- Autores: Holanda
- Gosto: doce com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: 20-75 gr
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: compacto
- Cor de baga: vermelho brilhante
- Resistência de inverno: alto, -35 С
A versátil variedade de morango Ostara pertence a culturas de jardim com horas neutras de luz do dia. Essa característica indica que os arbustos são capazes de dar frutos por muito tempo, desde o início do verão até os primeiros dias de frio. A palatabilidade da fruta permanece inalterada. Com cuidado adequado e regular, o rendimento não só é mantido, mas pode até aumentar.
História de criação da variedade
O morango Ostar foi criado por criadores da Holanda na década de 70 do século XX. Desde o seu início, esta variedade se espalhou não só na Europa, mas também no território da ex-União Soviética. Essa variedade é frequentemente usada por jardineiros russos para cultivo comercial, mas os residentes de verão também prestaram atenção a ela.
Descrição da variedade
Uma característica dos morangos de jardim Ostara são arbustos compactos, cuja altura chega a 25 centímetros. A folhagem é pintada de uma rica cor verde, cuja superfície é coberta por finas vilosidades. O tamanho da folha é médio.
No processo de crescimento, os arbustos formam um grande número de bigodes. As plantas jovens podem florescer e frutificar no primeiro ano de cultivo.
Termos de amadurecimento
Ostara é uma variedade remanescente que pode dar frutos várias vezes durante a estação de crescimento. Os morangos do jardim começam a florescer cedo, e o período de frutificação começa de junho até a primeira geada. O período de amadurecimento pode ser precoce ou médio. Isso é influenciado pelas condições climáticas em uma determinada região.
Produção
O indicador de rendimento é alto. Se você cuidar bem dos morangos, pode obter até um quilo e meio de frutas vermelhas de um arbusto. Para evitar que a produtividade diminua, a plantação deve ser renovada no terceiro ano.
A variedade dará uma colheita rica, mesmo na Rússia central, cujas condições são consideradas adversas para morangos de jardim.
Bagas e seu sabor
As bagas maduras ficam vermelhas (às vezes um tom de framboesa é perceptível). A superfície é lisa e brilhante. Os frutos são grandes, cujo peso pode variar de 20 a 75 gramas. A forma é cônica. Os frutos pequenos são o resultado de condições climatéricas desfavoráveis e da não observância de tecnologias agrícolas. A polpa é macia e suculenta, a densidade é baixa.
O sabor da fruta é descrito como doce, doce, com um ligeiro azedume, refrescante. O aroma é rico e expressivo, você pode sentir o cheiro de morango silvestre nele. A qualidade gastronômica da fruta é alta. Os morangos são consumidos crus e também usados para fazer compotas ou conservas. Devido à baixa densidade, os bagos não podem ser congelados, perdendo imediatamente a sua forma.
Recursos crescentes
Ao cultivar uma variedade, não é necessário sombrear as plantações. Recomenda-se cultivar morangos em um só lugar ao longo do ano. Uma lacuna de 20-25 centímetros é deixada entre as plantas e entre as linhas - de 70 a 80 centímetros. Os arbustos são plantados no final de julho ou no início de agosto. Cuidar dos morangos Ostar é fácil. Jardineiros experientes plantaram no último mês de verão. Assim os arbustos hibernarão com calma e no próximo ano agradarão com uma rica colheita.
Morangos adoram umidade. O solo não deve secar. As plantações são irrigadas à medida que a camada superficial do solo seca. Com precipitação regular, os morangos não precisam ser regados.Em uma estação quente e seca, os arbustos são irrigados a cada 3-4 dias. Use água morna e estabilizada. Após a irrigação, o terreno ao redor dos arbustos é coberto com cobertura morta.
Os arbustos Ostara formam um grande número de bigodes. Eles devem ser removidos para que a planta não desperdice energia com eles. Os bigodes são deixados apenas para a propagação da plantação. Para tanto, restam várias plantas-mãe. 2 antenas fortes bastam de um arbusto uterino, o resto está cortado. O corte é feito somente com instrumentos desinfetados, tesouras ou tesouras de poda.
Seleção do local e preparação do solo
Para que uma safra de frutas produza um grande número de frutas saborosas e maduras, você precisa escolher uma área bem iluminada para cultivá-la. A falta de luz solar afeta negativamente o sabor das bagas, elas tornam-se ácidas. A área deve ser protegida de correntes de ar fortes.
A variedade é remanescente, portanto necessita de uma nutrição estável. Ao plantar, a matéria orgânica (composto ou húmus) é colocada em cada cova individual. E você também pode usar curativo mineral ou cinza. A perlita é adicionada ao solo empobrecido. Não só saturará a terra com nutrientes, mas também ajudará a manter os níveis de umidade ideais. Todos os fertilizantes na cova devem ser bem misturados, só então proceder ao plantio das plantas.
Para enraizar as mudas, os arbustos são regados com uma solução de "Epin" ou "Zircão". Para que as plantas jovens se desenvolvam plenamente, é aconselhável cortar todos os pedúnculos no primeiro ano.
No momento do plantio, as mudas não devem ser enterradas profundamente no solo. As plantas são colocadas ao nível do ponto de crescimento. Caso contrário, o apodrecimento pode começar.
Polinização
As flores são bissexuais, mas apesar de autoférteis, é aconselhável plantar variedades polinizadoras próximo às plantações. Pedúnculos são enormes e longos. Sob o peso das bagas, inclinam-se para o solo. De 8 a 12 botões podem se formar em um pedúnculo. As pétalas são brancas.
Top curativo
Ao crescer, os fertilizantes secos e líquidos são escolhidos. Composições minerais complexas apresentam bons resultados. Estrume de cavalo ou verbasco, diluído em água 1 a 10, se espalhou.E húmus, composto, cinzas e excrementos de galinha também são adequados. O esquema de alimentação é o mesmo que para outras variedades remanescentes de morangos de jardim.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os morangos podem resistir a geadas de até 35 graus Celsius abaixo de zero. Apesar da alta robustez do inverno, é aconselhável cobrir as plantações para o inverno. Com o início do outono, os brotos dos frutos e as folhas secas são removidos dos arbustos. As camas são cobertas com turfa ou palha. Os arbustos são cobertos por ramos de abeto. Em regiões com pouca cobertura de neve, os arbustos são adicionalmente cobertos com tecido não tecido.
Doenças e pragas
Para economizar morangos de jardim e a colheita, os arbustos são tratados com uma solução de líquido bordalês (3%). O trabalho é realizado durante o período vegetativo. As plantas devem estar distantes umas das outras. A negligência do plantio leva à estagnação da umidade e à diminuição da imunidade das plantas.
As frutas vermelhas costumam atrair a atenção das lesmas. Uma camada de cobertura morta ajudará a lidar com eles, o que protegerá os frutos não só de pragas, mas também do contato com o solo. A variedade Ostar é afetada pela podridão cinzenta, uma infecção comum que é perigosa para muitas culturas hortícolas.
As plantas devem ser inspecionadas regularmente quanto a doenças e pragas. Se a lesão for maciça, alguns arbustos deverão ser removidos.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Jardineiros experientes aconselham aumentar as plantações de morangos com bigodes, uma vez que os arbustos Ostara os formam em grandes quantidades. Os rebentos criam raízes fácil e rapidamente num novo local. Após o enraizamento, os arbustos jovens são plantados no jardim. O trabalho de plantio é melhor feito entre o final de julho e o início de agosto. As tomadas terão tempo de se enraizar em campo aberto antes da chegada da geada.