- Autores: Itália
- Sinônimos de nomes: Premy
- Gosto: □ Gentil
- O tamanho: muito grande
- Peso: de 80 a 100-120 g
- Taxa de rendimento: muito alto
- Produção: até 2-2,5 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: boa qualidade de manutenção
- Descrição do arbusto: poderoso, alto
Uma variedade chamada Primi chegou até nós da Itália. Este tipo de morango de jardim é considerado uma variedade gigante devido aos seus frutos grandes. Você pode desfrutar de frutas maduras já no início do verão, e a frutificação continua por um mês.
Descrição da variedade
Você pode identificar a variedade pelos arbustos altos e poderosos, embora sejam compactos. As folhas grandes são coloridas de verde escuro. É uma variedade vigorosa que se desenvolve rapidamente. Os arbustos têm partes subterrâneas e acima do solo bem desenvolvidas. Usoobrazovanie - média. Seu número é suficiente para reprodução. Durante o período de floração, os arbustos são decorados com flores inteiras de tamanho médio. Pedúnculos são bastante fortes e fortes. Eles começam a aderir ao solo apenas antes da colheita sob o peso de frutos enormes.
Termos de amadurecimento
O morango Primi é uma cultura média precoce. Nas regiões do sul, a colheita é feita mais cedo do que nas regiões oeste e norte.
Produção
A taxa de rendimento dos morangos italianos de jardim é muito alta. De um arbusto, obtêm-se de 2 a 2,5 quilos de frutos maduros. A comercialização e a transportabilidade dos bagos são altas. Isso significa que eles manterão sua qualidade gastronômica e aparência durante o transporte de longo prazo. E também os frutos têm uma alta qualidade de conservação.
Bagas e seu sabor
Os morangos maduros adquirem uma rica cor cereja escura. A superfície é brilhante, com brilho. A peculiaridade da variedade é o tamanho muito grande dos bagos, cujo peso pode variar de 80 a 120 gramas. A forma é uniforme, oval-cônica, alguns espécimes podem ser alongados. A polpa é muito suculenta e firme.
O sabor da fruta é doce, delicado e equilibrado. Quem conseguiu saborear a colheita da casta Primi atribui-lhe elevadas qualidades gastronómicas. A fruta é complementada por um aroma de morango e noz-moscada.
Nota: Bagas universais podem ser armazenadas por até 5 dias em local fresco. Eles retêm sua cor e forma, não se decompõem em fibras.
Recursos crescentes
Em um local, os arbustos são cultivados por 5-6 anos, após os quais a plantação é renovada e transferida para um novo local. A variedade é resistente ao inverno, por isso criará raízes perfeitamente em regiões frias. Você pode começar uma plantação de frutas silvestres no início da primavera ou no início do outono. Em áreas com clima gélido, é necessário ter tempo para plantar mudas pelo menos um mês antes da chegada da geada. Os arbustos devem ter tempo para desenvolver o sistema radicular e criar raízes em um novo lugar.
Recomenda-se aderir ao seguinte padrão de aterrissagem:
deixar 30 centímetros de espaço livre entre os arbustos e 45 centímetros entre as fileiras;
no momento do plantio, o coração deve ficar rente ao solo para que a planta não apodreça;
as plantas jovens precisam ser regadas todos os dias durante duas semanas.
O morango de jardim da Primi adora umidade, mas deve ser regado com moderação. Em grandes áreas, é recomendado o uso de um sistema de gotejamento ou instalações especiais de água da chuva. Em climas quentes e secos, as plantas são regadas a cada 2-3 dias. Certifique-se de que a camada superficial do solo não seca.
É necessário afrouxar regularmente o solo até uma profundidade de 3-4 centímetros para não danificar as raízes. O sistema radicular precisa de oxigênio.Se raízes nuas aparecem na superfície, elas são borrifadas com terra. Todas as ervas daninhas do local são removidas.
A planta gasta muita energia na formação de um bigode, por isso precisa ser cortado dos arbustos que não serão usados para reprodução. Os morangos são inspecionados periodicamente, as folhas secas e os rebentos partidos são removidos.
Seleção do local e preparação do solo
A qualidade e a quantidade da safra são fortemente influenciadas pelo local de plantio. Ao escolher um local, você deve cumprir os seguintes requisitos:
os arbustos devem ser protegidos de correntes de ar e fortes rajadas de vento;
a melhor escolha é um local espaçoso e bem iluminado;
encostas íngremes e planícies não são adequadas para a fruticultura;
se framboesas, tomates ou batatas costumavam crescer na área selecionada, selecione outro lugar.
Uma cultura de jardim da Itália prefere solos argilosos e argilosos, que contêm muito húmus. O nível de acidez ideal é de 5,2 a 5,5 pH. A terra deve ser desenterrada, limpando-a de detritos e raízes. O solo pode ser alimentado com cinza de madeira ou húmus. Um balde de matéria orgânica ou um copo de cinzas é usado por metro quadrado.
Polinização
Os botões são ricos em pólen, por isso não há problemas com a polinização. Durante a floração, os arbustos são cobertos por flores bissexuais.
Top curativo
Para que a colheita seja saborosa e perfumada, os arbustos precisam ser alimentados regularmente.
Jardineiros experientes fertilizam as bagas 4 vezes ao longo da temporada.
Formulações complexas com minerais e alto teor de nitrogênio são usadas no início da primavera. Esses componentes são necessários para o crescimento e desenvolvimento de massa verde densa e pedúnculos. Freqüentemente usado excrementos de pássaros em uma proporção de 1 para 20 e infusão de verbasco em uma proporção de 1 para 10.
Antes da floração, sulfato de potássio ou nitrofosfato é usado. O medicamento é diluído em água. 5 e 20 gramas são gastos em um balde de líquido, respectivamente.
Após a frutificação, é necessário alimentar a terra com compostos orgânicos. A alta eficiência é demonstrada pelo esterco, que é criado na proporção de 1 para 8.
No meio do último mês de verão, as cinzas de madeira são borrifadas entre os arbustos. E também a rega se executa.
Obs: na fertilização de morangos é imprescindível observar a medida, principalmente na escolha de curativos orgânicos.Por exemplo, estrume fresco pode queimar folhas e raízes.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Se deve ou não abrigar morangos para o inverno é decidido dependendo das condições meteorológicas. Por exemplo, no norte do Cáucaso ou no território do Território Krasnodar, as plantações não são protegidas. Em outras regiões do país, os canteiros são cobertos com composto e as próprias plantas são protegidas com fibras agrícolas. Você pode usar ramos de abeto em vez disso.
Doenças e pragas
Os morangos italianos conseguiram demonstrar-se como uma cultura com forte imunidade. Ela não tem medo de doenças e infecções comuns. Para manter uma boa saúde, você precisa seguir todas as regras da tecnologia agrícola e examinar cuidadosamente os arbustos em busca de sintomas de doenças.
Para proteção adicional dos morangos Primi, você pode usar vários remédios populares.
Jardineiros preparam uma solução de mostarda seca diluindo 100 gramas de pó em um balde de água. A composição resultante é utilizada no tratamento dos canteiros, protegendo as plantações de infecções e insetos.
Uma solução fraca de manganês é pulverizada nos arbustos após a chuva. A composição protege os morangos do jardim dos fungos.
As plantas são plantadas ao lado dos arbustos que repelem pragas, por exemplo, cebolas ou malmequeres. Esta é uma forma segura de preservar as plantações.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar gravemente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Aceite, é recomendável propagar com um bigode. Os brotos são enraizados em potes de plástico. Com a ajuda deles, você pode obter mudas fortes e saudáveis com um sistema radicular fechado. As plantas jovens são plantadas quase imediatamente em uma área de cultivo permanente. Quando os brotos laterais estão enraizando, eles são separados da planta-mãe somente após a formação de uma nova planta.
A segunda opção é a divisão. Para isso, apenas plantas com três anos são adequadas. Cada uma de suas partes deve ter seu próprio sistema raiz.