- Gosto: sobremesa
- O tamanho: muito grande
- Peso: 70-80 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: consumo fresco
- Descrição do arbusto: poderoso
- Cor de baga: Vermelho escuro
- Resistência de inverno: inverno resistente
Os morangos Pandora são geralmente consumidos em sua forma natural. Apresentam um aroma agradável e elevada qualidade gastronómica. Agora, essa variedade é amplamente difundida na Rússia e é cultivada em diferentes regiões.
Descrição da variedade
Os arbustos são poderosos e grandes. Eles atingem uma altura de 20 a 30 centímetros. As folhas de tamanho médio são coloridas de verde escuro com um brilho brilhante. A massa verde é densa. Bigodes são formados em grande número. E também o arbusto produz muitos pedúnculos flexíveis, pelo menos 10 peças. Os pedúnculos baixos cedem com o peso dos bagos, fazendo com que os frutos toquem no solo.
Termos de amadurecimento
Os morangos dão frutos uma vez durante a estação de crescimento (sem remontabilidade). As datas de amadurecimento da variedade são meados de tarde. Os arbustos florescem de junho a julho.
Produção
O rendimento de Pandora é alto. Até 800 gramas de frutas são colhidas de cada arbusto.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros tornam-se vermelho-escuros. Os bagos são grandes e pesam de 70 a 80 gramas, porém, quando são colhidos, podem diminuir de tamanho. A forma é redonda, cônica. A polpa é muito suculenta, moderadamente densa. Os morangos são recobertos por uma casca densa que facilita o transporte por longos períodos.
O sabor da fruta é descrito como sobremesa, com leve acidez. As bagas são cobertas por pequenas sementes. O aroma é pronunciado.
Recursos crescentes
Ao cultivar esta variedade, vale considerar que ela não apresenta autofertilidade. Você pode obter uma rica colheita em qualquer região do país. Recomenda-se plantar arbustos no final de julho ou início de agosto. Uma distância de 40 centímetros é deixada entre as plantas e 60 centímetros entre as linhas. A plantação deve ser renovada a cada três anos.
Cuidar do morango é fácil. É necessário regar periodicamente os arbustos, principalmente eles precisam de umidade durante o período de formação dos botões, floração e enchimento dos frutos. Assim que a safra for colhida, você pode regar a variedade a cada 10 dias. Morangos são irrigados pela raiz, muitos jardineiros usam irrigação por gotejamento. O solo entre as fileiras é solto para que as raízes recebam o oxigênio necessário.
Nota: aconselha-se que o fruto cresça sobre uma tela preta, o que evitará que os frutos toquem no solo. Mulch orgânico, como agulhas de pinheiro, folhas ou serragem, também é usado em vez de tecido não tecido.
Seleção do local e preparação do solo
Você precisa cultivar morangos de jardim em áreas planas, densamente iluminadas pelo sol. Na presença de água subterrânea, devem ficar a uma profundidade suficiente, sem tocar nas raízes dos arbustos. Solo azedo ou encharcado não é adequado. Para a variedade, solo leve com acidez neutra, solo franco-arenoso será o ideal.
Polinização
O pólen dentro das flores de Pandora é estéril. Para polinizar os arbustos, os polinizadores são plantados ao lado da plantação: variedades de morango como Vicat, Florence, Vicoda ou Tenira, bem como variedades remanescentes que florescem continuamente.
Top curativo
O morango de jardim de Pandora responde bem à alimentação orgânica. Os jardineiros costumam usar esterco de galinha ou verbasco fermentado. Antes de adicionar a substância, ela é diluída em água. O segundo componente deve ser usado com muito cuidado, pois sua overdose provoca queimaduras na folhagem e nas raízes.
A primeira vez que os arbustos são fertilizados quando a massa verde é formada. A próxima alimentação é feita no brotamento. As composições minerais misturadas com matéria orgânica são escolhidas durante a floração e a formação dos frutos. Ao usar fertilizantes de loja, certifique-se de seguir as instruções de uso. As cinzas de madeira são adicionadas na quantidade de um vidro por metro quadrado.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem uma robustez inata de inverno. Assim que a temperatura cai, mas a geada ainda não chegou, as folhas secas são removidas dos arbustos. A folhagem saudável e o ponto de crescimento não são tocados. O solo ao redor é coberto com palha de palha, serragem ou turfa. Em áreas com invernos pouco nevados, é aconselhável cobrir as plantações com material não tecido denso em duas camadas.
E também antes do inverno, os morangos são regados. Solo úmido ajuda as plantas a sobreviver a geadas severas. Se houver vestígios de doenças nos arbustos, deve-se tratá-los com calda bordalesa ou outros compostos.
Doenças e pragas
Se você violar as práticas agrícolas, os morangos começam a doer. As frutas são freqüentemente atacadas por várias infecções ou pragas. Por exemplo, esta variedade não tem medo do oídio, mas pode afetar plantas enfraquecidas.
Surtos massivos são precedidos por clima chuvoso e frio. Você pode determinar a doença pela flor branca nas folhas, que se parece com farinha, razão pela qual a doença tem esse nome.
Para se livrar completamente do oídio, para evitar seu reaparecimento, é necessário aplicar medidas complexas. Muitos jardineiros tratam as plantações com fungicidas contendo cobre no início da primavera. Os arbustos são pulverizados duas vezes com intervalo de 10 dias. Também é aconselhável processar a planta assim que terminar o período de floração. A última vez que os medicamentos são usados é antes do inverno. Lembre-se de que os esporos desse fungo perigoso podem tolerar facilmente o frio. Eles hibernam nos restos das plantas e, com a chegada da primavera, voltam a atacar os morangos.
Em climas quentes e úmidos, a podridão cinzenta se desenvolve rapidamente, especialmente se não houver espaço livre suficiente entre as plantas. Se os morangos não forem processados a tempo, você pode perder até 90% dos frutos. A razão para a propagação desta doença podem ser os restos das bagas, que devem ser colhidas regularmente.
A melhor prevenção de qualquer doença e infecção está nas seguintes regras:
evitar a estagnação da umidade;
remova os resíduos da planta a tempo;
não permita que as frutas entrem em contato com o solo;
examine os arbustos cuidadosamente em busca de sintomas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem várias maneiras de aumentar sua plantação de morango no jardim. Para não perder tempo e energia na reprodução, muitos jardineiros recomendam a compra de mudas jovens. Ao comprar, é necessário examinar cuidadosamente as plantas. Escolha apenas mudas saudáveis e fortes.
Uma maneira de cultivar arbustos é por propagação de sementes. A semeadura do material é realizada em copos, caixas ou floreiras. Uma camada de drenagem de pequenas pedras é colocada no fundo de cada recipiente, sobre a qual se despeja solo fértil com a adição de húmus e areia.
A segunda opção de criação é um bigode. Os arbustos os formam em grande número, portanto não deve haver problemas com sua falta. Polvilhe o rebento lateral com terra húmida e espere o enraizamento. Uma vez que uma muda completa é formada, ela pode ser separada da planta-mãe.
O terceiro e mais fácil método é dividir a planta. Apenas arbustos fortes e saudáveis que deram uma boa colheita servirão. Um arbusto é dividido em 2-3 partes usando uma faca afiada e esterilizada. Em cada nova planta, pelo menos três folhas cheias e uma longa raiz são deixadas, então plantadas no solo e irrigadas abundantemente.