tendem às mesmas doenças e são afetadas pelas mesmas pragas. O solo deve ser leve, fértil (franco-arenoso, franco-argiloso com pH neutro), cheio de matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos.
Polinização
A variedade floresce com flores bissexuais e se autopoliniza bem.
Top curativo
A taxa tradicional de cobertura é de quatro vezes, desde que o abrigo pareça bem. E isso significa um excelente desenvolvimento da massa vegetativa, o crescimento dos ovários e o amadurecimento dos frutos. Se a opressão das plantações for perceptível, a frequência de fertilização aumenta. Na primavera, a esposa do comerciante precisa de nitrogênio e fertilizantes complexos, na época da brotação e após a colheita são introduzidos compostos potássio-fósforo, no outono é a vez da matéria orgânica.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar de sua boa resistência de inverno, o híbrido tolera bem temperaturas de até -25 graus; em regiões com invernos frios, a planta precisa de abrigo adicional. A esposa do comerciante está coberta com ramos de abeto, cobertura de palha, folhagem, copas de endro. Ao organizar a proteção de inverno, é necessário cuidar da sua permeabilidade ao ar e da ausência de longa umidade na primavera, caso contrário o abrigo pode apodrecer.
Doenças e pragas
Apesar de sua alta resistência a doenças, a planta necessita de tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas. Isso ajudará a evitar o ataque de doenças fúngicas e insetos parasitas, por exemplo, podridão cinzenta, gorgulho-framboesa e outros. Entre os meios mais comuns usados pelos jardineiros estão a solução de sulfato de cobre, líquido bordalês, "Karbofos", "Aktara", "Inta-Vir". Residentes de verão experientes aconselham afrouxar os corredores no outono para destruir os locais de inverno dos parasitas. O ácaro do morango dá até quatro gerações durante o período vegetativo, por isso no início da primavera é necessário derramar as plantações com água quente, mas não com água fervente, para não ferver as plantas. A temperatura da água deve estar na faixa de 55-60 ° C. Outro remédio eficaz é considerado a cobertura hermética das cristas com filme plástico em climas quentes na primavera e no outono. A alta temperatura queima a folhagem junto com os parasitas e, então, uma massa vegetativa saudável cresce. Se a maior parte das plantações foram afetadas por doenças e pragas, é necessário cortar todos os arbustos após a colheita, deixando apenas os corações. Após medidas complexas, as plantas saudáveis crescerão.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
As sementes não são propagadas pela minhoca, uma vez que é um híbrido, e as plantas jovens não retêm suas propriedades parentais. É necessário usar material de plantio obtido a partir de brotos de bigode enraizados. Como são poucos (as rosetas jovens são freqüentemente afetadas por ancilóstomos), são bastante caros. Mas ainda é possível criar uma plantação de várias plantas em seu próprio terreno, se você monitorar cuidadosamente a saúde da colheita.