- Autores: UC Davis, Estados Unidos
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: até 30-40 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 500-2000 gr por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Vantagens: Adequado para cultivo interno durante todo o ano
- Compromisso: universal
O morango de jardim californiano Monterey na vida cotidiana é frequentemente chamado de morango e é considerado uma das melhores variedades cultivadas por agrônomos modernos.
História de criação da variedade
Os autores da cultura híbrida são especialistas da UC Davis, University of California, Estados Unidos. O híbrido Monterey foi lançado em 2001-2002, mas oficialmente registrado em 2009, que é garantido por uma patente americana.
Monterey é considerado um seguidor aprimorado da variedade Albion, superando o famoso "progenitor" em comercialização e rendimento.
As informações sobre a variedade ainda não foram inseridas no Registro do Estado nacional, mas desde 2014 ela foi incluída no registro da Bielorrússia e pode ser plantada no território da república.
Regiões em crescimento
Morangos da variedade descrita são comuns em áreas com condições climáticas moderadas ou amenas - em países europeus, Bielo-Rússia, Federação Russa e nas regiões ucranianas.
Descrição da variedade
Cultura de tamanho médio com folhas brilhantes verdes brilhantes. O arbusto torna-se poderoso, com muitos dos mesmos pedúnculos, na quantidade de 7 a 14 unidades.
Termos de amadurecimento
Monterey floresce do início de maio até a geada. A variedade é remanescente, é meio precoce em termos de maturação. O período de produção começa no final de maio e vai até o segundo mês do outono, dependendo do clima, do clima e da tecnologia agrícola utilizada.
Durante os períodos quentes e secos, os morangos podem adquirir a cor muito rapidamente, sem ter tempo de acumular o sabor típico e não atingir o tamanho indicado. A floração intensa e as bagas volumosas diferem tanto nos arbustos quanto nas rosetas jovens que atingiram 2-3 meses.
Produção
Morangos reparados são colhidos até 4 vezes por temporada, 500-2000 g por arbusto. Ao mesmo tempo, os primeiros frutos colhidos são exemplarmente grandes e, no pico da colheita seguinte, em julho, eles acumulam doçura e aroma rico. O período de frutificação é de 10 a 12 dias. As bagas são removidas à medida que amadurecem, em etapas, a cada 2-3 dias.
Bagas e seu sabor
Por fora e por dentro de um vermelho profundo, ao atingir a maturação tornam-se castanhos, com um ligeiro brilho. As sementes são frequentemente amarelas, menos frequentemente vermelhas, estão quase na superfície (ligeiramente imersas na polpa suculenta).
A forma da baga é cónica com uma ponta ligeiramente pontiaguda, ligeiramente achatada. As frutas são simétricas, às vezes duplas. O tamanho é grande, peso - até 30-40 g.
O sabor da polpa densa é harmonioso, fresco e doce com uma acidez discreta. Os frutos silvestres têm um aroma distinto. As qualidades do sabor são estimadas em 3,4 pontos em uma escala de 5 pontos.
Recursos crescentes
Obviamente, para uma colheita plena, você deve, antes de tudo, plantar os morangos corretamente e, em seguida, cuidar adequadamente dos plantios.
Seleção do local e preparação do solo
Ao plantar as plantas, é importante deixar uma certa distância entre elas (35-40 cm nas fileiras e 50-60 cm nas fileiras), levando em consideração a distribuição dos arbustos. Morangos da Califórnia não respondem bem ao sombreamento. O espessamento dos patamares não deve ser permitido.
Além disso, a planta precisa de boa iluminação e não tolera umidade estagnada. A proximidade de lençóis freáticos não é permitida a menos de 1 metro do nível do solo.
Se você escolher um local de plantio com condições adequadas, não é possível, para o plantio é necessário fazer canteiros de 25-30 cm de altura com largura de 70-80 cm.
Para o cultivo da variedade, é preferível escolher solos franco-arenosos cultivados ou franco saturados com nutrientes e saturados com umidade. Em princípio, os morangos californianos podem se desenvolver em solos de argila e arenito com irrigação ideal. A reação do solo é adequada neutra ou ligeiramente ácida.
É importante selecionar um local para o plantio de uma cultura dessa variedade, mesmo, sem ervas daninhas. É necessário adicionar até 10 kg de húmus ao solo com a adição de cerca de 120 g de sais de potássio e 80 g de superfosfato. Em seguida, cave a área até uma profundidade igual ao comprimento da baioneta da pá.
A preparação preparatória do local de pouso é concluída 1–1,5 meses antes do pouso.
Polinização
Grandes flores brancas, quase sem flores estéreis. Eles são bissexuais com um bom suprimento de pólen.
Top curativo
No primeiro ano, é aconselhável alimentar os arbustos de morangueiro com verbasco líquido, introduzido nas ranhuras pré-equipadas (1 balde por 5 m2). Em seguida, os sulcos são preenchidos e irrigados. O fertilizante deve ser aplicado no primeiro mês do verão.
Antes do aparecimento do ovário ou antes do período de floração, a alimentação foliar é realizada com as preparações "Master", "Concentrado de crescimento".
A partir do segundo ano a partir do momento do plantio, Monterey é alimentado três vezes por temporada:
- na primavera, quando as folhas estão crescendo ativamente, nitrophoska, nitroammophoska ou um fertilizante complexo semelhante (50-60 g / m2) é aplicado;
- em meados de junho, usando orgânicos líquidos;
- antes da onda da segunda safra, em pleno verão, alimentando a lavoura com 10 g de nitrato de amônio + a mesma quantidade de superfosfato duplo + 70 g de cinza de madeira. Os fertilizantes são introduzidos por 1 m2.
Regar morangos americanos é desejável por meio de um sistema de gotejamento. Com sua ajuda, também é introduzida a alimentação necessária.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica.Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade é resistente ao inverno, caracterizada por relativa tolerância à seca e resistência à geada no início da primavera e no final do outono. Arbustos precisam hibernar sob ramos de abeto, spunbond, cobertura morta de origem orgânica. Em uma primavera fria, a frutificação ativa é facilitada pela instalação de arcos sobre as plantações, sobre os quais o filme é esticado. Você também pode usar tela agrícola.
Doenças e pragas
É observada resistência média à requeima e oídio. A variedade raramente afeta outras doenças e a maioria das pragas.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Principalmente morangos nativos da Califórnia são propagados por rosetas filhas. As mudas cultivadas criam raízes com facilidade e rapidez.
Visão geral da revisão
Com densidade suficiente, a polpa se distingue por um sabor delicado e suculência fresca. Bagas não estragam durante a colheita. Eles são bem preservados durante o transporte de longo prazo e não perdem sua forma natural durante o processamento ou congelamento para uso futuro. Para sua finalidade culinária, a variedade americana Monterey é considerada universal.
O rendimento é influenciado por diferentes parâmetros. Em média, verifica-se que é colhido 0,5-1 kg de um arbusto em uma temporada de colheita, e o maior peso das bagas colhidas é de aproximadamente 2 kg.
Monterey não requer mais manutenção do que outras variedades semelhantes, ao mesmo tempo que torna possível festejar com morangos frescos durante todo o verão.
De acordo com jardineiros experientes, a planta continua a dar frutos até o final do outono (em algumas regiões, até meados de novembro).
Monterey é considerada uma variedade lucrativa para uso comercial. O aumento da frutificação é observado com irrigação regular, cobertura completa com matéria orgânica natural e complexos de fertilizantes minerais, prevenção de doenças e ataques de pragas.