- Sinônimos de nomes: Gigantella Maxim
- Gosto: doce, sabor de abacaxi
- O tamanho: muito grande
- Tamanho, cm: bagas individuais atingem 9 cm de diâmetro
- Peso: 85-105 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1,8-3 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Compromisso: consumo fresco, ultracongelamento
- Descrição do arbusto: poderoso, com pedúnculo largo e bigode grosso
Morango Gigantella Maxi é popularmente chamada de Maxim. Possui frutos grandes e saborosos. Facilidade de cuidado e alto rendimento atraem a atenção de muitos jardineiros que cultivam morangos em suas parcelas.
Descrição da variedade
O Strawberry Maxim é uma planta meio tardia com as seguintes características.
- O diâmetro de um arbusto de dois anos atinge 60 cm, altura - 50 cm.A planta tem grandes folhas verdes claras com uma superfície ondulada. As raízes são poderosas, correspondendo em volume à parte superior do arbusto.
- A reprodução é possível de forma vegetativa devido ao grande número de bigodes grossos.
- O arbusto é caracterizado por grandes pedúnculos. Em uma planta pode haver até 30 deles, cada um produzindo até 8 bagas.
Termos de amadurecimento
A floração começa em maio. O arbusto dá frutos do final de junho ao início de agosto. As primeiras bagas atingem 105 g de massa e até 9 cm de diâmetro. Perto de agosto, o peso cai para 85 g.
Produção
A variedade Maxim frutifica muito bem. Um arbusto rende de 1,8 a 3 kg de bagas.
Bagas e seu sabor
Durante o verão, até 30 frutas crescem em um arbusto. Têm uma cor vermelha brilhante e uma forma irregular com uma superfície granulada. Devido à sua polpa densa, as bagas podem suportar transporte e armazenamento por até 10 dias.
O Strawberry Maxim tem um sabor brilhante com notas de abacaxi. O aroma é delicado, morango. Pode ser consumido fresco ou ultracongelado.
Recursos crescentes
O processo de plantio do morango possui algumas características que afetam o estado do arbusto e da frutificação.
- As plantas podem ser plantadas em canteiros onde cereais ou leguminosas e cereais anteriormente cresceram. Pobres predecessores são nighthades e crucíferas.
- O replantio de morangos no jardim só é possível após 5 anos.
- A variedade pode crescer em um solo por 8 anos, enquanto outras espécies requerem replantio a cada 3-4 anos.
- Nos arbustos, você deve quebrar regularmente o bigode. Isso ajuda a melhorar a frutificação no próximo verão.
- O regime climático correto ajudará a manter os arbustos fortes.
Seleção do local e preparação do solo
As camas estão localizadas em local bem iluminado, protegido de correntes de ar. Nas regiões do norte, os arbustos são protegidos do vento. Não é recomendado plantar morangos em terras baixas - eles não toleram alta umidade.
O solo deve ser argiloso ou arenoso, concentração não ácida. Não deixe o solo secar. Todos os anos, no outono, o fertilizante é aplicado nas camas: 10 litros de composto por 1 m2 de solo.
Polinização
Em campo aberto, as flores são polinizadas pelas abelhas e pelo vento. O descolamento atempado das antenas permite o desenvolvimento da massa foliar, em cujas axilas existem botões frutíferos. É deles que depende o rendimento do próximo verão.
Top curativo
Antes do plantio, o sistema radicular das mudas é mergulhado por 40-60 minutos em uma mistura de água, solo e fertilizante que estimula o crescimento.
Durante a estação de crescimento, os morangos Maxim são alimentados várias vezes por estação.
- A primeira alimentação ocorre logo após o inverno, assim que o abrigo é retirado dos morangos. Os fertilizantes de nitrogênio-fósforo são introduzidos. Eles ajudam os arbustos a formar uma massa foliar e fortalecer as raízes.
- No período em que aparecem os botões, as plantas são alimentadas com potássio e cálcio. Isso afeta a frutificação e a qualidade dos frutos.
- Os fertilizantes complexos são aplicados do final de junho a agosto. Contribuem para o amadurecimento uniforme dos bagos.
- Após a frutificação, os arbustos são alimentados com fertilizantes de fósforo e potássio.
- A cobertura deve ser uniforme e balanceada, uma vez por semana. Isso salvará o arbusto de doenças.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A preparação adequada das plantas para o inverno ajudará a obter uma boa colheita no verão. Em agosto, a fertilização com substâncias de nitrogênio é interrompida e apenas substâncias de fósforo e potássio são usadas.
A variedade prospera sob uma espessa camada de neve. A uma temperatura de 0-5 ° C, os canteiros são fechados com barreiras feitas de ramos ou palha para evitar que o vento espalhe a massa de neve. Isso geralmente acontece em novembro.
Doenças e pragas
Strawberry Maxim quase não é suscetível a doenças e é especialmente resistente à podridão cinzenta. Para a eliminação e prevenção de doenças, uma solução a 3% de Bordeaux líquido é excelente.Para as pragas, os produtos químicos são usados com mais frequência. Mas eles não ajudam contra lesmas. E nem todo residente de verão deseja polvilhar suas plantações com produtos químicos.
Existem maneiras naturais de se livrar das pragas.
- Palha ou cascas de nozes são colocadas em volta dos arbustos. Ele evita que lesmas rastejem para as plantas e também protege o solo contra o alagamento.
- Você pode plantar alho entre as linhas. Afasta bem os parasitas.
- Você pode cultivar plantas no local que atraem insetos benéficos: endro, erva-doce, etc.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Para a propagação de morangos Maxim, são usados 3 métodos.
- Root air soquetes pressionando a camada no chão. Se o nível de umidade do solo for suficiente, um arbusto jovem viável se formará após 30 dias.
- Divida a planta-mãe: cave-a, divida-a em chifres, remova as partes velhas não viáveis da raiz, plante novos arbustos no canteiro.
- O método de reprodução por sementes existe, mas não é popular devido à sua natureza problemática e imprevisível.
É impossível propagar plantas com 1 ano de idade - elas não são suficientemente fortes. As mudas ficarão fracas e não darão frutos.
A variedade Maxim é excelente tanto para venda quanto para uso doméstico. O arbusto não requer cuidados especiais e pode até resistir vários dias sem água. A prevenção oportuna de doenças permitirá que você cultive um arbusto saudável e com boa produção.