- Autores: Seleção americana
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-60 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: mais de 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Cor de baga: brilhante, vermelho escuro
- Resistência de inverno: Alto
- Amplitude: Sim
Entre as variedades estrangeiras que se comprovaram no cultivo por jardineiros russos, bielorrussos e ucranianos, destaca-se a Selva de morango, ou, como é comumente chamada, Selva.
História de criação da variedade
A variedade precoce remanescente Selva é resultado de uma seleção feita por especialistas americanos da Universidade da Califórnia na década de 70. Século XX. Para o seu aparecimento, a variedade Brighton foi cruzada com as variedades Tufts e Pajero. Os testes da Selva deram bom desempenho em terreno aberto e em casa de vegetação. Selva foi testado no sul da Califórnia e em partes do norte da Europa. Desde 1984, o direito de distribuição dessa variedade está protegido pela patente do país produtor.
Descrição da variedade
Um arbusto vigoroso e extenso com folhas grandes e pedúnculos semelhantes. As plantas jovens geram rebentos muito ativamente.
Termos de amadurecimento
Selva foi reparada. As bagas amadurecem cedo. O período de frutificação começa em junho e vai até as primeiras geadas.
Produção
O rendimento é alto, de 1 kg por arbusto. Sob controle, em condições de solo protegido, a cultivar americana pode dar frutos quase continuamente. Em uma área aberta, os frutos amadurecem em ondas (3-5 safras por temporada), o pico de produção principal cai em meados do verão e dura até setembro ou outubro (nas geadas de outono).
Os arbustos dão frutificação abundante no 1º e 2º anos da estação de crescimento.
Bagas e seu sabor
Morangos suculentos Selva parecem atraentes. Frutos grandes, brilhantes, de cor vermelho escuro, redondo-cónicos. A massa de uma baga é de cerca de 30-60 g. O aroma é intenso, morango.
O sabor da polpa firme é semelhante ao de sobremesa, moderadamente doce. No interior, sementes amarelo-ouro, ligeiramente avermelhadas, localizadas quase na superfície.
A polpa é vermelha, mas mais clara em direção ao caroço. É muito mais denso do que muitas outras variedades de morango.
Recursos crescentes
Selva é considerada uma cultura bastante despretensiosa. No entanto, o nível de intensidade da tecnologia agrícola utilizada afeta os indicadores de produtividade, tamanho e sabor.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade americana Selva é plantada preferencialmente em áreas com solo fértil, moderadamente solto (argiloso), neutro ou levemente ácido. Mas mesmo sob essas condições, as plantas precisam de alimentação regular (pelo menos três vezes por temporada) com matéria orgânica e uma mistura de fertilizantes minerais. É importante que a plantação não engrosse. Para isso, é necessário controlar a iluminação e fornecer ventilação.
Ao plantar entre arbustos de morango, é recomendável deixar uma distância de 40-50 cm para que haja espaço suficiente para as saídas das filhas, dando a próxima porção da cultura.
O plantio requer rega intensiva por 10 dias. Depois disso, eles são regados com menos frequência. Para manter o nível de umidade necessário, o solo deve ser coberto com um pano não tecido de cor escura.
Na estação seca, os arbustos param de crescer e frutificar, os frutos são desidratados e assados. De acordo com as recomendações de jardineiros experientes, nas regiões do sul esta planta deve crescer em sombra parcial, e não ao sol.
Será mais benéfico usar mudas com sistema de raiz fechado. É aconselhável arrancar o bigode com copos plásticos.
Como esse cultivar tem bigodes longos e abundantes, alguns jardineiros cultivam morangos americanos como planta trepadeira. Uma treliça é instalada perto do arbusto para que o bigode da Selva o trance, formando um canto verde natural único no local.
Polinização
Ao cultivar a variedade de morango Selva em campo aberto com polinização, os jardineiros não têm problemas. Tudo que você precisa é vento e abelhas. Para obter polinização de alta qualidade em uma estufa, você deve criar artificialmente uma corrente de ar usando um ventilador com fluxo de ar frio. Durante o período de floração dos morangos, deve ser ligado 3 horas por dia.
Top curativo
Durante toda a estação de cultivo, é necessário aplicar fertilizantes minerais especiais e matéria orgânica sob os arbustos. A cobertura é executada paralelamente à rega.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
De acordo com o grau de congelamento no inverno sem neve, a variedade foi classificada como de baixa resistência. Em muitas regiões domésticas, em um clima típico da zona intermediária, na Bielo-Rússia e na Ucrânia, os arbustos de morango podem passar o inverno mesmo descobertos (sob uma densa cobertura de neve) e resistir a uma queda de temperatura de -16 graus.
Em regiões de clima ameno, basta cobri-los com ramos de abeto ou tecido não tecido. Em invernos gelados, outro abrigo é usado. O canteiro é coberto com uma densa camada de turfa (húmus), cobrindo o solo com cobertura prévia.
Para que os arbustos resistam melhor ao frio, são pré-endurecidos. As folhas não precisam ser removidas, pois aquecem naturalmente a planta.
Doenças e pragas
Eles não são afetados pela podridão cinzenta, bem como manchas brancas e marrons. Os ácaros da aranha e do morango raramente afetam uma planta de morango.
A podridão cinzenta pode surgir como resultado do alagamento do solo, ao plantar em área sombreada, quando as bagas entram em contacto com o solo.
Se, no entanto, a doença atacou, você deve se livrar das partes infectadas da planta e tratar a planta com fungicidas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
É importante propagar arbustos de morango todos os anos usando um dos vários métodos.
Divisão da mata uterina
Obtendo vários brotos de uma muda. Este método é um dos melhores, pois desta forma é possível preservar todas as características da variedade declaradas pelos autores.
Propagação de sementes
Uma tarefa bastante trabalhosa, pois primeiro é preciso retirá-los da baga e depois germinar em local quente e úmido, para depois transplantá-los para vasos. Você pode transferi-lo para um terreno aberto quando as mudas derem as primeiras folhas cheias.
Reprodução de bigode
O jeito mais fácil. Para fazer isso, polvilhe um dos bigodes crescidos de morangos de jardim americano com uma camada de terra. Depois de um tempo, uma muda é formada a partir dele. Terá que ser separado do arbusto principal e transplantado.
Visão geral da revisão
Em condições favoráveis, a cultura híbrida Selva começa a frutificar já 3 meses após o plantio.
A densidade dos bagos dá origem a críticas mistas. Por um lado, fornece excelentes indicadores da preservação das qualidades durante a transportabilidade e armazenamento e, por outro lado, causa insatisfação entre os consumidores que caracterizam os morangos Selva como muito duros, pouco suculentos e pouco aromáticos.
A variedade atrai a atenção dos fruticultores para comercialização. Quando transportado por longas distâncias, o morango mantém a sua forma natural, os frutos silvestres mantêm-se apetitosos e não fluem.
Estas bagas são muito apreciadas pelos especialistas culinários. Deliciosos morangos são consumidos avidamente frescos, compotas perfumadas e compotas doces são preparadas com eles. Morangos também são bons para congelar para uso futuro. Após o descongelamento, mantém o seu aroma e firmeza. Não fica aguado e sem gosto.