- Autores: Checo
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: até 45-50 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,5 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: médio
- Compromisso: consumo fresco, ultracongelamento
- Descrição do arbusto: compacto, subdimensionado
- Cor de baga: vermelho escuro
A variedade de morango Maryshka veio da República Tcheca. A planta frutífera enraíza-se notavelmente nas regiões centrais da Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia. Em climas frios, os arbustos são cultivados em estufas ou estufas. As frutas costumam ser consumidas em sua forma natural. Para conservar os frutos silvestres, eles são congelados para o inverno.
Descrição da variedade
As características do jardim morango Maryshka são arbustos compactos e baixos. Apesar de seu pequeno tamanho, são arbustos poderosos com uma densa massa verde. As folhas são limpas, pequenas, com uma superfície brilhante. Pedúnculos se erguem acima da folhagem. Durante o período de floração, eles são cobertos por botões brancos como a neve de tamanho médio. A planta forma um grande número de pedúnculos, graças aos quais muitas bagas são coletadas do arbusto.
Os bigodes são finos, altos e longos. Os brotos são formados em pequenos números, mas seu número será suficiente para aumentar a plantação.
Termos de amadurecimento
O morango Maryshka pertence a culturas com um período de maturação médio. O período de frutificação começa por volta da segunda década de junho, embora nas regiões do sul esse processo comece mais cedo.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é alto. Até 500 gramas são colhidos de uma planta. Os bagos colhidos são excelentes para transportar, mantendo as qualidades estéticas e gastronómicas.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros adquirem uma cor vermelha profunda com uma superfície lisa e brilhante. Alguns podem virar vinho. As bagas grandes têm uma forma cilíndrica ligeiramente achatada. Alguns espécimes se expandem para baixo. Peso da fruta - de 45 a 50 gramas. O aspecto dos bagos depende das condições climáticas. A polpa é perfumada, suculenta e moderadamente densa. Não há crocância quando comido. A superfície das bagas está repleta de sementes verde-amareladas.
Os degustadores notam a alta qualidade gastronômica da colheita. Morangos são doces, com pouca ou nenhuma acidez. Você pode sentir o cheiro de morangos no aroma. A variedade recebeu uma classificação de 4,8 em um máximo de 5.
Recursos crescentes
O morango de jardim Maryshka tem uma resistência inata ao tempo seco. O trabalho de plantio deve ser feito no final de julho. Assim as mudas terão tempo de se enraizar em um novo lugar e estarão prontas para a chegada do inverno. Se o trabalho for feito corretamente, você pode obter uma rica colheita no próximo ano. O plantio de primavera também é usado, mas você não deve esperar uma frutificação rica no primeiro ano, a planta não terá tempo para revelar seu potencial.
Não é difícil cuidar das plantas, o principal é seguir regras simples da tecnologia agrícola, para monitorar o estado dos arbustos. Devido à sua despretensão, esta variedade é adequada para residentes de verão sem experiência.
Apesar da resistência inata ao calor, os morangos Maryshka adoram água. Os arbustos são regados regularmente. Durante a floração e o ovário da baga, a irrigação é realizada pelo menos 2 vezes por semana. Alguns dias antes de colher os frutos, você precisa parar de regar a plantação - a colheita será tão doce e perfumada quanto possível.
Após a irrigação, no segundo dia, o solo é solto. Este procedimento tem um efeito positivo na saúde e no rendimento das plantas.Os canteiros são limpos periodicamente de ervas daninhas e folhas secas. Para reter a umidade na estação quente, o solo é coberto com palha. Para este propósito, agulhas, palha, serragem ou turfa são adequados. Um tecido não tecido preto é usado como material reutilizável.
Os bigodes devem ser removidos apenas nas plantas que não foram planejadas para serem utilizadas para a propagação da variedade. Os brotos não apenas sujam a plantação, mas também tiram nutrientes e força da planta. A remoção é feita com faca afiada ou tesoura.
Seleção do local e preparação do solo
Para cultivar morangos de jardim, Maryshka escolhe áreas planas que são densamente iluminadas pelos raios solares. A área deve ser protegida de correntes de ar e sombra. A fruticultura prefere solos férteis com índice de acidez neutro (de 5,2 a 5,5). Apesar das recomendações, os morangos são capazes de se adaptar a quase qualquer composição do solo.
Os jardineiros são aconselhados a aderir a este esquema de plantio:
deixar entre as linhas de 40 a 60 centímetros;
entre arbustos - de 30 a 40 centímetros.
Devido à densa massa verde, cuidar das plantas pode ser difícil, portanto, as plantações não podem ser engrossadas.
O local escolhido para os morangos do jardim é preparado com antecedência. Além de cavar, o solo deve ser alimentado. Um balde de esterco ou composto com adição de cinzas de madeira é usado por metro quadrado de território. Para reduzir a acidez do solo, ele é tratado com farinha de dolomita ou cal na proporção de 400 gramas por metro quadrado.
Polinização
As flores bissexuais são brancas, pequenas. A planta é autopolinizada.
Top curativo
A matéria orgânica é usada como fertilizante para a fruticultura: excrementos de pássaros, esterco de vaca e composto. A principal condição é introduzir os nutrientes de forma medida e porcionada. Um excesso deles afetará negativamente o sabor das bagas. A cobertura é iniciada na primavera, antes do início da floração e após o final da frutificação. Os fertilizantes irão restaurar o suprimento de nutrientes que foram usados para endurecer os frutos.
Esquema de alimentação ideal.
As formulações com alto teor de nitrogênio são aplicadas na primavera.Das preparações acabadas, a composição "Primavera" é frequentemente usada. Outras opções de alimentação: excrementos de pássaros (1:20) ou solução de verbasco (1:10).
Os fertilizantes complexos são adequados antes da floração e no auge deste processo. As substâncias são introduzidas na raiz. Eles são diluídos em água antes de serem adicionados. Para 10 litros, são usados 10-15 gramas.
Fertilizante "Outono" é usado com a chegada do outono. É rico em fósforo e potássio.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem alta robustez de inverno, porém, é necessário cobrir os arbustos para o inverno dentro dos limites das regiões setentrionais. A plantação é protegida com galhos de coníferas ou palha. Ao usar agrotêxtil, pequenos arcos podem ser instalados.
Doenças e pragas
O morango de jardim Maryshka possui excelente imunidade, é resistente à maioria das doenças e pragas comuns. Os tratamentos químicos raramente são realizados, apenas se os sintomas estiverem presentes. Como medida preventiva da doença, é necessária a limpeza regular da área, retirada do bigode desnecessário. Recomenda-se plantar plantas protetoras como malmequeres, alho, calêndula ao lado de morangos.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Existem muitas maneiras de aumentar a plantação hortícola.
Uma das opções mais fáceis e rápidas é dividir os arbustos. Para isso, são escolhidos arbustos grandes e saudáveis. 3-4 mudas podem ser distinguidas de uma planta. Novas plantas podem ser plantadas quase imediatamente.
A segunda opção é a criação de bigodes. Para fazer isso, você só precisa enraizar a planta e deixá-las criar raízes em um novo lugar. As plantas jovens precisam ser regadas regularmente.
Morangos com sementes raramente são cultivados, pois leva muito tempo. A semeadura começa no final de fevereiro. A colheita é realizada após duas folhas completas.