- Autores: Itália, empresa Mazzoni
- Gosto: doce sedutor
- O tamanho: ampla
- Peso: 20
- Taxa de rendimento: Alto
- Termos de amadurecimento: médio
- Vantagens: Frutas são relativamente resistentes a serem encharcadas pela chuva
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: alto, compacto, com folhas médias
- Cor de baga: vermelho carmesim, brilhante
A dieta de cada pessoa deve ter uma quantidade suficiente de vitaminas, a maneira mais fácil de obtê-las é através do uso de vegetais, frutas e bagas. Muitos nutrientes são encontrados nos morangos e, além disso, são muito fáceis de cultivar e não requerem muito esforço.
História de criação da variedade
Esta espécie de morango foi desenvolvida na Itália. Em 2018, o consórcio CIV solicitou o registro de várias variedades de morangos de jardim da Itália no registro russo, uma das quais era a variedade Sibylla. Depois de passar por testes em várias regiões da Federação Russa, ele foi inscrito no Registro do Estado em 2020.
Descrição da variedade
Sibylla é uma espécie altamente produtiva que requer mais de 500 horas de dormência. A singularidade desta variedade reside no fato de que pode ser cultivada em condições climáticas difíceis, enquanto a própria planta não sofrerá de forma alguma. Possui arbustos altos e compactos, o que é muito conveniente para a limpeza dos canteiros, com intenso vigor de crescimento. As folhas são verde-escuras, pequenas em tamanho, densamente entrelaçadas no arbusto, e os pedúnculos estão ao seu nível ou ligeiramente mais baixos.
Os morangos têm poucos bigodes, mas ainda são mais do que suficientes para a reprodução. Os frutos da Sibila são de cor vermelha brilhante, que brilham ao sol, o que os torna ligeiramente brilhantes.
Termos de amadurecimento
Sibylla refere-se a plantas com frutificação tardia a médio, que ocorre em uma época em que as variedades precoces já partiram. A floração geralmente começa em meados de maio, e os frutos aparecem do final de junho ao início de julho.
Regiões em crescimento
Esta variedade de morango pode resistir a condições climáticas adversas, por isso pode ser cultivada no sul e nas latitudes temperadas da Rússia, e Sibylla é excelente para o clima europeu, por isso pode ser cultivada na Bielo-Rússia e na Ucrânia.
Produção
Este tipo de morango caracteriza-se pelo seu retorno bastante rápido, o que atrai muitos agricultores. A primeira colheita é sempre muito mais abundante que as seguintes, pois com a frutificação principal Sibylla dá mais da metade da colheita. Durante o período de amadurecimento, é possível colher 1-1,5 kg de bagas de um arbusto. Cada fruta é muito grande e pode pesar de 20 a 40 G. Os morangos apresentam esses resultados mesmo em condições climáticas adversas.
Bagas e seu sabor
Os frutos têm um belo formato simétrico com uma cor saturada brilhante. Eles são muito carnudos e suculentos. Além disso, a baga é caracterizada por um sabor doce maravilhoso e uma acidez ligeiramente agradável. O aroma de morango é simplesmente hipnotizante.
É verdade que as bagas de Sibylla também têm um pequeno sinal de menos - vazios insignificantes aparecem na polpa, mas isso ainda não afeta o sabor maravilhoso.
Recursos crescentes
As mudas desse tipo de morango devem ser plantadas da primavera ao outono. E a melhor época para o plantio é final de julho - meados de agosto. Se a planta for plantada mais tarde, não terá tempo de se desenvolver o suficiente e pode morrer a baixas temperaturas.
Sibylla não é particularmente exigente com o solo, mas é melhor escolher grama-podzólica ou franco-arenosa, onde o solo será neutro ou ligeiramente ácido.
Recomenda-se também colocar as mudas de 25-30 centímetros umas das outras para que os arbustos não interfiram no desenvolvimento normal de seus "vizinhos". E entre as camas, deve-se observar uma distância de 40-50 cm.
O plantio é melhor feito em tempo nublado ou tarde da noite.
Seleção do local e preparação do solo
Em primeiro lugar, você precisa escolher uma área com luz solar suficiente, que estará protegida de rajadas de vento. Antes do plantio, o local deve ser limpo de pragas (ervas daninhas) e o solo deve ser solto até uma profundidade rasa (cerca de 30 cm). Durante o plantio propriamente dito, é imprescindível monitorar como a raiz está localizada no solo para que ela fique totalmente subterrânea e não dobre.
Depois que as mudas já foram plantadas, é preciso regar os alvéolos com água morna. Se durante o período de plantio dos morangos houver alta temperatura externa, os brotos devem ser sombreados por cerca de uma semana.
Também não é recomendável colocar mudas em diferentes declives, pois existe o risco de erosão do sistema radicular pelo escoamento da água.
Polinização
As flores de Sibylla são bissexuais, portanto, não precisam de processos adicionais de polinização. Além disso, eles estão em um nível alto nas folhas, o que tem um efeito positivo na polinização boa e rápida.
Top curativo
Na primavera, Sibylla deve ser alimentada com fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Para isso, o esterco de vaca diluído em água é perfeito. É muito importante manter a consistência correta da mistura. É necessário adicionar 10 litros de água para cada 2-3 kg de estrume e começar a regar as plantas 2-3 horas após o preparo da solução.
Além disso, uma grande quantidade de nitrogênio está na uréia, que também deve ser diluída em água (1 colher de sopa de grânulos por 10 litros de líquido). Para uma alimentação bem-sucedida, você ainda pode usar excrementos de frango.
Durante o amadurecimento, os morangos devem ser fertilizados com misturas de minerais que contêm muito potássio e sódio. E já no período de floração, deve ser alimentado com boro.
No final da frutificação, as cinzas de madeira podem ser adicionadas ao solo - isso irá melhorar o amadurecimento das bagas no próximo ano.As cinzas vão dar ao solo vários minerais que são necessários para o crescimento das plantas, como potássio, fósforo e outros.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Esta variedade não pertence àqueles que não toleram bem a estação fria, mas apesar disso, os morangos ainda devem ser preparados para o inverno, a fim de protegê-los de geadas severas. Em primeiro lugar, você deve limpar os arbustos de folhas velhas. Se você já usou cobertura morta orgânica, ela deve ser substituída por uma nova. Uma pequena camada de composto ou turfa protege bem de baixas temperaturas.
Doenças e pragas
Os morangos são muito resistentes a todos os tipos de doenças. Sua imunidade lida bem com doenças às quais outras variedades estão expostas. Na primavera, existe o risco de podridão cinzenta. Como medida preventiva, você pode usar várias tinturas e decocções caseiras - por exemplo, uma solução de sabão em pó e cinza conífera, que repele pulgões.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A criação de Sibylla produz um bigode, escolhendo uma planta de três anos de idade. Você precisa usar cerca de 6 bigodes, deixando apenas os 2 primeiros soquetes, já que os demais são pequenos e não desempenham nenhuma função.
Depois disso, o bigode deve ser enraizado em vasos levemente submersos no solo, já que o sistema radicular fechado é menos suscetível a doenças.
Com menos frequência, Sibylla é propagada dividindo os arbustos. Uma planta saudável de três anos é dividida em 3-4 partes, deixando folhas inteiras e uma raiz desenvolvida em cada uma.