- Autores: introduzido na Bélgica em 1988
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-50 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: altura média, grande
- Cor de baga: Vermelho
Você pode obter uma colheita de morangos de jardim continuamente se usar uma variedade remanescente. Embora o morango Vicoda não seja um desses, a planta dá frutos por 4 semanas, e não exige muito cuidado.
História de criação da variedade
Criadores holandeses conseguiram desenvolver a variedade descrita. Depois disso, a patente da planta foi concedida pela empresa Vissers, portanto, ainda hoje, só ela tem o direito de distribuir até mesmo o material de plantio.
A variedade não está registrada no registro estadual do nosso país, mas em 2002 entrou no registro da Bielo-Rússia. A ficha dos morangos diz que é recomendável cultivá-los em campo aberto. Todo o território do país é adequado para isso.
Descrição da variedade
O morango Vicoda forma um grande arbusto com folhagem espalhada logo após o plantio. Os verdes são grandes, a sua cor é o verde escuro. As bordas são ligeiramente estriadas. Os dentes não são afiados, largos. As estípulas são sempre rosa.
As antenas são formadas em arbustos em pequenos números, mesmo que a planta tenha crescido em um lugar por vários anos. São de tonalidade vermelha clara, de comprimento médio.
Os pedúnculos têm pubescência densa, em um arbusto de 5 a 7 deles formam-se no primeiro ano. Suas pernas são curtas, sempre localizadas abaixo da folhagem do arbusto.
As inflorescências são grandes, espalhadas, com muitas flores. As flores não se enrolam, são grandes e brancas.
Termos de amadurecimento
Vicoda é uma variedade tardia quando vista da perspectiva do amadurecimento. Os frutos começam a ficar vermelhos na segunda quinzena de junho. Se esta for uma região do norte, eles podem amadurecer mais tarde.
A variedade frutifica intensamente durante um mês. Você pode colher os frutos quando as variedades iniciais já estiverem terminando a colheita.
Regiões em crescimento
Morangos Vicoda podem ser cultivados na zona central do país. Ela demonstrou altos rendimentos nos Urais e até na Sibéria. Mostrou-se bem no território da Ucrânia.
Produção
A variedade descrita é universal. O rendimento é alto.
Os residentes de verão estão se preparando para colher as frutas vermelhas já em meados de julho. Até 74 centners podem ser colhidos por hectare, mas isso é em escala industrial.
Se for cultivado em um jardim, então de um arbusto é fácil obter até 0,7 kg de frutas maduras e saborosas.
A maioria das inflorescências aparecem no segundo e terceiro anos após o plantio.
Bagas e seu sabor
Os bagos são de cor vermelha, a ponta frequentemente permanece verde. O formato dos frutos é redondo, são grandes. O peso de uma fruta pode ser de 50 gramas.
Se você colocar morangos na boca e mastigá-los lentamente, poderá sentir facilmente o sabor de cereja. Este é o aroma que possui a variedade especificada.
A polpa, embora densa, é bastante suculenta. Os bagos são facilmente transportados e têm uma apresentação maravilhosa.
Quando totalmente maduros, os bagos adquirem um brilho brilhante.
Apesar de o autor descrever o sabor dos bagos desta variedade como pouco saborosos e, no registo da Bielorrússia, serem marcados como não aromáticos e azedos, têm uma pontuação de degustação elevada - 4.
Graças à sua versatilidade, a fruta pode ser consumida in natura, congelada e processada. Quando o fruto é descongelado, não perde a densidade e o aroma, pelo contrário, este só se torna mais brilhante.
Recursos crescentes
Você pode plantar morangos Vikoda no início da primavera e no outono. É imprescindível manter uma distância de 50 cm entre as fileiras, pois os arbustos são bastante volumosos.
Embora seja fácil cuidar da variedade, há muitos recursos a serem considerados.
A distribuição não licenciada de bigodes e outros materiais de plantio é proibida. Se um jardineiro decidir comprar tais produtos, ele deve estar pronto para a reclassificação.
Há quem diga que esse tipo de morango é do remanescente, mas não é verdade.
Você pode obter uma colheita decente se os fertilizantes forem aplicados na hora certa, se a rega for feita, se não houver ervas daninhas entre as fileiras.
Vicoda adora umidade e, portanto, requer rega frequente. É desejável que seja do tipo gota a gota, porque se a humidade entrar nos frutos e nas folhas, só prejudicará a planta.
Como os frutos amadurecem precisamente na estação mais quente do ano, a rega é a principal coisa a que o jardineiro deve prestar atenção. Se necessário, a umidade é introduzida no solo todos os dias.
Seleção do local e preparação do solo
Não só o Vicoda, mas também outras variedades com frutos grandes são sensíveis à qualidade do solo. Deve ser fértil, uniformemente hidratado e bem fertilizado. Atenção especial é dada à alimentação. Os nutrientes são aconselhados a serem aplicados três vezes por temporada, enquanto a rega regular não deve ser esquecida.
No verão, quando a temperatura do ar aumenta significativamente e diminui ligeiramente mesmo à noite, o solo ao redor dos morangos é necessariamente coberto com cobertura morta. É a cobertura morta que permite manter o nível adequado de umidade no solo.
O pH é muito importante. Morangos não crescem em solo ácido. Farinha de limão ou dolomita podem ajudar nisso.
Ao plantar, o espessamento não deve ser permitido. O sistema radicular deve ter espaço suficiente para crescer. Depois que as mudas são colocadas no solo, elas são regadas abundantemente, cobrindo o espaço da raiz com cobertura morta.
Polinização
A polinização não é necessária, uma vez que flores de ambos os sexos se formam no arbusto.
Top curativo
Antes do plantio, não importa em que época seja feito, é feito cavar o solo. Por metro quadrado de área utilizada, é necessário um balde de húmus com a adição de 300 gramas de cinzas.
Os morangos precisam de fertilizantes de nitrogênio no início da primavera.A uréia deve ser usada com muito cuidado, caso contrário, pode facilmente estragar o sabor dos frutos. E também não se usa estrume fresco, deve necessariamente ser reabastecido antes de ser introduzido no solo.
O final de maio é a época em que os ovários começam a aparecer. Nitrato e sulfato de potássio são mais adequados como cobertura. O nitrogênio não é mais adicionado, caso contrário, a folhagem se desenvolverá, e não os frutos.
O potássio melhora o sabor dos frutos silvestres.
Quando os frutos já se formaram nos arbustos, pode-se usar alimentação orgânica - fermento. São necessários apenas 50 gramas por litro de água. Quando a solução é infundida, ela é agitada em mais 5 litros de líquido. Cada arbusto requer 0,5 litro desse produto.
O curativo foliar tem um bom efeito sobre o Vicoda. Deve ser pulverizado à noite, após o pôr do sol ou de manhã cedo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Com a chegada do outono, quando não há mais frutos, os arbustos são cortados. Remover a folhagem velha é uma obrigação. As plantas são resistentes ao inverno, mas ainda estão cobertas de palha, ramos de abeto ou agrotex. Esta é uma proteção adicional contra congelamento.
Doenças e pragas
Os bagos desta variedade são resistentes a manchas e não são afetados por uma grande quantidade de podridão cinzenta. Mas existem doenças que o residente de verão terá que enfrentar:
oídio;
murcha verticilar.
Por isso o tratamento preventivo com fungicidas é imprescindível.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Não é fácil propagar essa variedade, mas com a experiência certa, você pode expandir sua plantação. Para as mudas, são utilizadas plantas uterinas, das quais os pedúnculos são removidos.
No final do verão, as rosetas jovens estão prontas para a separação. Eles criam raízes rapidamente, hibernam facilmente em campo aberto. A formação do bigode pode ser estimulada encurtando o sistema radicular durante o plantio. O pescoço deve ter pelo menos 6 cm antes que o arbusto esteja pronto para crescer separadamente.
Se o jardineiro fizer um transplante em massa de morangos, a divisão dos arbustos pode ser usada como meio de propagação. Com a abordagem certa, todas as plantas jovens enraizarão rapidamente e darão uma rica colheita.