- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 35-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1,2 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: longa vida útil, boas características organolépticas
- Compromisso: universal
- Cor de baga: Vermelho escuro
Existem mais de 2.000 variedades de morangos no total e levará muito tempo para cultivar todas elas. Portanto, há sempre tipos mais populares de frutas vermelhas. Isso inclui o morango italiano Olympia. Neste artigo, consideraremos as características dos morangos, qualidades positivas, época de colheita, bem como métodos de reprodução e controle de pragas.
Descrição da variedade
Esse tipo de cultura é classificado como não reparador, ou seja, frutifica apenas uma vez na safra. Amadurece cedo.
Os arbustos são de médio-alto, 35-40 cm, crescem compactos, a roseta não se espalha em direções diferentes. As folhas são grandes, de um verde profundo. Um grande número de pedúnculos, que estão repletos de flores e ovários. Devido à abundância de frutas, os pedúnculos podem afundar com o peso. Portanto, vale a pena fazer a cobertura morta dos arbustos para que os bagos fiquem secos e não se espalhem pelo solo.
Esta variedade apresenta bons indicadores de transportabilidade e armazenamento.
As desvantagens incluem o fato de que o canteiro do jardim, se plantado incorretamente, cresce rapidamente com gavinhas e arbustos de morango. No final da temporada, os frutos podem amadurecer pequenos.
Termos de amadurecimento
Os morangos amadurecem cedo. A floração começa no início de maio nas regiões do sul, no norte - no final de maio. Os primeiros frutos amadurecem em junho, o período de frutificação completa vai de junho a julho.
Produção
O amadurecimento dos frutos em morangos é uniforme. Muito depende das condições de cultivo e da região. Em média, de um arbusto você pode coletar de 0,5 a 1,2 kg. A primeira vaga da vindima distingue-se sempre pelos frutos grandes.
Bagas são armazenadas em local fresco e seco por até 5 dias.
Bagas e seu sabor
Os frutos da primeira onda são grandes, pesando 35-40 g, os seguintes podem pesar 20-30 g.O bago distingue-se por uma tonalidade vermelha brilhante, de formato cónico, ligeiramente alongado. A casca é uniforme, as sementes são pequenas, deprimidas. A polpa é suculenta, firme, carnuda, leve. O núcleo da baga tem pequenos vazios. O sabor do morango é doce e agradável.
Recursos crescentes
Essa cultura pode crescer em qualquer solo, mas vale lembrar que o tamanho e o sabor da cultura dependem do solo. As mudas podem ser plantadas no solo na primavera, verão e também no outono.
Morangos não toleram ervas daninhas, portanto, se os canteiros não forem cobertos com cobertura morta ou com papel alumínio, precisarão ser removidos a cada duas semanas. Aí será necessário afrouxar o solo ao redor do arbusto, isso permitirá que o solo fique saturado de oxigênio e retenha a umidade por um pouco mais de tempo.
Vale lembrar que o sistema radicular deste morango não penetra fundo no solo, por isso é necessário afrouxar no arbusto não mais do que 3 cm.
O Strawberry Olympia é famoso pelas antenas, ou melhor, pela quantidade que lança fora por temporada. Portanto, é necessário desbastá-los periodicamente. Deixe apenas a quantia que será necessária para posterior reprodução.
A seca severa ou, ao contrário, forte umidade do solo pode afetar adversamente os frutos. Portanto, se não chover, vale a pena regar os morangos uma vez a cada 3 dias, de manhã ou à noite, com água morna, de preferência liquidada.
Seleção do local e preparação do solo
O local é escolhido pelo lado ensolarado, longe das colinas que lançam sombras. O solo deve ser solto, arenoso, com baixo teor de acidez. Não plante próximo a tomates e batatas. Essas plantações têm a mesma praga - um nematóide.
O solo deve ser escavado e fertilizado antes do plantio. Os buracos são cavados a uma distância de 20-30 cm um do outro, e a distância entre as linhas é de 35-40 cm. As mudas são cuidadosamente baixadas nos buracos preparados, ligeiramente borrifados com terra, ao mesmo tempo que socam o local . O colar da raiz não deve ser coberto. As mudas devem ser derramadas com água dentro de duas semanas.
Polinização
Flores nesta cultura de ambos os sexos, então a planta se autopoliniza. Polinização adicional não é necessária.
Top curativo
Os morangos adoram alimentar-se, especialmente durante o período de maturação. É melhor selecionar fertilizantes que contenham potássio, que pode ser cinza de madeira ou nitrato de potássio. Após a última colheita, é necessário repor as reservas de minerais, portanto, é necessário alimentar os arbustos com minerais que não contenham nitrogênio. Esses fertilizantes são mais frequentemente vendidos com a indicação “para o outono”.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
O morango Olympia é resistente a uma ampla gama de doenças. No entanto, medidas preventivas não devem ser evitadas. Recomenda-se pulverizar os arbustos com uma solução de cinza de madeira, iodo e manganês. Isso não só ajudará a evitar o aparecimento de doenças fúngicas, mas também aumentará o crescimento dos arbustos.
Com pragas em forma de pássaros, vale a pena lutar com armadilhas assustadoras (espantalho, ouropel, fitas) e puxar o tecido da malha.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Strawberry Olympia reproduz bem com antenas. Para isso, são selecionados arbustos grandes e saudáveis, dos quais todos os pedúnculos foram removidos durante o período de floração. Esses arbustos são processados, soltos. Os arbustos são cuidadosamente desenterrados e divididos em várias partes. Em seguida, eles são transplantados para um local preparado.