- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Vima Xima
- O tamanho: ampla
- Peso: 20-30 gr
- Produção: 14,5 c / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: poderoso, semi-espalhando, bem frondoso
- Cor de baga: Vermelho escuro
Vima Ksima pertence a variedades com frutos grandes. Este morango tem se difundido amplamente em nosso país e não só. Arbustos altamente produtivos não requerem cuidados especiais e crescem bem em chalés de verão.
História de criação da variedade
A variedade foi desenvolvida na Holanda. Só apareceu no registo do nosso país em 2013, na Bielorrússia - em 2008.
Descrição da variedade
Os arbustos são vigorosos e com vegetação densa. A folhagem é côncava e grande. A tonalidade das folhas é verde escura. A superfície é ligeiramente enrugada, com nervuras. Dentes pequenos podem ser vistos ao longo das bordas.
As flores quando desabrocham são grandes, as pétalas não se enrolam. As inflorescências são compactas. Os pedúnculos têm patas curtas, situam-se ao nível das folhas. Existe uma pubescência densa. Os pedúnculos podem suportar o peso das primeiras bagas, mas com uma grande colheita tendem para o solo.
A variedade forma muitos bigodes, se os requisitos da tecnologia agrícola forem observados.
Termos de amadurecimento
Vima Xima é uma variedade média tardia. As primeiras bagas aparecem em meados ou no final do segundo mês de verão. Tudo depende da região em que os morangos são cultivados. O amadurecimento é consistente, então a safra é colhida várias vezes.
Regiões em crescimento
Se a região de plantio é a parte central do nosso país, então é melhor plantar morangos em campo aberto. Além disso, a variedade cresce em todo o território da Bielo-Rússia e da Ucrânia. A variedade se adapta perfeitamente a vários tipos de solo, resiste a um clima temperado continental.
Produção
Se falarmos sobre o rendimento da variedade descrita, então no território da Rússia este indicador é em média de 14,5 c / ha.
Bagas e seu sabor
Os bagos têm formato arredondado, mas podem variar dependendo do ano de crescimento. Os maiores frutos são formados a partir do terceiro ano. O peso de cada baga é de 20-30 gramas, mas foram notados espécimes especialmente grandes, cujo peso era de 90 g.
Os frutos de tonalidade vermelho-escura têm caules curtos e grossos. Uma baga madura tem um brilho atraente e brilhante. A polpa tem a mesma cor, é doce e muito suculenta. Os frutos têm um sabor pronunciado a morango.
As frutas podem ser transportadas e armazenadas com segurança, desde que as condições adequadas sejam fornecidas para isso. Basicamente, vão para a mesa os bagos da variedade descrita, mas também podem ser congelados e até feitos com compota e compota.
Recursos crescentes
Vima Ksima pode ser plantada em campo aberto em qualquer época da estação. Jardineiros experientes aconselham escolher o início do outono para isso: então os arbustos têm tempo de ganhar força antes do inverno. O material de plantio pode ser obtido de plantas existentes ou comprado no mercado. A distância entre os arbustos é de pelo menos 35 cm, já que no segundo e terceiro anos eles crescem fortemente.
Restam pelo menos 60 cm entre os canteiros, exatamente o que é necessário para dar a cada arbusto o espaço necessário para o seu desenvolvimento e garantir a ventilação das folhas. Para que os arbustos plantados na primavera enraízem bem, é aconselhável retirar os pedúnculos no primeiro ano, sacrificando a colheita. A vantagem deste método é que grandes frutos podem ser obtidos para a próxima temporada.
Seleção do local e preparação do solo
Essa variedade é despretensiosa, mas isso não significa que não exija nenhum cuidado. O solo deve ser enriquecido, regado regularmente e removido de ervas daninhas. Solo fértil rico em húmus é adequado para o plantio.
Para o plantio, escolha um local aberto e bem iluminado, mas sem corrente de ar. Se o lençol freático estiver muito próximo à superfície, é melhor aerar, caso contrário, os frutos ficarão aguados e sem gosto.
Polinização
A polinização não é necessária, pois flores de ambos os sexos se formam nos arbustos.
Top curativo
O início da primavera é a época em que o produtor deve cuidar da primeira alimentação. Um verbasco é ideal para isso. A proporção é 1: 10. Uma planta precisa de 0,5 litros de uma solução semelhante. Na formação dos ovários, o nitrophoska é usado como cobertura. Apenas 40 gramas são suficientes para um balde de água.
Dos remédios populares, pode-se usar uma infusão de urtiga, que cresceu em maio. Esta mistura é infundida por uma semana. 1 litro de solução diluída é consumido por arbusto. Antes do uso, a infusão é diluída em água na proporção de 1: 10. Para o verão, a infusão obtida a partir das cinzas de madeira é a ideal.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Como mencionado acima, o Vima Ksima pode resistir à geada perfeitamente. Se na região de plantio faz frio e há pouca neve, aconselha-se cobrir as plantas com pano agrotécnico ou cobertura morta.
Doenças e pragas
Após os testes realizados por técnicos agrícolas, ficou claro que a variedade descrita possui uma resistência ímpar a pragas e doenças.
As bagas devem ser protegidas de:
- gorgulhos;
- formigas;
- vespas;
- ácaros do morango.
Como medida preventiva, você pode usar infusão de alho ou tintura de casca de cebola. Se os morangos são cultivados em escala industrial, os fungicidas são amplamente utilizados.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar uma variedade:
- bigode;
- dividindo o mato.
Os soquetes adequados para reassentamento devem ser de primeira e segunda ordem. Depois de criarem raízes, as gavinhas precisam ser removidas. Agora você pode transplantar para um terreno aberto.
Se a reprodução for feita dividindo o arbusto, é importante que o procedimento seja feito corretamente e não prejudique os pedúnculos. É melhor usar plantas do terceiro ano, pois elas têm um sistema radicular amplo.