- Autores: Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria. M.A.Lisavenko
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 9,6 - 28,3 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 7,13 - 8,73 t / ha
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: poderoso, ereto, extenso, densamente frondoso
- Cor de baga: vermelho, brilhante
Os jardineiros que vivem em regiões com um clima rigoroso devem dar uma olhada mais de perto em uma variedade de morangos como o elefante. É resistente ao frio e às mudanças bruscas de temperatura. Com cuidado, uma boa colheita de bagas perfumadas pode ser colhida.
História de criação da variedade
Os autores da maravilhosa variedade de morango foram os criadores do V.I. MA Lisavenko, aconteceu em meados dos anos 80 do século XX. Esta variedade recebeu um nome sonoro e terno - Elefante.
Descrição da variedade
Grau de não reparo. Os arbustos da planta estão se espalhando, poderosos, eretos. A folhagem é abundante, as folhas são grandes, verde-escuras, as nervuras são de espessura média e os dentes nas bordas são bem pronunciados. Morangos dessa variedade podem produzir em média 10-15 bigodes de cor rosa pálido. Muitos pedúnculos são formados nos arbustos. Eles estão localizados logo abaixo das folhas ou na mesma altura com elas. As flores são brancas ou ligeiramente cremosas. As bagas têm um propósito universal. Eles são adequados para congelamento e conservas.
Termos de amadurecimento
O elefante bebê é uma variedade de morango de maturação média.
Regiões em crescimento
A variedade foi criada para cultivo nas regiões da Sibéria Ocidental e Oriental. Tem boa resistência à geada e à seca. O clima rigoroso da Sibéria não é terrível para o elefante.
Produção
Uma variedade muito produtiva. Os testes realizados mostraram que é possível colher 7,13-8,73 toneladas de morangos por hectare.
Bagas e seu sabor
O elefante de morango tem frutas vermelhas apetitosas com uma superfície brilhante. Os bagos não têm uma forma estritamente definida, são geralmente ovais, sem pescoço. Sua aparência se assemelha à cabeça e orelhas enormes de um elefante. Bagas muito grandes, do tamanho de um ovo de galinha. O peso médio é de 9,6-28,3 g. Alguns exemplares podem atingir o peso de 100 g. Os maiores bagos aparecem no início do verão, quando começa a frutificação. Ao final desse período, os bagos ficam menores.
A polpa é vermelha, firme. O aroma é muito agradável, a morango, sem quaisquer notas adicionais. O sabor é incomum, doce e azedo. O teor de açúcar é de 7,2% e o teor de ácido é de 0,8%. Alto teor de vitamina C - 875,2 mg%. Os frutos silvestres têm um sabor excelente - a pontuação de degustação chega a 4,7 pontos (em uma escala de cinco pontos).
Recursos crescentes
Cuidar dessa variedade de morango é simples. Uma das principais características do cuidado é o controle da rega. O elefante bebê não tolera o alagamento do solo. Devido ao excesso de umidade, as bagas tornam-se ácidas. E também um excesso de água pode levar à derrota da planta por doenças fúngicas.
Apesar da resistência da variedade à seca, não se deve deixá-la completamente sem regar. É importante encontrar um meio-termo, evitando a escassez excessiva de água. Devido à total falta de rega, os bagos esmagam-se e tornam-se insípidos, com um azedume desagradável.
A rega é feita por gotejamento. A água deve ser preparada com antecedência, aquecida durante o dia ao sol. Se o calor estiver moderado e não houver chuva, você pode regá-la 2 vezes por semana.
Ao cultivar esta variedade de morangos, é aconselhável usar cobertura morta. Isso ajudará a evitar regas frequentes e afrouxamento do solo. A cobertura morta ajuda a evitar o apodrecimento dos frutos, pois eles não entram em contato com o solo úmido.
Seleção do local e preparação do solo
É necessário alocar um lugar ensolarado para a baga no sítio. Devem ser evitadas áreas baixas onde pode haver formação de água estagnada. A ocorrência de água subterrânea na superfície também é prejudicial.
O solo é preparado com antecedência, desenterrado, livre de ervas daninhas. O solo deve ser neutro (pH 6-7). Portanto, se necessário, para diminuir a acidez, introduz-se cal, cinza, giz. Os precursores do morango podem ser legumes ou pepinos.
As covas para arbustos são feitas a uma distância de 30-40 cm, deixando-se uma distância de cerca de meio metro entre as filas. Os arbustos são bastante extensos, para evitar a propagação da podridão, os morangos são plantados esparsamente.
O trabalho de plantio é realizado no outono ou na primavera.
Polinização
As flores são bissexuais. O pólen é transportado por insetos ou pelo vento. Top curativo
A variedade responde muito bem à aplicação de diversos tipos de fertilizantes. Esta é uma técnica agrícola importante. Graças à introdução do revestimento superior, a planta irá liberar mais pedúnculos e as próprias bagas serão maiores. Você pode usar fertilizantes minerais complexos, bem como composto ou esterco.
Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados, por exemplo, uréia.
Os fertilizantes à base de potássio são adequados durante a floração. O potássio promove a formação dos ovários, o acúmulo de açúcar nas bagas e melhora o sabor dos morangos. Você pode usar nitrato de potássio (20 g de fertilizante são adicionados a um balde de dez litros de água) ou sulfato de potássio (30 g da substância são dissolvidos em um balde de água). Um método de pulverizar as folhas com nitrato de potássio é adequado (25 g da substância são dissolvidos em um balde de água). Em setembro, é recomendável adicionar esterco ou cinza.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta.Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência a baixas temperaturas é uma característica da qual esta variedade de morango pode se orgulhar. Mas é aconselhável fazer abrigos de palha e ramos de abeto para o período de inverno.
Doenças e pragas
A desvantagem da variedade é sua vulnerabilidade ao apodrecimento. Se houver muita precipitação no verão, os arbustos e as bagas podem afetar fortemente as doenças fúngicas. Para a prevenção, são usados produtos químicos ou remédios populares: uma tintura de alho, diluída em água com mostarda, borrifada com iodo (10-12 gotas por balde de água). Os insetos geralmente não infectam esta variedade de morango.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Três maneiras são adequadas para criar o elefante.
Divisão do mato. Escolha arbustos sem raízes lignificadas. A planta é dividida com uma faca afiada em 2-3 partes, cada uma delas deve ter um lóbulo de raiz.
Semeando sementes. Para isso, no final de fevereiro, as sementes são cuidadosamente colocadas em recipientes transparentes na superfície da terra. Polvilhe um pouco com terra ou areia. O solo deve estar úmido. Quando 2-3 folhas aparecem, as plantas mergulham. Depois de estabelecido o clima quente, os juvenis podem ser plantados em terreno aberto. Antes da semeadura, é necessário realizar um procedimento de estratificação das sementes.
Reprodução do bigode. Os pedúnculos devem ser removidos nos arbustos uterinos. O bigode é cortado com tesoura ou tesoura de poda, fazendo um corte oblíquo. A saída enraizada é transplantada em tempo nublado.