- Gosto: doce
- O tamanho: média
- Peso: 20-30 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: altura média, compacto, densamente frondoso
- Cor de baga: borgonha
- Resistência de inverno: inverno resistente
- Sai: luz verde
A variedade morango Tago não é muito comum, mas ainda assim conseguiu se apaixonar por muitos jardineiros. Os morangos são caracterizados por altos rendimentos, cuidado despretensioso e excelentes características gustativas de frutos silvestres.
História de criação da variedade
A variedade de morango foi cultivada na Holanda, mas nunca ganhou muita popularidade.
Descrição da variedade
O arbusto da planta é de altura média, compacto, densamente frondoso. A folhagem é verde claro. As flores são brancas, bissexuais. Os arbustos têm uma maior formação de bigodes.
Termos de amadurecimento
A Tago é considerada uma variedade de maturação tardia. O período de frutificação da planta é julho-agosto.
Regiões em crescimento
Os morangos são cultivados na Sibéria, nos Urais. Devido à sua excelente resistência de inverno, é adequado para o cultivo nas regiões do norte da Rússia.
Produção
Tago tem um alto rendimento.
Bagas e seu sabor
Os frutos de morango são médios, de cor bordô, de formato cônico e com forte aroma de morango. A massa de uma baga é de 20-30 g A polpa é muito suculenta e saborosa, de densidade média. A fruta tem boa transportabilidade. As bagas são adequadas não só para consumo in natura, mas também para processamento (sumo, compota, compota.), Podem ser guardadas no frigorífico até 3 semanas.
Recursos crescentes
Os morangos são plantados ao longo do ciclo vegetativo. As datas ideais de plantio são no início da primavera e no final de agosto - início de setembro. O desembarque deve ser feito na ausência de luz solar. Recomenda-se aplicar fertilizantes minerais e orgânicos antes do plantio. A distância entre os furos não deve ser inferior a 30 cm, entre as linhas - 70 cm.
Cave um buraco com pelo menos 20 cm de profundidade, coloque uma muda nele e polvilhe com terra. Após o plantio, a planta é regada abundantemente com água morna. Depois que o solo sob os arbustos estiver completamente seco, deve-se soltar cuidadosamente, tendo previamente misturado com serragem ou feno.
Também é importante manter o solo úmido o tempo todo. A rega deve ser feita com mais frequência em climas secos. Deve-se levar em consideração que as regas devem ser regulares durante a floração dos morangos e a formação dos frutos. Não é necessário permitir a formação de uma crosta seca do solo, caso contrário o sistema radicular não terá oxigênio suficiente. A variedade de morango não é cultivada em estufas.
A planta produz uma grande formação de bigode. Se o bigode extra não for removido a tempo, os arbustos começarão a formar um grande número de saídas, e a formação de frutos diminuirá. É necessário deixar um bigode nos arbustos que se destinam à reprodução, do resto é necessário cortar totalmente.
Os arbustos também precisam de soltar constantemente o solo e limpar as ervas daninhas. Essas atividades ajudarão a aumentar a produção de morango. Após o afrouxamento, recomenda-se cobrir o solo com serragem, isso reduzirá a quantidade de rega e a perda de umidade do solo.
Seleção do local e preparação do solo
O local para o plantio de morangos deve ser ensolarado. O sombreamento no site é opcional. O solo para o plantio é preparado com antecedência.
Se o plantio é feito na primavera, o solo é preparado no outono, se em agosto o solo é preparado pelo menos 2 semanas antes do plantio. A terra é cuidadosamente desenterrada, as ervas daninhas e a vegetação são removidas. Qualquer solo é adequado para arbustos, mas é melhor fértil, leve ou médio, de acordo com a composição ácida de pH 5,0-6,5.
Polinização
O tipo de polinização da variedade é bissexual.
Top curativo
Para obter um alto rendimento, os morangos precisam de alimentação regular durante toda a temporada. A planta é fertilizada com esterco, fezes de aves, composto, além de fertilizantes minerais à base de fósforo e potássio. Fertilize os morangos pelo menos 3 vezes por temporada. Na primavera, no momento do plantio, são aplicados fertilizantes minerais, que são alimentados no verão durante a floração, no outono após a frutificação final. Recomenda-se transplantar morangos uma vez a cada 5 anos.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade apresenta excelente robustez invernal. Esta é uma das principais vantagens do morango Tago. Antes do inverno, caules danificados e folhas secas são removidos dos arbustos. Em regiões onde os invernos são rigorosos e com pouca neve, os morangos são cobertos com dossel agrícola.
Doenças e pragas
Os morangos Tago são bem adaptados a várias pragas e infecções. A variedade não é afetada pelo ácaro do morango. Mas medidas preventivas precisam ser realizadas a fim de excluir o aparecimento de pragas. As fontes de infecção podem ser insetos que parasitam os caules e a folhagem das plantas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição.Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O método de criação mais comum para esta variedade de morango é enraizando os bigodes. Mas a planta também é freqüentemente propagada pela divisão do arbusto.
Visão geral da revisão
Avaliações da variedade são ambíguas. Os jardineiros estão satisfeitos com as características da variedade, o sabor dos frutos silvestres, mas nem todos estão satisfeitos com o tempo de maturação. Algumas pessoas gostam que as bagas possam ser colhidas ainda no final de agosto. Às vezes, as pessoas dizem que não vão mais cultivar esses morangos por causa de suas características de sabor.