- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 35-50 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: compacto, semi-espalhando
- Cor de baga: Vermelho
Mais cedo ou mais tarde, cada jardineiro planta bagas muito perfumadas e saborosas, que se chamam morangos, na sua horta ou no campo. Não muito caprichosa de cuidar, mas dando uma boa colheita, a planta herbácea se apaixonou não só pelas crianças, mas também pelos adultos. O morango de Sasha é uma dessas plantas.
História de criação da variedade
Os morangos foram produzidos por criadores russos da cidade de Bryansk. O autor da variedade foi Aitzhanova S.D., que criou mais de uma variedade de plantas resistentes à geada e à seca.
Descrição da variedade
Strawberry Sasha é uma variedade remanescente de amadurecimento precoce que praticamente não tem bigode. A planta se distingue por um arbusto compacto de semi-espalhamento. Sua altura e largura são de cerca de 25-30 cm. Durante a floração, quase todo o arbusto é coberto por grandes flores que chamam a atenção dos insetos. Flores de tom rosa claro, muito bonitas e decorativas. As flores desta variedade são bissexuais, coletadas em inflorescências de 5 a 7 peças. Os frutos amadurecem simultaneamente nos arbustos principais e nas rosetas jovens, que estão localizadas em algumas gavinhas. As folhas são trifolioladas, de cor verde claro. A borda da folha é serrilhada. Todas as folhas são densamente pubescentes abaixo.
Termos de amadurecimento
Os bagos amadurecem ao mesmo tempo, visto que a variedade é remanescente, várias safras podem ser colhidas durante a temporada. Os primeiros frutos podem ser degustados já no final de maio, e apreciá-los até o final do outono, até a última colheita.
Regiões em crescimento
Esta variedade é adequada para as regiões norte e sul. O cultivo será diferente apenas no cuidado agrotécnico.
Produção
Morangos têm um alto rendimento; durante a estação de crescimento, até 2 kg de frutas aromáticas podem ser colhidas de um arbusto. De muitas maneiras, o rendimento depende do cuidado que a planta recebe.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros de formato cônico têm uma bela cor vermelha rica. Os bagos são grandes, o peso varia de 35 a 50 G. O sabor é doce, a lembrar morangos silvestres. A polpa densa evita que os bagos se esmaguem. Isso caracteriza a variedade como transportável. As frutas toleram bem a estrada e mantêm suas qualidades comercializáveis por muito tempo. As bagas são consumidas frescas e enlatadas. Compotas, geléias e conservas são preparadas com eles.
Recursos crescentes
Os morangos de Sasha são cultivados de acordo com o esquema padrão. Como acontece com outras plantas desta cultura, é necessário fazer capina, soltar a terra acima dos arbustos e regar. E também é necessário alimentar a planta durante o período de crescimento. Sasha pode ser cultivada em quase todos os solos, ela não é muito exigente com eles. No entanto, os jardineiros notaram que colheitas especialmente ricas podem ser obtidas se os morangos forem cultivados em solos estruturais e leves, ricos em húmus. Solos calcários, pantanosos, bem como ardósia e salinos para morangos não são adequados. A planta ali vai doer e murchar. É importante transplantar e renovar morangos a cada 3-4 anos.
Seleção do local e preparação do solo
O local para plantar morangos deve ser ensolarado e bem iluminado, isso permitirá que você colha com mais frequência e os frutos amadurecerão ao mesmo tempo. O local deve ser protegido de fortes ventos e correntes de ar. Prepare o solo antes de plantar. Primeiro você precisa cavar o solo superficialmente e remover todas as ervas daninhas. Aplique um pouco de húmus ou qualquer fertilizante mineral. Em seguida, regue a área selecionada. Depois que a terra secar, afrouxe bem novamente.
Polinização
Morangos dessa variedade possuem flores bissexuais, portanto, a planta é capaz de autopolinização. Lindas flores também atraem insetos, não apenas vespas e abelhas, mas borboletas e muitos outros insetos. Eles também contribuem para a polinização de Sasha.
Top curativo
Para uma boa colheita, como outras culturas, os morangos devem ser alimentados. Isso deve ser feito com fertilizantes orgânicos e minerais que se dissolvem bem na água. Para alimentação, use o esquema:
após o derretimento da primeira neve, adicione 500 g de verbasco sob cada arbusto (para 10 litros de água 1 kg de esterco de vaca);
em maio, fertiliza-se o enxofre de potássio, calcula-se 0,5 litro de solução para um arbusto (para 5 litros de água, 0,5 colher de chá da substância);
em agosto, a cinza da madeira é introduzida no solo e a terra é solta.
E também durante o verão, você pode fertilizar com infusão de urtiga. É preparado assim: um terço do balde é preenchido com urtigas e, em seguida, cheio de água. Deixe em infusão por 3 dias. Em seguida, a infusão é diluída 1: 1 com água e os arbustos são regados.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Sasha é resistente à geada e não precisa de abrigo para o inverno. Em regiões onde as geadas severas persistem por muito tempo, os jardineiros amadores ainda cobrem os arbustos para que a colheita do próximo ano dê bons resultados.
Doenças e pragas
A variedade também é resistente a doenças e pragas, mas para prevenção é melhor processar os arbustos 2 a 3 vezes por temporada. Você pode usar qualquer meio que seja vendido.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Morangos podem ser cultivados a partir de sementes, os primeiros brotos começam a aparecer 14-21 dias após o plantio. Semear as sementes é melhor em março. Após o aparecimento das primeiras 2-3 folhas, elas mergulham em células de 5x5 cm, o próximo mergulho é de 10x10 cm.
Morangos se reproduzem muito bem dividindo o arbusto. Para fazer isso, pegue um arbusto grande e divida-o em 2-3 partes, dependendo do tamanho do arbusto. Em seguida, cada um deles é plantado em covas preparadas.
Outra maneira muito boa é criar com bigode. Para fazer isso, você precisa separar a roseta nas antenas da planta principal e plantar o material no buraco preparado.