- Autores: Checo
- Gosto: doce
- O tamanho: pequena
- Tamanho, cm: comprimento - 1,5-2 cm
- Peso: até 7 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 2,5 kg de 1 m2
- Reparabilidade: Sim
- Vantagens: caules altos mantêm as bagas limpas após a chuva
- Compromisso: consumo fresco
Morangos de jardim com o nome sofisticado de Ruyana foram produzidos por especialistas da República Tcheca. Os frutos silvestres são recomendados para consumir frescos, de excelente sabor. Nas condições climáticas da Rússia, este tipo de morango criou raízes sem problemas.
Descrição da variedade
As plantas têm entre 15 e 20 centímetros de altura e largura semelhante. Devido à sua forma compacta, os arbustos podem ser cultivados em pequenas áreas. A coroa expressiva e elegante em forma de bola confere à variedade Ruyan altas qualidades decorativas. As folhas são verdes brilhantes, fortemente enroladas.
Talos longos e fortes elevam-se acima da massa verde. Bagas maduras sobem acima do arbusto sem tocar o solo. Desta forma, os frutos permanecem inteiros e saudáveis.
No processo de crescimento, os morangos checos não jogam bigode, dando toda a sua força e microelementos úteis aos frutos.
Termos de amadurecimento
Os criadores criaram uma variedade remanescente que delicia com a colheita várias vezes na temporada. Os morangos começam a dar frutos quase desde o início da primavera até as primeiras geadas.
Produção
Com o cuidado da plantação estável, mesmo um jardineiro novato será capaz de colher até 2,5 quilos de safras em um metro quadrado de terra. A produtividade e a transportabilidade são altas. Se as condições na região forem favoráveis, novas bagas são colhidas a cada 2-3 dias. Recomenda-se trabalhar de manhã cedo, após o orvalho ter derretido.
Bagas maduras podem ser congeladas e armazenadas por muito tempo sem perder a aparência e o sabor. A variedade frutifica regularmente por quatro anos, após os quais a plantação deve ser renovada.
Bagas e seu sabor
Bagas pequenas ganham apenas 7 gramas de peso. Comprimento - de 1,5 a 2 centímetros. A maioria dos frutos é regular, cônica, mas também há exemplares curvos. Morangos maduros ficam escarlates brilhantes com polpa rosa suculenta. A superfície do fruto é meio lustrosa, coberta com pequenas pedras que não são pressionadas contra a polpa.
O sabor é agradável, doce. É complementado pelo aroma expressivo de morango silvestre.
Recursos crescentes
Ruyana é uma variedade versátil que não tem medo de geadas ou secas. Quando propagadas por sementes, são plantadas entre fevereiro e março. Se o jardineiro usar mudas prontas, o plantio pode ser feito em meados do outono. A rápida sobrevivência permite que a planta se adapte facilmente a um novo local antes da chegada da geada.
Aconselha-se que os morangos sejam plantados em fileiras, deixando um espaço de 30 a 35 centímetros entre eles, a distância entre os arbustos é de 20 a 25 centímetros. Para economizar espaço no local, a variedade Ruyan pode ser plantada ao longo do caminho do jardim. Devido à falta de bigodes, as plantas não sujam o território.
A resistência à seca evita que os arbustos morram, no entanto, o tempo muito seco e quente tem um efeito negativo na qualidade da colheita. Nesse clima, os morangos do jardim são irrigados 2 a 3 vezes por semana. A época de rega cai no início da frutificação. Água decantada e quente é injetada na raiz para que não caia nas flores e na folhagem. O trabalho é realizado no início da manhã ou à noite, após o pôr do sol.
As plantas daninhas crescem rapidamente e absorvem a preciosa umidade da colheita das frutas. As ervas daninhas devem ser removidas imediatamente antes de encherem a plantação. O solo ao redor dos arbustos é afrouxado 1-2 vezes por mês e coberto com uma camada de cobertura morta.Ele não apenas mantém o nível de umidade necessário, mas também evita o crescimento de ervas daninhas. A agrofibra negra, na qual os arbustos são cultivados, se espalhou.
Pelo fato da variedade Ruyan não formar bigode, o processo de cuidar é facilitado. Não há necessidade de perder tempo removendo brotos laterais.
Seleção do local e preparação do solo
Morangos de jardim dão uma sensação ótima em áreas ensolaradas. Se houver um ligeiro escurecimento, isso não será um problema. O território escolhido para o plantio de mudas é cuidadosamente desenterrado e fertilizado. Um balde de fertilizante orgânico é consumido por metro quadrado.
A variedade checa não se enraíza bem em solo argiloso, prefere solo solto. Para isso, areia é adicionada ao solo. Se a acidez for aumentada, deve ser neutralizada. Farinha de dolomita, cinza ou cal comum demonstram alta eficiência. 0,5 quilo da substância é usado por metro quadrado de plantio.
Polinização
A cultura hortícola é polinizada por abelhas, necessita de polinização cruzada. Os primeiros botões florescem na primavera e a floração dura até o final do outono.
Top curativo
Os morangos esgotam rapidamente o solo, tirando os nutrientes dele. No ano do plantio não é necessária alimentação e, a partir da próxima safra, é necessário alimentar regularmente a plantação.
Padrão ótimo de fertilização.
- O nitrato de amônio é usado no início de março. Este componente é necessário para a formação de botões. Para o preparo do medicamento, 40 gramas do produto são diluídos em um balde com água.
- Uma colher de sopa de nitroammophoska é diluída em um balde de água e colocada sob as raízes no início da floração.
- Uma composição de nitroammophoska e sulfato de potássio (proporções - uma colher de sopa por balde de água) é usada no processo de ovário da baga.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A alta resistência à geada permite que os arbustos sobrevivam ao frio em regiões com invernos amenos e curtos, sem a necessidade de abrigo. No entanto, em áreas com condições climáticas severas, é aconselhável proteger a plantação. Após a colheita da última onda da colheita, todos os caules das flores são cortados. Remova também as folhas velhas e os brotos afetados. Para a desinfecção, as fileiras de arbustos são tratadas com sulfato de cobre.
Mudas jovens plantadas no outono são cobertas com palha, galhos de coníferas ou spunbond. A variedade é capaz de resistir a geadas de até 30 graus Celsius.
Doenças e pragas
Ruyana não tem medo do oídio e outras doenças comuns. O sistema imunológico inato também protege os morangos de insetos perigosos. Se as bagas chamaram a atenção do gorgulho ou dos ácaros do morango, os arbustos são tratados com uma decocção de absinto ou mostarda em pó (200 gramas da matéria-prima dissolvem-se em 10 litros de água).
A podridão cinzenta se desenvolve rapidamente em clima quente e úmido. É melhor protegida com cinza de madeira, que é espalhada no solo ao redor das plantas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Como os morangos de jardim checos não formam bigode, esta variedade é propagada por semente ou divisão. A primeira opção é usada com mais frequência. A semente tem uma alta taxa de germinação. A semeadura é realizada de fevereiro a maio.
Muitos jardineiros escolhem o método de semear mudas usando pastilhas de turfa. Você pode comprá-los em qualquer loja de jardinagem.
O trabalho é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- tabletes de turfa são despejados com água e deixados por dois dias para inchar;
- em seguida, eles são colocados em um recipiente e uma semente é mergulhada em cada comprimido;
- o recipiente com a semente é coberto com vidro ou celofane denso e transferido para o peitoril da janela;
- periodicamente, você precisa borrifar os comprimidos de um borrifador para que não sequem;
- assim que os primeiros brotos forem percebidos, o vidro ou filme é removido;
- as mudas são plantadas em um novo local imediatamente após a formação de raízes fortes;
- se o tempo lá fora não estiver quente o suficiente, as mudas são cultivadas em uma estufa.