- Autores: Itália
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 20-25
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1 kg por 1 arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Vantagens: Resistente a altas temperaturas durante os períodos quentes. Da floração à colheita aproximadamente 30 dias
- Descrição do arbusto: compacto e ereto
Os morangos Murano são uma das variedades mais saborosas e frutíferas. Esta não é uma novidade, mas uma cultura testada pelo tempo e por jardineiros de todo o mundo. Durante o cultivo de frutas vermelhas, eles conseguiram determinar quais as vantagens e desvantagens dessa variedade de morango.
História de criação da variedade
O morango Murano foi criado em 2005 na Itália. Em 2012 foi patenteado. Hoje em dia é uma variedade muito apreciada com frutos grandes e suculentos. Inicialmente, destinavam-se à entrega em confeitarias e restaurantes.
Testes de uma variedade saborosa e aromática demonstraram que pode ser cultivada em diferentes condições e obter uma colheita estável de frutas selecionadas.
Descrição da variedade
Um arbusto ereto é considerado compacto, podendo atingir no máximo 30 cm de altura e até 50 cm de largura. Existem muito poucas folhas nele. Em uma área pequena, ele cabem muitos arbustos.
A boa densidade dos frutos é ótima para o estado de conservação quando transportados em longas distâncias. Além disso, eles podem ser armazenados por muito tempo. A combinação dessas características torna os morangos populares para uso comercial.
Termos de amadurecimento
Murano pertence às primeiras variedades remanescentes. A colheita amadurece no início do verão e continua a deliciar-se com os frutos silvestres até às primeiras geadas de outono. O período da floração à colheita é de cerca de 30 dias.
Regiões em crescimento
Devido à sua resistência a baixas temperaturas, o Murano pode ser cultivado mesmo em regiões com climas não muito favoráveis.
Produção
A variedade Murano é considerada bastante frutífera. Um arbusto dá cerca de 1,1 kg de rendimento, desde que as plantas sejam bem cuidadas.
Bagas e seu sabor
Bagas grandes, vermelhas, brilhantes, de cores uniformes e de formato cônico correto. Cada morango pesa cerca de 20-25 g Os frutos são cobertos com muitas sementes pequenas. Tem um gosto agradavelmente doce. Aroma a morango, pronunciado. A polpa é suculenta e carnuda, bastante densa.
Recursos crescentes
A variedade é considerada bastante rara na Rússia, por isso a compra de material de plantio não é barata. A variedade de cuidados é bastante despretensiosa. Mesmo um jardineiro inexperiente será capaz de cultivar arbustos com morangos Murano.
Seleção do local e preparação do solo
Em primeiro lugar, é importante escolher um local para o plantio e prepará-lo corretamente. Também é importante comprar material de plantio de alta qualidade.
Deve ser plantada em local ensolarado, protegido dos ventos do norte. Anteriormente, o local fica livre de ervas daninhas, desenterrado e fertilizado com matéria orgânica. O fertilizante é melhor feito um mês antes do trabalho de plantio planejado, ou pelo menos duas semanas.
A planta de origem italiana prefere crescer em solos nutritivos e soltos com umidade moderada. Idealmente, plante em solo preto e turfeiras. A cultura morre em áreas acidificadas e em um pântano. É desejável que as plantações sejam localizadas em alturas, e o nível do lençol freático não seja mais próximo do que 1 m.
Os arbustos jovens podem ser danificados pela luz solar direta. Na primeira vez é melhor sombrear.
As mudas devem ser selecionadas com cuidado. São plantados de acordo com o esquema padrão, que não difere de nenhuma outra variedade de morango - 30x30 cm.A compactação recomendada é de até 25 cm, visto que os arbustos de morango Murano são bastante compactos.
Quanto melhor cuidar da plantação, mais frutífero será cada arbusto e o risco de doenças na plantação será minimizado. A base do cuidado é regar e alimentar na hora certa.
Basta regar os morangos uma vez por semana através do sistema de irrigação gota a gota. Na ausência dessa possibilidade, a rega é feita pela raiz pela manhã ou à noite, ou seja, durante um período de reduzida atividade solar. Para isso, utiliza-se água morna decantada. Você não pode derramar água fria diretamente do poço.
Se o tempo estiver muito quente lá fora, o número de irrigações deve ser aumentado para 3 por semana (ou mais, dependendo da rapidez com que o solo seca). Após cada rega, você precisa afrouxar o solo. Para manter um nível ideal de umidade no solo, ele é coberto com uma camada de cobertura morta, especialmente durante os períodos de calor prolongado.
Polinização
As flores deste morango são grandes, bissexuais. Isso significa que Murano não precisa de nenhum polinizador adicional.
Top curativo
Fertilize os morangos três vezes por temporada.
- No início da primavera. Os arbustos precisam de alimentação com nitrogênio, despertando do sono de inverno. Este oligoelemento é necessário para estimular o crescimento da parte verde.
- Além disso, os morangos são alimentados imediatamente após a floração com fertilizantes de fósforo e potássio.
- Após a colheita, é necessário preparar os arbustos para o inverno, além de fertilizar com matéria orgânica.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Esta variedade tem boa resistência ao gelo. As plantas podem suportar temperaturas de até -24 C sob cobertura de neve.Sem neve em geadas severas, o plantio é recomendado para mulch generosamente, cobrir com ramos de abeto, usar fibra agrofibra densa.
Doenças e pragas
Essa cultura tem um sistema imunológico bastante forte, que a ajuda a resistir a várias doenças do morango. A variedade é resistente a doenças fúngicas, incluindo manchas marrons e brancas. Os principais inimigos dos morangos são gorgulhos, lesmas e nematóides. Eles estão sendo combatidos com métodos padrão. Os morangos Murano praticamente não são afetados pelos ácaros.
Mas você não deve negligenciar os procedimentos preventivos. É necessário limpar o solo, fazer a cobertura do solo a tempo, aplicar fertilizantes, proteger o solo de secar e encharcar.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Um número bastante pequeno de bigodes é formado no arbusto, o que torna difícil a reprodução de morangos desta variedade. A cultura se reproduz de três maneiras:
- semente;
- bigode;
- dividindo o mato.
Para a frutificação completa, os jardineiros dividem os canteiros com arbustos uterinos e frutíferos. Na primeira opção, o trabalho consiste em cultivar um bigode, sendo cortados os que frutificam para se obter o rendimento máximo.
Apesar de a planta formar um pequeno bigode, é perfeitamente possível obter um jardim maduro a partir de um par de mudas.
Semear sementes é considerado o método mais demorado. Eles são plantados no inverno e mantidos sob a condição de iluminação adicional.
O método de reprodução por divisão do arbusto é praticado no outono após a frutificação. Apenas arbustos fortes com raízes poderosas são considerados adequados.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros preferem morangos Murano italianos como a melhor opção, combinando sabor agradável, doçura moderada, alto efeito decorativo e produção confiante com cuidado simples.
É rentável cultivar esta variedade para venda, que é utilizada por quem quer ganhar dinheiro com um produto de qualidade adequado para iguarias frescas, bem como como componente de várias sobremesas, saladas de fruta e bebidas vitamínicas.