- Autores: DE ANÚNCIOS. Zabelina, N.P. Stolnikov, Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria Lisavenko
- Gosto: doce e azedo
- O tamanho: média
- Peso: 10,1-38,1 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 13,5-23,7 t / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: subdimensionado, semi-espalhando
O morango da primeira série é muito popular entre os jardineiros. Graças ao cuidado fácil e exigente dos arbustos, o plantio de bagas desta variedade é recomendado para o cultivo, mesmo para jardineiros novatos.
História de criação da variedade
Esta variedade de morango foi cultivada e inscrita no registo em 2005. A vista acabou graças ao cruzamento das variedades Torpedo e Fairy. Seu desenvolvimento pertence aos criadores N.P. Stolnikova e A.D. Zabelina - funcionários do Instituto de Pesquisa de Horticultura Lisavenko na Sibéria.
Descrição da variedade
A primeira série não pertence à espécie remanescente, ela cria raízes facilmente na nova área. Os arbustos são capazes de frutificar tanto em uma área ensolarada quanto em uma área sombreada.
O arbusto é subdimensionado, semi-espalhado. A folhagem tem uma aparência típica de três folhas. A folha é grande, esculpida, verde, muito brilhante, com um revestimento ceroso característico.
Termos de amadurecimento
Este tipo de morango pertence às variedades intermediárias. O tempo de maturação dos bagos depende da zona climática em que os arbustos são cultivados. Em climas temperados, os primeiros frutos começam a amadurecer no final de maio - início de junho. O período de frutificação dura cerca de um mês.
Regiões em crescimento
A variedade Pervoklassnitsa foi cultivada diretamente para cultivo na Sibéria Ocidental e nos Urais. Graças aos criadores, os arbustos deste morango crescem bem em áreas abertas com vento. Eles invernam bem, mesmo sob uma pequena camada de neve. Quando o solo está congelado, o sistema radicular e as folhas se recuperam rapidamente na primavera.
Produção
Os indicadores de rendimento deste tipo de morango são considerados bons. Pode render 13,5-23,7 t / ha.
Bagas e seu sabor
As bagas são de tamanho médio. O peso de cada um é de 10,1-38,1 g. No início da frutificação, os bagos são maiores, pesando até 30 g. No final do período de frutificação, eles se tornam menores e o peso do fruto não ultrapassa 10 g .
Os bagos são de cor vermelha brilhante com um brilho bem visível. O sabor dos bagos é doce, com ligeiro azedume. A polpa é suculenta, tem um aroma pronunciado a morango.
Cada baga contém 6,6% de açúcares, 1,3% de ácidos, 41,8 mg / 100 g de ácido ascórbico. De acordo com os especialistas, o escore de degustação da fruta é bastante alto e chega a 4,5 pontos em 5 possíveis.
Recursos crescentes
A primeira série pertence a variedades que não requerem cuidados especiais. A principal tarefa para obter uma rica colheita é escolher o local certo para o seu crescimento.
Seleção do local e preparação do solo
Para obter o máximo rendimento dos morangos desta variedade, é necessário cuidar do local de seu futuro cultivo e prepará-lo corretamente:
você precisa escolher áreas ensolaradas ou ligeiramente sombreadas do solo;
evitar áreas de plantio próximas a cercas;
não plante arbustos em locais de água estagnada, debaixo de árvores.
A preparação do solo para o cultivo inclui escavação preliminar, afrouxamento, aplicação de cinzas e outros fertilizantes orgânicos.
Polinização
A variedade é autopolinizadora. Não são necessárias ações e manipulações especiais para a polinização de arbustos.
Top curativo
É necessário aplicar fertilizantes no solo durante o seu preparo antes do plantio dos arbustos, bem como durante o período de rebrota foliar. A fertilização deve ser interrompida após a formação dos ovários. Os fertilizantes orgânicos, como verbasco ou infusão de esterco de aves, são ótimos para fertilizar.
É necessário aplicar fertilizante sob o arbusto, evitando o contato com a solução nas folhas e ovários dos botões.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Como o morango da primeira série é recomendado para cultivo na Sibéria Ocidental, sua resistência à geada é alta. Os arbustos podem facilmente resistir a geadas de até -30 graus sem um abrigo especial. É necessário cuidar do material de cobertura apenas no caso de um inverno rigoroso com pouca neve, quando a cobertura de neve não atinge uma altura de 5 cm.
Neste caso, a plantação de morango pode ser coberta com ramos de abeto ou folhagem seca.
Doenças e pragas
O aluno da primeira série é suscetível a pragas e doenças como:
oídio;
mancha branca.
A probabilidade de suscetibilidade a essas doenças não é muito alta e chega a 1 ponto.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
É possível aumentar a plantação de um aluno da primeira série com o auxílio de rosetas ou bigodes que aparecem ao redor dos arbustos plantados no segundo ano de vida.
Para plantar morangos, o bigode deve ser cuidadosamente cortado da planta principal e, em seguida, escavado sem danificar o sistema radicular.
A variedade de morango da primeira série não é propensa à formação de muitos brotos, portanto, para produzir uma plantação de frutas silvestres, elas precisam ser plantadas ao longo de várias temporadas.
Para aumentar o tamanho dos bagos, na altura do plantio dos arbustos, é necessário respeitar a distância de 50 cm de um arbusto a outro. Com esse esquema de plantio, os arbustos ficarão bem ventilados, o que protegerá os bagos da formação de podridão.