- Autores: Estação Experimental de Leningrado G.D. Alexandrova
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 12 -35 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 72,5 kg de 1 são
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: médio
- Descrição do arbusto: extenso, frondoso
- Cor de baga: vermelho brilhante
A variedade Sudarushka não reparada é bastante popular tanto entre os agricultores que cultivam morangos para venda como entre os jardineiros privados. É apreciado por sua boa resistência de inverno, condições de cultivo pouco exigentes. Sudarushka é igualmente bom fresco e em compotas ou compotas.
História de criação da variedade
A variedade foi obtida na estação experimental de Leningrado de G. D. Aleksandrova. Ao cruzar, foram usados morangos de jardim de frutos grandes Festivalnaya e Roxana. A variedade está incluída no Registro Estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
Os morangos são vigorosos. Os arbustos estão se espalhando, mas bastante altos, poderosos, bem frondosos. Os pedúnculos estão localizados sob a saída ou nivelados com ela. O bigode é rosa e tem um comprimento considerável.
Termos de amadurecimento
Sudarushka pertence a variedades com um período médio de maturação dos frutos.
Regiões em crescimento
O morango Sudarushka foi criado na zona climática da região Noroeste. É cultivado com sucesso na região de Leningrado e na região de Moscou, há experiência no cultivo de arbustos no sul e na Sibéria.
Produção
Com tecnologia agrícola adequada, você pode coletar até 72,5 kg em 1 área. A variedade é considerada de alto rendimento.
Bagas e seu sabor
Nos arbustos de morango formam-se grandes bagas vermelhas brilhantes com polpa densa, doce e azeda, rosada. O peso médio da fruta é de 12-35 gramas. O formato da baga é oval, claro. O aroma é fresco, morango. A superfície da baga é brilhante, os aquênios estão localizados superficialmente, têm uma cor amarela.
Recursos crescentes
Sudarushka é cultivada em solos férteis. Recomenda-se cobrir a superfície dos canteiros com palha, recolocando-a a tempo após a rega e fertilização. Após a colheita, os canteiros devem ser limpos, retirados os bigodes velhos, a folhagem. Isso permite que novos botões de flores se formem na planta antes da geada, estabelecendo a base para a colheita do próximo ano. A poda é realizada na 3ª década de julho, sem atrasá-la.
Seleção do local e preparação do solo
O local pode ser escolhido aberto, o sombreamento é opcional. Morango Sudarushka cresce bem em áreas ensolaradas. Em solos pobres, é bom adicionar primeiro turfa ou outros aditivos orgânicos - esterco, composto e cinzas de madeira. O melhor solo é solo preto.
Solos ácidos são contra-indicados para Sudarushka, ela precisa de valores de pH de 5,2-5,5. Se os indicadores forem mais altos, vale 1 a 2 anos antes de plantar morangos para desoxidar com farinha de dolomita, simplesmente cavando um local com ela.
O plantio de plantas é realizado na primavera, em solo quente. Também é possível fazer uma nova plantação no final de julho, a partir de um bigode. Nesse caso, a colheita pode ser esperada no próximo ano. O plantio pode ser feito de carpete, sem aparar os bigodes, com fitas - em uma fileira com uma distância de 25-30 cm ou nidificando com 1 planta no centro e 4 ao redor.
Polinização
Não é necessário polinizar especialmente as plantas. Forma-se um número suficiente de flores, dão muitos ovários.
Top curativo
Morangos precisam ser alimentados após a colheita. A escolha ideal para aplicação no final do verão será um fertilizante complexo para este tipo de plantas. É aplicado ao solo na proporção de 300 g / m2 da área do cume. A alimentação orgânica também será útil; excrementos de frango, altamente diluídos em água (1 em 20), bastarão. 1 litro de solução é derramado sob a raiz do arbusto para evitar queimaduras da massa verde.
Na primavera, o nitrogênio é introduzido no solo - na forma de salitre a granel ou em uma solução fraca de fezes de frango. Com o início da formação dos botões florais, vale complementar a fertilização com potássio na dosagem de 35 g por 1 m2, em grânulos.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A resistência da variedade aos danos dos ácaros do morango é média. Folhas, frutos e raízes raramente são afetados por doenças fúngicas. Você pode até mesmo dispensar o tratamento fungicida preventivo durante a temporada. Porém, ao final da frutificação, recomenda-se a adoção de medidas de proteção contra pragas. Após a poda, as plantas são tratadas com solução de enxofre coloidal ou Fitoverm.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Morangos formam rosetas abundantemente. A reprodução em parcelas de jardim é feita precisamente por bigodes, que são enraizados no mesmo canteiro ou imediatamente em recipientes separados.
Visão geral da revisão
A variedade Sudarushka recebe críticas muito boas de jardineiros. É apreciado pelo aspecto atraente das frutas - não se deformam mesmo ao congelar e posterior descongelação. E também as plantas são elogiadas por um rendimento estável, lembrando que a duração da frutificação pode ser aumentada com a construção de um abrigo de filme. Jardineiros experientes recomendam aumentar a altura dos canteiros com morangos Sudarushka, se a região de seu cultivo se distinguir pela abundância de precipitação, e também cobrir a superfície do solo com fibra agrícola para que os frutos permaneçam limpos e o solo se aqueça melhor.
As desvantagens incluem apenas a baixa resistência da planta aos ataques de gorgulhos e ácaros do morango. Você tem que lutar com eles ao longo da temporada.