- Autores: Peter Stoppel, seleção alemã
- Gosto: doce, vinho-sobremesa
- O tamanho: ampla
- Peso: 40-45 gr, às vezes até 80 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: alto, espalhamento médio, multifilamento, fortemente frondoso
A variedade universal de morango Malvina atraiu a atenção dos jardineiros pelos seus frutos grandes. Os frutos silvestres apresentam um sabor e aroma invulgares que distinguem esta colheita de frutos do fundo de outras castas. Esta espécie se enraíza notavelmente em muitas regiões da Rússia.
Descrição da variedade
Uma característica distintiva do morango de jardim da Malvina é o seu grande tamanho. Os arbustos atingem a altura de meio metro, o diâmetro chega a 60 centímetros. As folhas são ligeiramente enrugadas, pintadas com uma rica cor verde, com uma camada brilhante e brilhante. A massa verde é exuberante e densa. Espalhamento médio.
Em um arbusto, de 5 a 8 pedúnculos são formados. A planta possui altas qualidades decorativas. Os tiros são espalhados horizontalmente. Pedúnculos estão escondidos sob as folhas. As hastes são abaixadas ao solo.
Termos de amadurecimento
Este morango pertence às variedades de maturação tardia. Não há reparabilidade, o que significa que a planta dá frutos apenas uma vez durante a estação de crescimento. O período de frutificação começa no final de junho e vai até o final do mês seguinte. Sua duração é de 2 a 3 semanas, dependendo das condições climáticas.
Produção
De um arbusto, você pode coletar até 1 quilo de frutas. O indicador de rendimento é alto. As frutas toleram muito bem o transporte e mantêm suas qualidades comerciais.
Nota: os arbustos jovens são os primeiros a dar frutos.
Bagas e seu sabor
A cor dos frutos maduros pode variar de framboesa a tonalidade rica em cereja escura, que os bagos adquirem na fase final de maturação. O peso médio dos frutos grandes varia de 40 a 45 gramas. O indicador máximo é de 80 gramas. O formato do fruto é cônico regular. Amostras duplicadas são encontradas periodicamente. Uma polpa densa e suculenta está escondida no interior. Não há crocância quando comido.
Os provadores atribuíram a esta variedade 4,6 pontos em 5. O sabor é descrito como vinho-sobremesa, doce. O aroma é intenso, morango.
Nota: Outra característica da variedade é a floração decídua, que surgiu como resultado de uma mudança genética no processo de criação. Uma nova folha começa a crescer na polpa de morango.
Recursos crescentes
Malvina não pode ser cultivada em estufas ou viveiros. O local de pouso não precisa ser sombreado. Você pode plantar arbustos quase em qualquer época do ano: no verão, primavera ou outono, mas não é recomendado plantar no outono. Mudas jovens podem não ter tempo para ficar mais fortes antes do início do inverno. Nas regiões do Sul, o plantio é realizado na primavera em março ou abril. Em maio, as plantas são plantadas em latitudes temperadas.
Uma distância de 60 centímetros é deixada entre as fileiras e de 40 a 50 centímetros entre as plantas. Não é difícil cuidar do morango, o principal é seguir com precisão a agrotécnica. Os arbustos de Malvina são grandes, por isso precisam de espaço livre suficiente. Uma safra de frutas resistentes dará frutos mesmo em condições climáticas adversas.
Os morangos adoram regar com frequência. Na estação quente, as mudas são regadas quase todos os dias. O procedimento é realizado à noite. A irrigação por gotejamento demonstra alta eficiência. Os arbustos adultos em processo de floração e os ovários das bagas são regados a cada 3-4 dias se o tempo estiver seco e quente.
Ao cultivar bagas, é necessário remover periodicamente as ervas daninhas do jardim.Assim, as plantas serão ventiladas e receberão a quantidade necessária de luz solar. A camada superior do solo é afrouxada para fornecer oxigênio ao sistema radicular.
Assim que os ovários aparecem no arbusto, o solo ao redor das plantas é coberto com cobertura morta. Com sua ajuda, as bagas permanecem limpas e as ervas daninhas retardam o crescimento.
Seleção do local e preparação do solo
A frutificação máxima pode ser alcançada em terras soltas e profundamente cultivadas. Para o plantio, escolha uma área plana e iluminada, protegida de correntes de ar. O solo leve faz com que as plantas se sintam confortáveis. A profundidade mínima da água subterrânea é de 1 metro. A acidez deve ser neutra (5,2 a 5,5 pH). Para o plantio, são escolhidas plantas com uma roseta desenvolvida e raízes poderosas.
Ao preparar um local para o plantio, o solo é alimentado. Um mínimo de 12 kg de estrume (este componente contém nitrogênio) e 200 gramas de cinzas (potássio e fósforo) por 1 metro quadrado são aplicados ao solo. Cada poço é umedecido. Assim que a água é absorvida, as mudas são plantadas nela, as raízes são cuidadosamente esticadas. Durante 7 a 10 dias, a irrigação é realizada todos os dias.
Polinização
O morango Malvina não precisa de polinizadores. Durante o período de floração, os arbustos são cobertos por flores bissexuais. As pétalas são brancas.
Top curativo
Arbustos enormes e altos precisam de alimentação abundante. Você precisa de muitos nutrientes, eles são trazidos regularmente.
Fertilize os morangos em algumas etapas.
Durante o plantio, minerais e orgânicos são usados.
O nitrogênio é adicionado ao solo no início da primavera. Um excelente resultado é demonstrado pela seguinte composição: 10 litros de água, 10 litros de esterco de vaca e 15 gramas de uréia. Antes do uso é diluído em água 1 a 10. Consumo - um litro e meio por planta.
Quando a floração começa, 15-20 gramas de curativo mineral são adicionados sob o arbusto. A composição deve incluir nitrogênio, fósforo ou potássio.
O desenvolvimento de arbustos pode ser melhorado com nitrogênio.
Uma colher de sopa de uréia é diluída em 10 litros de água. A composição é usada no início da primavera.
No início da floração, excrementos de galinha (1 em 20) ou solução de verbasco (1 em 10) são introduzidos no solo.
Um resultado eficaz é demonstrado pela seguinte composição: uma pitada de ácido bórico por 10 litros de água. Eles são adicionados ao solo na fase de formação do ovário.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os arbustos de Malvina podem resistir a geadas de até -19 graus. Antes do início do inverno, a plantação deve ser preparada para as geadas que se aproximam. As plantações são cobertas com ramos de abeto, milho, serragem ou palha. Em regiões com invernos rigorosos, a agrofibra é usada.
Doenças e pragas
O morango de jardim Malvina apresenta uma elevada imunidade ao oídio, verticillium e fusarium. Apesar dessa característica, não é recomendável recusar o tratamento preventivo. Se o verão for frio e úmido, polvilhe o solo com serragem ou palha entre as plantas. As bagas não tocam o solo e não começam a apodrecer.
Antes de os botões florescerem, as plantas são tratadas com oxicloreto de cobre. Esta substância protege contra infecções fúngicas. Para preparar a composição, uma colher de sopa do medicamento é diluída em 10 litros de água. Na segunda vez, os arbustos são processados após a colheita.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A maneira mais fácil de propagar os morangos Malvina é enraizando os bigodes. Para tal, são seleccionados vários arbustos-mãe, dos quais não se retira o bigode. Esta opção é considerada a opção mais eficaz e simples para aumentar a plantação. Antenas aparecem em junho; rosetas se formam nelas.
Quando aparecem as primeiras raízes, os alvéolos são pressionados contra o solo, aprofundando-se um pouco. O solo deve ser úmido para um enraizamento rápido. Assim que várias folhas crescidas aparecem em uma planta jovem, ela é desconectada do arbusto-mãe. Novas mudas precisam de cuidados cuidadosos e atenciosos.