- Autores: França
- Sinônimos de nomes: Mariguette
- Gosto: doce com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: 25-30 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: médio
- Vantagens: alta resistência a condições adversas
- Compromisso: consumo fresco
A variedade de morango Mariguette, fruto do trabalho de criadores franceses, foi imediatamente muito apreciada pelos jardineiros amadores. Esta é uma variedade versátil que é adequada tanto para o cultivo para venda em grandes fazendas quanto para o plantio em um jardim privado.
Descrição da variedade
O arbusto é forte, poderoso, vigoroso, atinge a altura de 30 cm, de largura pode crescer até 30-40 cm.
Termos de amadurecimento
O tempo de amadurecimento é médio. O período de frutificação é em junho. A última colheita é comemorada em outubro, o que é típico, por exemplo, para a região de Moscou.
Produção
É uma variedade de alto rendimento, porém, em condições de calor extremo, a produtividade pode ser reduzida e, nessas condições, é possível diminuir o tamanho do fruto.
Bagas e seu sabor
A variedade é caracterizada por frutos grandes, com peso de 25-30 g, formato cônico, bagos lisos ao toque e cor rosada. Os frutos distinguem-se pela boa apresentação. A sua qualidade de conservação em condições adequadas chega a 5 dias e a sua pele densa proporciona uma boa transportabilidade mesmo em longas distâncias.
Os frutos silvestres apresentam um aroma agradável e pronunciado a morangos silvestres. O sabor é doce com acidez. Esses morangos podem ser congelados, transformados em geleia ou assados, mas é preferível usá-los frescos. No entanto, a fruta permanece apresentável mesmo após tratamento térmico e congelamento.
Recursos crescentes
O jardineiro que decidir começar a plantar essa variedade deve levar em consideração algumas características do processo. Portanto, é importante saber que em altas temperaturas do ar, a massa dos bagos é significativamente reduzida, os frutos tornam-se pequenos e pouco apetitosos, embora isso não altere em nada o sabor. Em geral, a variedade tolera muito bem condições desfavoráveis.
Seleção do local e preparação do solo
Este morango adora uma área ensolarada e solo fértil. A planta se sentirá bem em uma área plana ou em uma superfície com declive para sudoeste. Um grande erro seria plantar um arbusto em uma encosta íngreme, bem como em um lugar onde reina o ar frio. Uma das vantagens da Mariguette é sua despretensão a condições adversas, mas ainda, por exemplo, correntes de ar devem ser evitadas.
Não deixe os morangos no mesmo lugar por mais de 4 anos, por isso mesmo uma planta forte e saudável torna-se vulnerável a doenças.
A variedade apresentada prefere crescer em solo com nível de acidez neutro, não superior a 5,8 pH. A melhor opção é franco e arenoso com teor de húmus. Se a água subterrânea passar perto da área selecionada, os cumes altos são preparados com antecedência para o plantio.
Polinização
A polinização de uma planta dessa variedade pode ser feita manualmente com um pedaço de algodão enrolado em uma vara. Alguns jardineiros usam aparelhos elétricos para ventilar o espaço, este método é especialmente relevante para estufas. Também é possível colocar uma colmeia com abelhas no local - este método é necessário em uma área de mais de 1 hectare.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Os morangos Marigette são quase imunes a doenças comuns, como oídio, manchas ou podridão da raiz. As pragas também não estão muito interessadas nesta variedade. Segundo os criadores, mesmo com um ataque em larga escala aos arbustos vizinhos, os insetos não tocam em Mariget.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O melhor de tudo é que essa planta se reproduz com gavinhas. Na hora de escolher o material de plantio, dê preferência aos pontos de venda mais próximos da mata-mãe. Deixe três tomadas na filmagem. Normalmente, cerca de 5 gavinhas com três rosetas permanecem na planta-mãe. Ou seja, um arbusto dá cerca de 15 saídas saudáveis. Leia algumas regras a seguir.
Ao reproduzir, não cultive frutos e rosetas no mesmo arbusto-mãe. Pedúnculos devem ser removidos imediatamente.
Escolha material de plantio de arbustos que já frutificam há 2 anos.
Ao plantar uma muda nos primeiros dois dias, cubra o broto com papel, não muito bem. Na primeira semana, regue os brotos jovens duas ou três vezes ao dia em um regador. Por 1 sq. m, use 2-3 litros de água. Essas ações permitirão que a muda crie raízes bem. Além disso, a planta precisa ser regada uma vez por semana.
No calor extremo, a cultura requer umedecimento a cada 4-5 dias.
Em agosto, afrouxe o solo 2 ou 3 vezes até uma profundidade de 3-4 cm.
Em outubro, cubra o solo com turfa ou serragem.
Em novembro, cubra os arbustos com ramos de abeto para que a neve perdure no jardim.
Visão geral da revisão
Jardineiros amadores apreciam o sabor doce e o aroma brilhante dos frutos silvestres. Residentes de verão experientes comparam Mariguette com outras variedades. Por exemplo, em comparação com a variedade San Andreas, os morangos Marigette são mais resistentes ao inverno e melhor resistentes à chuva. Os jardineiros também gostam do fato de que todas as frutas, quando colhidas, têm o mesmo tamanho e formato. Dos pontos negativos, pedúnculos fracos são observados.