- Autores: Holland, Vissers Aardbeiplanten B.V.
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 35-42 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,6-0,8 kg por arbusto, 10-15 t / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: poderoso, vigoroso, bem frondoso
A Holanda presenteou o mundo com muitas variedades maravilhosas de várias plantas, algumas das quais são famosas por sua beleza, outras por frutas extraordinariamente saborosas. A variedade de morango de jardim Vima Zanta é uma das representantes desta última categoria. É cultivado na Europa, perto e no estrangeiro, bem como na Rússia.
História de criação da variedade
A variedade híbrida surgiu graças ao esforço da equipe de criadores da empresa holandesa Vissers Aardbeiplanten B. V. Para cumprir a tarefa, foram utilizadas as seguintes variedades:
- Coroa;
- Elsanta.
O resultado obtido foi reconhecido e registrado em diversos Registros Estaduais - Bielo-Rússia e Ucrânia, na Federação Russa.
Deve-se notar que os pais possuíam qualidades valiosas. Elsanta tolera perfeitamente temperaturas negativas e Korona tem um rendimento alto e estável em solos pesados e empobrecidos.
Descrição da variedade
Vima Zanta tem arbustos eretos, bem frondosos, poderosos e de tamanho médio. Folhas de tamanho médio com pecíolos ligeiramente pubescentes são pintadas em uma faixa de verde pálido. As flores branco-leitosas são coletadas em grandes inflorescências e são mantidas em pedúnculos maciços. Durante a floração, localizam-se ao nível do acúmulo de massa verde, à medida que os bagos em maturação ficam mais pesados, os pedúnculos caem ao solo. O híbrido se distingue pelo aumento do bigode e folhas enroladas.
Termos de amadurecimento
Vima Zanta foi cultivada como uma variedade híbrida de amadurecimento médio precoce, frutifica já no final de maio - início de junho. O momento é denominado ideal, a partir dos originadores, mas dependem em grande parte das características climáticas e do método de tecnologia agrícola - cultivo em campo aberto ou fechado, onde, é claro, o amadurecimento começa muito mais cedo.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada às condições de um clima continental temperado - a baga cresce bem em uma variedade de solos de estepe florestal e zonas florestais em terreno aberto. Vima Zanta é recomendado para cultivo nas regiões centrais da Rússia, bem como na Bielo-Rússia, no noroeste e nas regiões centrais da Ucrânia.
Produção
Vima Zanta é considerada uma variedade de alto rendimento - dá 0,6-0,8 kg por arbusto, 10-15 t / ha.
Bagas e seu sabor
As bagas de Vim Zanta são grandes, têm uma bela forma truncada-cónica, cor vermelho-escarlate com manchas amarelas na ponta da baga. Peso do fruto de 35–42 g. Os frutos são caracterizados por sabor doce e aroma pronunciado com polpa suculenta média-densa. De acordo com o sistema de degustação, a variedade tem 4,4 pontos.
Recursos crescentes
Os arbustos de Wim Zant não toleram espessamento - para eles, um plantio ligeiramente esparso com um padrão ideal de 30-40 cm entre os buracos e pelo menos 60 cm entre as linhas é normal. Devido à tendência de acumular um grande número de bigodes, eles devem ser desbastados regularmente, caso contrário, há risco de redução do rendimento.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade Vima Zanta não difere em originalidade em termos de tecnologia agrícola. Ao plantar, deve-se escolher um local ensolarado, sem correntes de ar, sem alagamentos e com solo com ph (acidez) médio. O solo para morangos de jardim é preparado com antecedência, tendo previamente introduzido matéria orgânica e fertilizantes. Rega moderada se o tempo estiver seco.
Polinização
A variedade floresce com flores bissexuais, por isso não precisa de polinização adicional.
Top curativo
A fertilização ocorre no início da primavera, pós-floração e outono. Na primavera, o solo é enriquecido com nitrogênio para estimular a massa vegetativa e a uréia é adequada na proporção de 20 g por m2.
Após a floração, a matéria orgânica é introduzida por irrigação. Para isso, excrementos de frango ou verbasco são diluídos em água na proporção de 1: 10 e cada arbusto é regado com 0,5 litro da solução resultante. No outono, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados ao solo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar de sua alta resistência à geada, a variedade Vima Zanta, e especialmente os arbustos de primeiro ano, precisa de abrigo para o inverno. Os arbustos são cobertos com serragem, cobertos com ramos de abeto ou fibra agrícola. Protege bem uma grande camada de neve.
Doenças e pragas
A variedade é altamente resistente ao murchamento, podridão cinzenta e verticillium. O nível de resistência ao oídio é médio.
Para a profilaxia, são necessários tratamentos com fungicidas. Na luta contra os insetos, incluindo mosca-branca do morango, escaravelho da folha do morango, gorgulho da framboesa e morango, inseticidas são usados - "Karate", "Actellik" e outros análogos.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Esta fase não é difícil - a variedade reproduz-se bem com rosetas filhas. Haverá muitos deles no final da temporada, se você não tirar o bigode e permitir que criem raízes. Um bom arbusto-mãe é capaz de produzir de 15 a 20 plantas adultas. Para obter "crescimento jovem", é necessário usar arbustos de 2-3 anos de idade.
As plantações mais antigas perdem sua capacidade de reprodução. Esse método leva à preservação dos traços das espécies nas plantas filhas e a uma alta taxa de sobrevivência, de quase 100%.
Visão geral da revisão
Numerosos comentários indicam uma opinião positiva dos jardineiros sobre o sabor da casta Vima Zanta e o seu aroma. Para alguns, lembra caramelo. Como desvantagem, foi observada uma perda de sabor na baga plantada em climas mais severos.