- Autores: Peter Vinson (Reino Unido)
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 25 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1-2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Vantagens: frutas são bem armazenadas, despretensiosas para as condições do clima e do solo, dá 3-4 colheitas por temporada
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: extenso
O trabalho de melhoramento para a obtenção de variedades de morangos com maior produtividade, resistência a doenças e sabor açucarado está sendo realizado em diversos países, tanto no âmbito de programas governamentais como em empresas privadas. Uma das corporações agrícolas mais antigas da Grã-Bretanha se tornou a criadora da variedade Sweet Evie, de muito sucesso.
História de criação da variedade
Sweet Eve foi criada em 2008 pela empresa familiar Edward Vinson Ltd - um viveiro com mais de 150 anos de história, localizado em Kent. O criador de variedades, Peter Vinson, filho do fundador da fazenda, dedicou mais de 25 anos à pesquisa de variedades de morango. Em homenagem a Edward Vinson, os nomes das variedades lançados desde 1990 começam com suas iniciais: Everest, Eve's Delight, Everglade, Sweet Eve.
Sweet Eve é um cruzamento entre as variedades não patenteadas 01BB64 (Reino Unido) e S01R5 (Espanha). Em 2010, Sweet Eve foi aprovado para uso comercial e ganhou ampla aceitação. A variedade foi premiada com o Prêmio Superior Taste 2019 por seu excelente sabor.
Descrição da variedade
Sweet Evie é uma variedade remanescente britânica universal, despretensiosa em tecnologia agrícola, de alto rendimento, grande frutificação e moderadamente resistente ao inverno (até –25 ° C sem abrigo). Cultivada em terreno aberto, estufas e até na varanda.
Os frutos apresentam aroma pronunciado, sabor muito doce e uniformidade no tamanho e na forma. A variedade tem excelente apresentação e transportabilidade. As bagas são consumidas frescas e utilizadas para a colheita.
Termos de amadurecimento
Esses morangos são classificados como NSD (horas neutras de luz do dia), com rendimento do final de maio a outubro. Muitos chamam essas variedades de remontant, mas, ao contrário das variedades clássicas de remontant, elas não requerem um grande intervalo entre a frutificação no verão e no outono. Eles florescem, formam ovários e frutificam, independentemente da duração do dia, quase continuamente.
Regiões em crescimento
Em primeiro lugar, a variedade é adaptada pelos criadores às condições de cultivo do sudeste da Inglaterra, ideal para o clima temperado e úmido dos países nórdicos. Muitos viveiros holandeses cultivam Sweet Evie para vendas em todo o mundo. A variedade se espalhou rapidamente na Ucrânia, na Bielo-Rússia, e está começando a ganhar popularidade na Rússia.
Produção
A suíte Evy forma um grande número de escovas e ovários em arbustos de tamanho médio (cerca de 30 cm) e dá um alto rendimento (3-4 vezes por temporada). O pico de frutificação ocorre no final de junho. Até 2 kg de frutas são colhidos de um arbusto.
Bagas e seu sabor
As bagas Sweet Eve são grandes (até 20-25 g), formato cônico regular, têm uma cor vermelho-laranja brilhante brilhante, pele densa e firme e polpa suculenta. Albion é um morango americano, famoso por seu alto rendimento e bom gosto, que se aproxima em características do Sweet Evie. Sweet Evie supera Albion em nível de açúcar, aroma de baga e estabilidade de rendimento. A textura da polpa é menos densa que a do Albion, sem crocância, pelo que a experiência de degustação é mais agradável.
De acordo com Peter Vinson, o consumidor hoje começou a eliminar o excesso de açúcar em sua dieta e está tentando comer o morango puro, sem creme de leite e açúcar de confeiteiro.O objetivo do trabalho de criação era criar uma baga que não precisasse de adoçantes adicionais. Sweet Evie cumpre plenamente esta tarefa, tendo um Brix de 11,1%.
Os frutos doces Evi não escurecem quando guardados no frigorífico (podem ser guardados cerca de 3 dias), são transportados na perfeição: não se amassam durante o transporte.
Recursos crescentes
A variedade revelou-se despretensiosa e resistente, por isso sua tecnologia agrícola é bastante simples:
remoção de ervas daninhas;
soltura do solo após chuva ou rega (evitando a formação de uma crosta densa);
rega moderada pela manhã no calor;
cobertura morta;
preparação para o inverno.
No início da primavera-verão, as mudas devem ser alimentadas com fertilizante nitrogenado, após a formação dos ovários - com sulfato de potássio. Depois de colher a safra, você precisa fazer uma cobertura complexa. Os arbustos devem ser renovados a cada 3 anos.
Seleção do local e preparação do solo
O local de plantio é escolhido plano ou com ligeiro declive, ficam 40-50 cm entre os arbustos, cerca de 70 cm entre as linhas.A variedade cresce bem e frutifica parcialmente à sombra. Solos de densidade leve e média com um nível de pH de 5,0-6,6 são adequados para isso. Solo argiloso denso deve ser evitado, e cal deve ser adicionado a muito ácido. O local é desenterrado antes do plantio, acrescentando composto e superfosfato.
Polinização
Este morango produz grandes flores brancas e se autopoliniza sem a necessidade de medidas coercivas.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A variedade é resistente às principais doenças: praticamente não é afetada por manchas, podridão, oídio e é resistente ao ataque de carrapatos. A cobertura morta com serragem ajudará no tratamento de lesmas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A variedade se reproduz principalmente por estolões (bigodes). Embora você possa usar a divisão do mato. Após o transplante, as rosetas Sweet Evie criam raízes bem.