- Autores: Instituto de Pesquisa Agrícola da Letônia
- Gosto: prazeroso
- O tamanho: ampla
- Peso: até 30 g
- Produção: 1,8 kg por sq. m
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: forte, ligeiramente espalhado
- Cor de baga: vermelho
- Resistência de inverno: médio
O morango Junia Smides é uma variedade que possui inúmeras virtudes que há muitos anos atraem os jardineiros.
História de criação da variedade
Junija Smides é o resultado do trabalho de criadores letões. Esta variedade foi desenvolvida no Instituto de Pesquisa Agrícola da Letônia, cruzando Haverland e uma mistura de pólen de diferentes variedades de morango.
Descrição da variedade
Arbustos semi-extensos, bastante poderosos. Os pedúnculos são bastante grossos, localizam-se ligeiramente abaixo da folhagem. Isso os torna não muito perceptíveis para várias aves, o que tem um efeito benéfico na segurança da cultura. A folhagem é brilhante, de um verde intenso.
Termos de amadurecimento
Os morangos Junia Smides são classificados como variedades de maturação precoce ou intermediária, dependendo da área específica. As bagas da primeira vaga podem ser retiradas no dia 20 de maio.
Regiões em crescimento
De acordo com as entradas no Registro do Estado, esta variedade de morango é recomendada para cultivo nas regiões de Volgo-Vyatka, Centro, Oeste da Sibéria e Noroeste.
Produção
A maior colheita é observada no terceiro ano. Nesse momento, um poderoso sistema de raiz está se desenvolvendo. O rendimento máximo pode chegar a até 1 quilo de um arbusto por temporada. Com cuidado constante e adequado, o rendimento será bastante alto.
Bagas e seu sabor
As bagas de Junia Smides são de tamanho médio, vermelhas, com tendência a se desintegrar. Apenas os primeiros frutos maduros são grandes. Seu peso é de aproximadamente 30 gramas, e os frutos subseqüentes são menores (10-15 gramas). Bagas maduras não estão sujeitas a deterioração ou derramamento.
O formato dos bagos é cônico-rombudo, a casca é densa. A polpa da fruta é perfumada, suculenta, sem lacunas. O sabor dos morangos é doce, sem doçura excessiva, com uma acidez quase imperceptível. Frutas resfriadas podem ser armazenadas por até 5 dias.
Recursos crescentes
Como Junia Smides é uma variedade relativamente precoce, é recomendável organizar o local no outono, cerca de um mês antes da chegada da primeira geada. Ao plantar mudas no verão, uma boa colheita pode ser obtida já no próximo ano. Ao plantar, não enterre os arbustos muito profundamente, pois o colo da raiz não deve ficar no solo, mas acima da superfície.
A distância entre arbustos individuais deve ser de aproximadamente 30-40 centímetros, e entre filas adjacentes - 50 centímetros. Após o plantio nas primeiras duas semanas, a planta precisa ser regada duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Esta variedade é muito tolerante à seca. Após a adaptação das mudas, a rega deve ser realizada duas vezes por semana. A irrigação por gotejamento pode ser aplicada.
Seleção do local e preparação do solo
É preferível escolher um local ensolarado e espaçoso para o plantio. Nesse caso, a água subterrânea não deve estar a mais de 70 centímetros da superfície. O solo deve ser ligeiramente ácido com uma acidez de pH 5,0-6,0 e solto.
Uma das peculiaridades da variedade é que ela cria raízes bastante precárias na proximidade de algumas plantas. Por exemplo, com tomates, batatas, pimentões e berinjelas.
Polinização
Ao plantar arbustos de morango em terreno aberto, a planta não precisa de polinização adicional. É realizado com a ajuda de insetos em caso de vento. Se a área para morangos for muito grande, é recomendável colocar colmeias perto do local.
Ao cultivar bagas em uma estufa ou estufa, é necessário fornecer plantas com polinização artificial. Para tanto, podem ser utilizados dois métodos: com o auxílio de um leque ou a polinização de cada flor com uma escova macia ou pincel. O segundo método é usado em pequenas áreas.
Top curativo
Para o adubo superior ao cavar um local, recomenda-se adicionar um balde de esterco podre e meio copo de cinza de madeira para cada 1 m2 de solo.
Para temperar, é preferível adicionar húmus (vaca ou cavalo). O curativo líquido é realizado 3-4 vezes por temporada, a primeira das quais ocorre no início da primavera. Além disso, os morangos podem ser alimentados com infusão de urtiga. Para fazer isso, 1/3 do recipiente preparado deve ser preenchido com urtigas frescas, cheio de água e deixado em repouso. Após 5 dias, pode-se alimentar a planta com a infusão resultante, que é diluída na proporção de 1: 3. Um arbusto exigirá 1 litro de mistura de nutrientes.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tolera muito bem as geadas da primavera. Nas regiões do norte, a variedade pode ser cultivada com sucesso se os arbustos forem protegidos para o inverno. Antes do inverno, os canteiros devem ser cuidadosamente limpos de folhagem seca e ervas daninhas. Para fins de abrigo, pode-se usar serragem, folhagem, agulhas, palha. Uma espessa camada de neve protege bem do congelamento.
Não use filme plástico como abrigo. Já durante o descongelamento, a condensação resultante pode causar mofo, o que causará a morte do arbusto de morango.
Doenças e pragas
Os morangos raramente ficam doentes com manchas ou podridão. Portanto, a planta pode ser cultivada sem o uso de produtos químicos. Como métodos profiláticos podem ser usados métodos populares ou drogas, por exemplo, "Fitoverm" ou "Fitosporina".
Em caso de chuvas prolongadas, você pode pulverizar os arbustos com uma solução de manganês para evitar o crescimento de mofo.
Os morangos podem ser estragados por vários insetos e pragas. Cinzas e areia são usadas para espantar lesmas com eficácia. Eles estão espalhados em camadas sob os arbustos de baga. A casca da cebola é usada para combater várias pragas. O processamento de camas de morango com este caldo é necessário à noite.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Morangos se reproduzem com antenas. A variedade de morango Junia Smides tem uma capacidade média de formar novas gavinhas. No entanto, o bigode é suficiente para permitir uma atualização do jardim.
Visão geral da revisão
Os consumidores que cultivam morangos Junia Smides para fins comerciais notam a alta resistência das bagas ao transporte. Isso permite manter uma apresentação atraente, mesmo no caso de transporte de longa distância.
Os jardineiros dizem que os adultos e principalmente as crianças gostam do sabor dos morangos frescos, e eles também são ótimos para fazer geleias, marmeladas, geléias e outras sobremesas.
Com a devida observância de todas as dicas agrotécnicas, o morango da variedade Junia Smides fará as delícias dos jardineiros com alta produtividade.