- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Verona
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: até 60 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: médio
- Descrição do arbusto: grande, alto, densamente frondoso
- Cor de baga: vermelho escuro
Os morangos da seleção italiana Verona (Verona) receberam este nome em homenagem à cidade onde, segundo a lenda, Romeu e Julieta viveram. O belo nome é complementado por características impressionantes, alta comercialização e a capacidade da baga de armazenar e processar. A variedade era apreciada por jardineiros e fazendeiros russos, e está ganhando cada vez mais popularidade entre os fãs das variedades de meia temporada.
Descrição da variedade
Verona é um morango de alta qualidade excelente para o cultivo comercial. Forma arbustos altos e grandes, densamente cobertos por grandes folhas verdes escuras brilhantes. A variedade é caracterizada pela formação de pedúnculos fortes com múltiplos ovários. Quando as bagas pegam na massa, elas deitam-se, por isso é recomendado cobrir o solo em volta dos arbustos. A formação é moderada, os canteiros não estão cobertos de vegetação.
Termos de amadurecimento
Verona mostra tempos médios de amadurecimento. A variedade das curtas horas do dia começa a dar frutos na primeira década de julho. A coleta dura 2 a 3 semanas.
Produção
Durante o período de frutificação, você pode coletar até 1 kg de bagas do arbusto. A variedade pertence ao grupo de alto rendimento. Os frutos são unidimensionais, mais de 90% dos bagos pertencem à 1ª classe.
Bagas e seu sabor
O aroma de morango fresco e o sabor doce dos morangos Verona são complementados pelo tamanho muito grande. O peso do fruto chega a 60 G. Os bagos apresentam uma bela e complexa forma "cinzelada", polpa suculenta de média densidade. A pele é de um vermelho profundo. Para o transporte posterior, recomenda-se que os bagos sejam arrancados juntamente com a sépala.
Recursos crescentes
A variedade requer manutenção simples, adapta-se facilmente às condições de cultivo. O plantio de outono não é recomendado, porque em regiões quentes as plantas não terão tempo de criar raízes antes do início do clima frio, e em climas frios elas simplesmente congelarão. A melhor época para a transferência de mudas em recipientes para o terreno aberto é abril-maio. O bigode é plantado após o enraizamento no período a partir da 3ª década de julho.
Recomenda-se o cultivo de morangos Verona em canteiros cobertos com fibra agrícola preta. Na sua ausência, o solo é regularmente solto, a camada de palha de serragem ou palha é renovada.
Seleção do local e preparação do solo
Vale a pena escolher com cuidado um local para o plantio de arbustos. Os morangos Verona precisam de uma área bem nivelada, 2/3 do sol do dia iluminada pelo sol. Ao preparar as cristas, uma boa drenagem deve ser fornecida. Formam-se no sentido norte-sul, dando preferência a solos franco-argilosos e arenosos.
Para que Verona aumente a produtividade, vale a pena cuidar para melhorar a composição do solo. A melhor escolha seria adicionar uma mistura de areia de rio com uma fração grossa e turfa ao solo argiloso. Solo muito solto exigirá a introdução de 2 baldes de húmus por 1 m2 de área do cume. E também será útil adicionar 250 g de cinza de madeira por metro quadrado ao cavar.
O plantio é realizado em quadrados de 30 × 30 cm ou fitas, com distância entre arbustos adjacentes de 200 mm e espaçamento entre linhas de 400 mm. Ao escolher o segundo método, você pode se recusar a cavar toda a área do cume. É o suficiente para formar uma trincheira ao longo da largura de uma pá para cada linha.
Polinização
Não há necessidade de polinização adicional. A floração é muito abundante, forma-se muito pólen.
Top curativo
As plantas precisam de alimentação a partir do segundo ano de crescimento. A primavera é usada para adicionar nitrogênio à vegetação dos brotos. A maneira mais fácil é garantir o seu abastecimento regando o solo com uma infusão de esterco de vaca na proporção de 1 para 10 com água. E também fertilizantes prontos para uso.
Antes da floração, o solo é fertilizado com nitrato de potássio. Ele permite que você aprimore a formação dos ovários. Na 3ª década de maio, é necessário cuidar da alimentação foliar dos arbustos com misturas minerais complexas. No verão, vale a pena 2-3 vezes durante a temporada regar as plantas sob a raiz com infusão de urtiga como fonte de nitrogênio.
No outono, no final da frutificação, os canteiros com morangos Verona são fertilizados com compostos de potássio-fósforo. Dos fertilizantes naturais, as cinzas de madeira em uma quantidade de 200 g / m2 são as mais adequadas para isso. O esterco de galinha seco (não mais do que 20 g / m2) ajuda a repor as perdas de nitrogênio. Todo o acabamento superficial é realizado somente após a rega, foliar - exclusivamente à noite e nas primeiras horas da manhã.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade é resistente ao inverno. Em um clima ameno ou com abundante cobertura de neve, não precisa de abrigo. Em outros casos, serão necessárias medidas de proteção. Os arbustos são cobertos com ramos de abeto ou adubo, uma espessa camada de palha de madeira e, a seguir, fixam-se as fibras de agrofibra.
Doenças e pragas
A variedade apresenta alta resistência à influência de doenças e pragas. Não é suscetível ao desenvolvimento de infecções fúngicas. Nas condições russas, foi comprovada a resistência ao oídio e manchas foliares. Apesar disso, durante o período de frutificação, é importante evitar o encharcamento do solo para que os bagos não comecem a apodrecer. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas também são relevantes, especialmente durante os períodos de alta atividade dos insetos ou após chuvas prolongadas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Na maioria das vezes, os morangos são propagados por um bigode. A capacidade de formá-los na variedade é média, o que permite rejuvenescer a plantação sem dificuldades desnecessárias quando surge a necessidade. Uma renovação completa da plantação é necessária a cada 3-4 anos. E também se pratica a divisão do mato, em que 1 parte possui no mínimo 2 folhas e raízes bem desenvolvidas. A divisão é realizada com um podador ou uma faca afiada de jardim.
Visão geral da revisão
Na Rússia, a variedade Verona surgiu há cerca de 5 anos. Durante este tempo, os jardineiros conseguiram verificar todas as características declaradas pelos criadores, para se certificar da sua fiabilidade. Observa-se que no primeiro ano após o plantio, os arbustos não dão uma colheita abundante, então, por 2-3 anos, dá resultados impressionantes. Os frutos silvestres são doces e grandes, suculentos, com leves notas de pêssego no paladar.
A desvantagem da variedade é a falta do aroma usual de morango. Além disso, as plantas podem produzir poucos bigodes, complicando o rejuvenescimento da plantação.