- Autores: Kiev Institute of Horticulture 1987 V.P.Kopan, K.N.Kopan.
- Gosto: sobremesa, doce e azedo
- O tamanho: ampla
- Peso: 30-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 70-80 bagas por arbusto, 15-20 t / ha
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: consumo in natura, processamento (suco, geléia, geléia, etc.)
- Descrição do arbusto: semi-espalhando, poderoso
Olvia é uma variedade híbrida de morango criada por criadores do Instituto de Horticultura de Kiev em 1987. Desde então, a variedade foi bem estudada, os jardineiros conhecem todas as nuances do cultivo de Olbia e suas recomendações podem ser úteis para os residentes de verão iniciantes.
Descrição da variedade
A variedade possui um poderoso arbusto semi-espalhante de vigor médio. As folhas são verdes escuras com brilho.
Termos de amadurecimento
É uma variedade não reparável com um período de maturação precoce. Com os devidos cuidados, a planta frutifica de 15 a 25 de maio a 20 a 25 de junho.
Produção
Olbia pertence a variedades com alto grau de produtividade, de um arbusto é possível obter 70-80 bagas, e de um hectare - 15-20 toneladas. Para uma frutificação mais intensa, o excesso de bigode é removido.
Bagas e seu sabor
Os frutos são de cor vermelha viva e de forma regular. Os bagos são grandes, densos, altamente comercializáveis e transportáveis. Sobremesa com sabor de morango, doce e azedo, aroma - morango. A composição inclui até 9,06% de açúcar e até 0,88% de ácido. E também a baga é rica em vitamina C, seu conteúdo é de 64,55 - 86,92 mg%. O objetivo das frutas é universal - elas são adequadas tanto para consumo in natura quanto para fins culinários.
Recursos crescentes
Cuidar da variedade apresentada é fácil, já que este morango é pouco exigente para a tecnologia agrícola. Por exemplo, não precisa de irrigação por gotejamento obrigatória, a menos que seja cultivada em uma região árida. A variedade é caracterizada por altas taxas de robustez no inverno e resistência à seca.
É permitido manter a planta em estufa. Recomenda-se o cultivo em túnel de bagas precoces. O período de desenvolvimento em um lugar não deve exceder 5 anos.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de plantar arbustos, use as seguintes dicas:
escolha uma área bem iluminada para o plantio, em área sombreada, o sabor pode deteriorar;
a planta se desenvolverá bem na crista onde anteriormente cresciam endro, cenoura, salsa, alho, cebola, beterraba;
os piores predecessores são tomates, batatas, repolho, pepinos;
no momento do plantio, observe uma distância entre os arbustos de pelo menos 30 cm, pois o espessamento afeta negativamente o amadurecimento.
Polinização
Os arbustos plantados em terreno aberto não precisam de polinização. Se a planta for plantada em uma estufa, durante a floração você precisará polinizá-la artificialmente. Para isso, você pode usar um ventilador para garantir que o pólen se espalhe uniformemente. Para uma pequena crista, a polinização manual com pincel também é adequada.
Top curativo
O primeiro fertilizante é aplicado imediatamente após o derretimento da neve. Compostos de nitrogênio, como excrementos de pássaros ou uréia, podem ser usados como suplemento alimentar. Essas substâncias contribuem para o despertar da cultura.
No período de floração e ovários de frutos, dê preferência a suplementos minerais complexos com potássio. São relevantes nesta altura do processamento com o boro - esta substância tem um bom efeito na formação dos bagos.
Após a colheita, a fertilização com potássio e fósforo é apropriada. No outono, cinzas de madeira e matéria orgânica são adequados como fertilizantes.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Olvia tem um forte sistema radicular, profundamente ancorado no solo, de modo que a planta resiste bem à geada. Mas, para ajudar a cultura a sobreviver neste momento difícil, é recomendável livrar a crista de ervas daninhas e cobri-la com palha de palha, folhas ou agulhas.
Doenças e pragas
O principal inimigo dos morangos - o ácaro do morango - contorna a variedade Olvia. A planta tem alta imunidade a outros insetos e doenças, mas para a prevenção será útil tratar os arbustos com uma solução de líquido bordalês. Você também pode usar remédios populares, por exemplo, infusão de absinto, cinza de madeira, composições contendo pó de mostarda.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O método de criação mais comum é através do uso de rosetas filhas da planta-mãe.