- Autores: Hans de Jong, Holanda
- Sinônimos de nomes: Sonho branco, abacaxi branco
- Gosto: sabor distinto de abacaxi
- O tamanho: pequena
- Tamanho, cm: 1,5-2,5 cm de diâmetro
- Peso: até 30 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: médio
- Vantagens: não estou interessado em pássaros
Pineberry é uma subespécie de morango, também conhecida pelos jardineiros como Pineapple, White Pineapple e White Dream. Uma combinação incomum de tonalidades aromatizantes permite que você use a baga não apenas fresca, mas também para preparar deliciosas geleias e molhos a partir dela. Este híbrido de morangos de jardim não é do interesse das aves, o que o distingue favoravelmente da maioria dos análogos, e sua alta robustez no inverno permite o cultivo de morangos com bagas brancas incomuns em uma ampla variedade de zonas climáticas.
História de criação da variedade
O criador Hans de Jong, da Holanda, é considerado o autor do morango Pineberry. Os criadores holandeses o apresentaram ao público em 2009 sob o nome de Ananaserdbeeren. Para obter um híbrido, foram utilizados morangos chilenos e morangos da Virgínia. As plantas-mãe sul-americanas foram derivadas de uma espécie silvestre criticamente ameaçada de extinção. Pineberry é considerada a primeira subespécie de morango de fruta branca cultivada.
Descrição da variedade
O híbrido holandês Pineberry pertence à categoria de remanescentes; 2 colheitas podem ser feitas durante a temporada. Os arbustos são maiores que a média, crescem até 20-30 cm de altura, a roseta foliar é verde, pubescente. As sementes são vermelho-vinho.
Termos de amadurecimento
A Pineberia é caracterizada por tempos de maturação médios. As primeiras bagas amadurecem não antes do final de junho. O amadurecimento é determinado pela aquisição de sementes de um vermelho vivo.
Produção
Alto, não tolera transporte, portanto não é adequado para cultivo industrial. Cerca de 1 kg de frutas podem ser colhidos em 1 m2 de área. Em ambientes internos, esses indicadores aumentam. Bagas maduras não devem ser deixadas penduradas no arbusto - elas o dobram fortemente no chão, apodrecem ou secam.
Bagas e seu sabor
Pineberry é famosa pelo seu excelente sabor, tem um sabor pronunciado a abacaxi. No aroma, também pode ser traçado junto com a doçura da manga tropical. Os bagos pequenos, com peso até 30 g, atingem um diâmetro de 1,5-2,5 cm, a casca é branca, a polpa é cremosa e pode apresentar coloração laranja claro.
A doçura no sabor não é pronunciada. A ênfase principal é colocada no tom incomum do abacaxi. A polpa é um tanto aquosa, esta propriedade é realçada com a rega excessiva.
Recursos crescentes
O híbrido precisa de rega regular, replantando a cada 4-6 anos. Os arbustos podem ser cultivados em casa de vegetação, pois são termofílicos e, em climas frios e úmidos, são ativamente afetados por várias formas de apodrecimento. Recomenda-se normalizar a ingestão de umidade durante os períodos chuvosos. A sensibilidade do Pineberry à acidez do solo é notada. Não deve exceder os valores de pH 5,0-6,5.
Como os arbustos não são muito grandes, a distância permitida entre as plantas individuais no plantio em fileiras deve ser de 20 a 25 cm, para espaçamentos entre fileiras é recomendado um intervalo de 70-80 cm.O tipo de solo desejado é de densidade leve ou média. Na presença de sistema radicular fechado, as datas de plantio variam de meados da primavera ao início do outono; em outros casos, são escolhidos os períodos de abril a maio ou agosto.
Seleção do local e preparação do solo
Para a Pineberry, escolher o local de pouso certo é de grande importância. É sensível à quantidade de luz solar que entra e à temperatura do solo. O ideal é que seja atribuído um local seco, bem aquecido e ligeiramente sombreado para a colocação dos arbustos. Com o contato excessivo com o sol, as bagas podem ficar rosadas.
É necessário preparar o solo com antecedência para os arbustos de pinheiro-bravo, pois o rendimento depende diretamente da fertilidade do ambiente em que crescem. Recomenda-se aplicar 40 g de minerais e 5-6 kg de substâncias orgânicas por 1 m2 antes de escavar o local. Depois disso, o solo pode se assentar.
Polinização
As datas de floração deste híbrido de morangos de jardim são de abril a maio. As flores nos rebentos são autoférteis, formadas em abundância. Pineberry, quando cultivado, não requer o plantio nas imediações de outras variedades de morangos de jardim que fornecem polinização cruzada.
Top curativo
Depois de fertilizar o solo durante o preparo do solo, a fertilização será necessária já durante a formação dos ovários, em junho. Os arbustos de morango são pulverizados com uma solução de ácido bórico - 5 g de pó são diluídos em 10 litros de água. Durante a temporada, você pode alimentar orgânicos 1-2 vezes, diluindo excrementos de pássaros em uma concentração de 1: 20 ou verbasco de 1: 10. Além disso, o Pineberry responde bem à introdução de borra de café dormente sob a raiz.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Pineberry tolera geadas de até -25 graus. O inverno é melhor em um abrigo. Na sua ausência, pode congelar, impedindo o crescimento dos jovens na primavera. Ao cultivar fora das regiões do sul, é melhor praticar o plantio dentro de casa. Se isso não for possível, as folhas ficam sobre os morangos, todo o arbusto é coberto com ramos de abeto, uma espessa camada de palha e fibra de agrofibra.
Doenças e pragas
Uma das principais desvantagens de Pineberry é a suscetibilidade à maioria das doenças comuns de morangos de jardim. É afetado por podridão branca e cinza, oídio e várias manchas. Como medida preventiva de primavera contra pragas e patógenos de infecções fúngicas, é mostrado regar as cristas com uma solução quente de 5 ml de sulfato de cobre por 10 litros de água. Após 14 dias, você pode regar as folhas inferiores com manganês, diluído em um tom cereja escuro.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A maneira mais comum de obter mudas jovens de pinheiro é destacando os bigodes. Nesse caso, vários brotos saudáveis são mantidos no arbusto para o enraizamento. Após a formação da saída das folhas, pode-se separar as novas plantas da principal, transferi-las para um novo local. O autocultivo de uma forma híbrida de sementes praticamente não traz resultados.
Visão geral da revisão
De acordo com aqueles que já estão cultivando com sucesso morangos Pineberry em seu site, esta baga exótica merece as notas mais altas. Com ele são feitas deliciosas sobremesas caseiras e sorvetes, e a ausência de pigmento vermelho na pele diminui o risco de reações alérgicas. A Pineberry recebeu excelentes críticas para uso em alimentos para bebês, adequados para congelar no inverno. Nas avaliações, há menção de que o híbrido não é muito caprichoso no cultivo, com escolha certa do local de plantio, dá frutos o verão todo sem problemas.
Existem opiniões negativas, mas elas estão principalmente associadas a tentativas de cultivar arbustos a partir de sementes por conta própria. Os que conseguiram notam que os frutos obtidos a partir dessas plantas perdem muito no sabor, adquirem uma tonalidade diferente de casca e polpa.