- Autores: Itália
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1,5-2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: tamanho médio
- Cor de baga: vermelho escuro
Na maioria das regiões da Rússia, os invernos são longos e gelados. Por esse motivo, os jardineiros costumam escolher culturas de jardim que são altamente resistentes à geada e toleram invernos com pouca neve sem problemas. Essas são as características de que a variedade italiana Vivara pode se orgulhar. Esta variedade de morangos de jardim distingue-se pela rica colheita e elevada qualidade gastronómica das frutas.
Descrição da variedade
Os arbustos da planta podem ser identificados por suas folhas verde-escuras. Eles são decorados com dentes ao longo das bordas. Os arbustos de tamanho médio são caracterizados por uma formação de baixa tendência. Os tamanhos da cultura são médios. Durante o período de frutificação, numerosos caules de flores inclinam-se para o solo com o peso da colheita. Os frutos maduros chamam a atenção pela sua cor viva e aspecto expressivo.
Termos de amadurecimento
A variedade de morango Vivara é remanescente. Isso significa que a planta é capaz de florescer e frutificar várias vezes durante uma estação de crescimento. O período de frutificação começa no final de maio ou início de junho e vai até a geada. As bagas amadurecem ciclicamente, aproximadamente a cada 5-6 semanas.
Produção
A safra de frutas da Vivara possui uma rica colheita. De um arbusto eles coletam de um quilo e meio a dois quilos. A comercialização da safra é alta. As bagas mantêm as suas qualidades comerciais mesmo durante o transporte de longo prazo. Para obter uma safra estável e de alta qualidade, você precisa cuidar adequadamente das plantações e protegê-las de pragas e doenças.
Bagas e seu sabor
Amadurecendo, os bagos adquirem uma cor vermelha brilhante. Os frutos grandes pesam entre 30 e 40 gramas. Se os arbustos forem cultivados em um ambiente confortável, os morangos assumem uma forma cônica. A polpa dos bagos é densa, mas ao mesmo tempo suculenta. Ao comer frutas frescas, não há crocância. A qualidade gastronômica da fruta estará no seu melhor. Os profissionais descrevem o sabor como harmonioso e doce. O teor de açúcar das bagas é médio.
Bagas são usadas como:
- aditivos para sobremesas e produtos de confeitaria;
- guloseimas sazonais;
- ingrediente para fazer sucos e bebidas;
- componente de geleia fina e geleia;
- um lanche suculento e saboroso para quem está emagrecendo ou quer perder peso.
Recursos crescentes
Uma variedade resistente ao inverno da Itália pode ser plantada no outono ou na primavera. Ele se sente muito bem em uma estufa ou estufa. É imprescindível deixar um vão de 30 centímetros entre os arbustos, enquanto a distância entre as fileiras é de 40 a 50 centímetros. Não há necessidade de proteger os arbustos.
Além disso, o plantio pode ser feito no verão. Recomenda-se escolher mudas com sistema de raiz fechado que se adapta rapidamente a um novo local. O bigode é transplantado para campo aberto no final de julho. O plantio no verão permitirá que as plantas jovens ganhem força e fiquem mais fortes antes da chegada da geada. Esta variedade não é muito peculiar para a composição do solo, mas prefere solo respirável. Um nível de pH adequado é de 5,5 a 6.
As camas precisam de cuidados. É necessário remover ervas daninhas da área regularmente. As ervas daninhas também são necessariamente removidas. Ao remover ervas daninhas, geralmente é feito o afrouxamento e a cobertura morta do solo. Para que a planta se delicie regularmente com os frutos, as raízes devem receber uma quantidade suficiente de oxigênio.É aconselhável usar fibra de agrofibra ou palha como cobertura morta.
Seleção do local e preparação do solo
A área escolhida para os morangos deve ser preparada vários dias antes do plantio pretendido. Um local bem iluminado é o ideal. A cama é desenterrada e a fertilização orgânica é introduzida nas camadas superiores do solo. Jardineiros experientes usam esterco de vaca ou esterco de cavalo podre. Compostagem decídua também funcionará. Um metro quadrado de plantio vai precisar de um balde de composição. Você pode aumentar o rendimento adicionando cinzas de madeira à mistura de solo.
Ao plantar mudas, o colo da raiz não pode ser aprofundado. Durante as primeiras 2 semanas, as plantas jovens precisam ser regadas todos os dias com água em temperatura ambiente.
Polinização
A variedade Vivara é capaz de polinizar sozinha, pois a planta possui flores femininas e masculinas.
Top curativo
Você pode fertilizar morangos de jardim com fertilizantes complexos prontos e compostos orgânicos. Ambas as opções, quando usadas corretamente, oferecem alta eficiência. Ao escolher curativos prontos, você deve seguir rigorosamente as instruções. Caso contrário, a planta pode sofrer queimaduras químicas.
Curativos naturais também devem ser aplicados com moderação. Verbasco é criado em água, observando uma proporção de 1: 10. Na escolha dos excrementos de aves - 1: 20. Os nutrientes são introduzidos na raiz. Um arbusto usa 0,5 litro da composição. Os orgânicos são usados 2-3 vezes por temporada. A primeira vez que a planta é fertilizada no início da primavera.
No final do verão, recomenda-se o uso de um nitroammophoska. Dilua uma colher de granulado em um balde de água. 0,5 litros de fertilizante são consumidos por arbusto. A alimentação foliar apresenta bons resultados. Muitos jardineiros também escolhem o ácido bórico. Para 10 litros de água, você precisará de 5 gramas do produto. A pulverização da planta deve ser feita à noite ou de manhã.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O morango de jardim da Vivara tolera facilmente geadas severas, devido às quais se espalhou por toda a Rússia. Em áreas com inverno nevado, não é necessário cobrir os arbustos. A cobertura de neve será suficiente para proteger os morangos da geada. Em regiões com clima instável, é aconselhável cobrir as plantações.
Doenças e pragas
A safra de frutas tem uma alta imunidade inata à maioria das doenças comuns. Alguns jardineiros afirmam que você pode obter uma colheita saborosa e abundante sem o uso de compostos químicos. Se chover com frequência ou se o tempo estiver frio, é aconselhável fazer pulverizações preventivas a cada 10-12 dias. As plantas são tratadas com uma solução contendo iodo. Tornar-se em casa é fácil. 10 gotas de iodo farmacêutico são dissolvidas em 9 litros de água. A concentração de iodo aumenta 10 vezes se os arbustos forem atacados por oídio. Para não queimar as folhas, a água é substituída por leite.
Os insetos perigosos podem ser espantados com o pó do tabaco. É derramado nas camas e entre as fileiras. Um excelente resultado é demonstrado pelo processamento com tintura de alho ou decocção de cascas de cebola.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Jardineiros experientes recomendam a propagação da variedade com bigode. Esta é uma maneira fácil de cultivar sua plantação. Pedúnculos são cortados em arbustos selecionados. Para obter mudas com sistema radicular fechado, os alvéolos devem ser enraizados em recipientes plásticos. Eles são cortados somente após o desenvolvimento do sistema radicular. Antes de plantar mudas em um local permanente, é aconselhável esperar pelo menos 2 semanas. Durante esse tempo, os arbustos se adaptam e podem se enraizar no local.
O método da semente praticamente não é utilizado, pois leva muito tempo e é considerado trabalhoso.