- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Portola
- Gosto: harmonioso
- O tamanho: ampla
- Peso: 35-45 gr
- Produção: 1-2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Vantagens: prazo de validade longo
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: alto, compacto
Ao escolher uma variedade de morango para seu local, cada vez mais jardineiros estão se concentrando em variedades novas, ainda não muito conhecidas. O Portola, lançado nos EUA em 2009, pode ser considerado um deles. Esta variedade já conquistou o amor dos jardineiros russos.
Descrição da variedade
Os morangos são remanescentes, por isso darão frutos repetidamente. Os arbustos são altos, mas não diferem na distribuição, por isso parecem bastante compactos. As folhas são de cor verde escura, a superfície é lustrosa, brilhante. Pedúnculos podem ser encontrados acima das lâminas das folhas. Tem bigode, mas em quantidade média.
Termos de amadurecimento
As bagas de Portola amadurecem totalmente em junho. A colheita pode ser retirada várias vezes, já que a baga frutifica ativamente até outubro. Os especialistas recomendam o cultivo da Portola em um clima continental. O melhor rendimento é observado no início do outono.
Produção
Portola é considerada uma variedade de alto rendimento. Com os devidos cuidados e boas condições, 1–2 kg de bagas podem ser obtidos de um arbusto. Mas se a safra não receber nutrientes suficientes, a quantidade de safra pode diminuir drasticamente. Esta é considerada uma das principais desvantagens da variedade.
Bagas e seu sabor
Portola dá frutos com bagas vermelhas brilhantes, em forma de cone largo. Os frutos são bastante grandes: seu peso é de 35–45 g. A superfície se destaca por um belo brilho brilhante.
Os especialistas classificaram o sabor como harmonioso, mas o azedume é claramente audível nele. As primeiras bagas de Portola são bastante doces, mas nas colheitas subsequentes os frutos tornam-se menos isentos de açúcar. O aroma é pronunciado, a polpa é firme, mas não dura. Não há vazios dentro.
Frutos depenados têm longa vida útil e podem ser transportados por longas distâncias. É por isso que a Portola é frequentemente cultivada comercialmente. A baga tem um propósito universal, o que significa que pode ser comida fresca, compotas cozidas e conservas e congelada.
Recursos crescentes
Portola é considerada uma variedade bastante caprichosa, por isso não pode ser recomendada para iniciantes. O cuidado com as plantas deve ser intenso e correto.
É necessária atenção especial à rega. Em caso de seca, é realizado a cada 3 dias, em caso de chuva é totalmente interrompido. No dia seguinte à rega, o solo está solto, removendo as ervas daninhas. Jardineiros experientes observam que o gotejamento é a melhor opção de irrigação para esta variedade.
Vale a pena mencionar a cobertura morta separadamente. Inchaço, as bagas caem no chão e o processo de decomposição pode começar. Para não perder a colheita, recomenda-se a utilização de um material de cobertura. Pode ser fibra de fibra preta. Além de protegê-lo, também inibe o crescimento de ervas daninhas.
Seleção do local e preparação do solo
A Portola pode ser cultivada em diferentes locais: estufa, campo aberto, na varanda. A planta é plantada no início da primavera ou início do outono. O local deve ser bem iluminado ao longo do dia. O solo é preferencialmente argiloso ou arenoso. O nível de acidez permitido é de 5,2–5,5 pH. Se a acidez for maior, você pode corrigir a situação com farinha de dolomita ou cinza de madeira.
É possível plantar Portola pelo método do arbusto (30X30 cm), mas recentemente os jardineiros estão inclinados a plantar usando o método de 2 fitas. A técnica é simples: os morangos são plantados em 2 fileiras, a distância entre as fileiras é de 40-50 cm e entre os arbustos de morango em uma fileira é de 25-30 cm.
Ao plantar, é importante garantir que o colo da raiz não penetre profundamente no solo. As mudas novas nas primeiras semanas são protegidas da luz solar e regadas mais do que o normal.
Polinização
Portola é uma variedade de morango autofértil, portanto, é capaz de polinizar por conta própria. No entanto, se você quiser cultivar frutas maiores ou fazer experiências, pode usar outras variedades como polinizadores.
Top curativo
Os morangos da Portola precisam de alimentação regular. Existe um esquema padrão para a variedade.
- Eles se alimentam pela primeira vez assim que a neve derrete. Use nitrogênio, como verbasco. Um litro de substância líquida é diluído em água na proporção de 1: 10. Um litro de solução é derramado sob o arbusto. Se você levar um frango, dilua com água 1: 20.
- No início da floração, você precisará de nitrato de potássio. Misture uma colher de chá em um balde de 10 litros. 1 planta consumirá 0,5 litros.
- Quando Portola começa a florescer, você pode aplicar misturas complexas de morango. Além disso, um bom resultado dará uma infusão de urtiga, previamente fixada por 3 dias.
- No outono, use formulações minerais destinadas a morangos.
Além disso, durante o plantio, a cinza de madeira é introduzida no solo. Você precisa de 1 copo por metro quadrado.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A cultura apresenta alta resistência ao inverno. Se no inverno a temperatura não descer abaixo de -15 ° e houver neve fresca, não há necessidade de cobrir as plantas. Mas se houver geadas e houver pouca ou nenhuma neve, é melhor fechar os canteiros com palha, material não tecido ou ramos de abeto.
Doenças e pragas
Em geral, Portola é bastante resistente a doenças e pragas.Praticamente não está sujeito ao míldio murcho e pulverulento. Para manter a planta saudável, bastam algumas medidas preventivas.
- Recomenda-se cultivar Portola em tecido não tecido. Graças a isso, as bagas não vão cair no chão.
- Antes da floração, são tratadas com líquido bordalês. Uma solução de iodo também dará um bom resultado.
- Não devemos esquecer que deve haver distância suficiente entre os arbustos.
- Finalmente, você pode proteger as camas com malmequeres ou alho crescendo nas proximidades.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A portola pode ser propagada por um bigode ou dividindo um arbusto. O segundo método é muito mais procurado. Para implementá-lo, você precisa pegar os arbustos mais fortes e altos. O material é plantado em copos plásticos cheios de terra. Esses brotos criam raízes rapidamente e crescem bem. Ao propagar com bigode, os soquetes devem ser de primeira ou segunda ordem.