- Autores: Holanda
- Gosto: sobremesa
- O tamanho: médio Grande
- Peso: 20-35 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: até 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Vantagens: bem conservado
- Compromisso: universal
Se falamos de produtos novos e promissores que estão se tornando cada vez mais populares, não se pode deixar de mencionar uma variedade de morango como Magnus. Estes frutos silvestres mantêm a sua excelente apresentação durante muito tempo, embora tenham um sabor excelente.
História de criação da variedade
A variedade foi criada na Holanda em 2017. Os jardineiros domésticos puderam se familiarizar com os morangos apenas em 2019. Magnus recebeu imediatamente críticas positivas. A variedade tem grandes perspectivas no segmento de espécies de morangueiro de maturação tardia.
Descrição da variedade
A variedade de morango descrita não foi restaurada. Conquistou jardineiros não só com sua produtividade, mas também com excelente gosto. Magnus resiste bem a qualquer condição climática, é resistente a invernos rigorosos e a vários tipos de doenças, embora não imponha exigências especiais ao solo.
Os arbustos são formados grandes, espalhando-se. Uma de suas características distintivas é um grande sistema de raiz. A altura de cada planta chega a 350 mm. Diâmetro Magnus - até 500 mm. Os jardineiros notaram que um grande número de bigodes se forma nos arbustos. A folhagem sempre tem um tom verde claro, é grande e dura.
Quanto aos pedúnculos, são grossos, ao contrário de muitas outras variedades de morangos. Os pedúnculos estão localizados no mesmo nível das folhas. Quando as bagas amadurecem, elas ficam no chão, por isso é tão importante colocar palha ou serragem debaixo do arbusto. No primeiro ano, não mais do que 2 pedúnculos com muitas flores são formados em cada arbusto. Nos anos subsequentes, seu número triplicou.
Termos de amadurecimento
Esta é uma variedade de maturação tardia. Mas o período de colheita específico depende do clima em que a planta cresce. No sul do nosso país, você pode colher mais cedo. No norte, as bagas amadurecem apenas no final de julho, no sul - duas semanas antes.
Regiões em crescimento
Jardineiros compartilham sua experiência e dizem que essa variedade cresce bem tanto no Cáucaso quanto nos Urais, e ainda mais perto das regiões do norte.
Produção
A variedade demonstra produtividade notável durante todo o período de cultivo dos morangos em um só lugar. Às vezes, até 1 quilo de fruta pode ser coletado de um arbusto. Mas para obter resultados, você deve seguir as regras da tecnologia agrícola.
Bagas e seu sabor
A casta destaca-se pela beleza dos seus frutos silvestres. Eles crescem grandes, lindos, sempre com uma apresentação incrível, por isso o morango costuma ser cultivado comercialmente.
A pele, quando totalmente madura, tem um brilho atraente e brilhante. A cor é escarlate, saturada, com tonalidade laranja. Mesmo que os frutos sejam transportados por longas distâncias, eles não perdem a cor. Se colocar o fruto na boca, logo fica claro que a polpa é de densidade média, bastante suculenta, com um aroma requintado. Não há vazios no interior do fruto quando comparado com outras variedades.
Os bagos são sempre doces, têm um sabor azedo, mas são muito leves e discretos. Aroma pronunciado, morango, sabor a sobremesa. No entanto, até agora os jardineiros não deram uma marca de degustação clara, uma vez que os morangos da variedade descrita não são cultivados tão ativamente como as variedades mais antigas.
Os frutos são versáteis, o que significa que podem ser consumidos in natura, compotas feitas, congelados ou usados para compotas. Em média, uma baga pode chegar a 25 gramas.Os frutos gigantes de Magnus raramente se formam, mas houve casos em que os frutos pesavam 35 gramas. As bagas não encolhem com o tempo, mantendo a frutificação estável.
Recursos crescentes
Magnus pode resistir ao mau tempo, mas a chuva constante e a falta de luz definitivamente afetarão o sabor da baga, enquanto os arbustos em si não serão afetados. As plantas podem suportar muita umidade e frio, e não se importam com secas prolongadas. Mas se você não esconder os frutos do sol escaldante, a colheita pode simplesmente assar.
Os morangos respondem positivamente aos fertilizantes e podem ser cultivados em estufas e túneis. No entanto, o terreno aberto continua a ser o local de plantio preferido para esta variedade.
Seleção do local e preparação do solo
É melhor escolher um local ensolarado e sem correntes de ar. Qualquer baga cresce mais rápido nessa área. A água subterrânea deve ser profunda. Se houver um local com declive para o sul, então é esse local que deve ser utilizado para o plantio de morangos. Quase qualquer solo é adequado, mas a acidez deve ser neutra - pH 5-5,4. Antes do plantio, o solo deve ser capinado.
Polinização
A polinização não é necessária.
Top curativo
Antes de plantar, é melhor cavar o solo e fertilizá-lo. Essa alimentação permitirá que os arbustos criem raízes mais rapidamente. Orgânico é a melhor opção para Magnus. Na maioria das vezes, usa-se estrume podre ou cinzas diluídas em água. A quantidade é de 0,5 litros por 1 metro quadrado. Durante o período de formação do ovário, fertilizantes de potássio podem ser usados.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da variedade é alta, portanto, as geadas não são particularmente terríveis para ele. Nas regiões setentrionais, a novidade ainda é pouco testada, por isso é melhor cobrir as mudas jovens com ramos de abeto ou cobertura morta após a poda. No segundo e terceiro ano, você não deve cobrir as plantas. Os arbustos podem suportar temperaturas de -20 graus sem problemas.
Doenças e pragas
Magnus tem uma imunidade incrível a pragas e doenças comuns em morangos. Por isso, basta um tratamento preventivo no início da primavera. Qualquer fungicida disponível pode ser usado. No entanto, deve-se ter em mente que a cultura é muito vulnerável ao gorgulho e tripes das flores.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A variedade é propagada de três maneiras possíveis:
- sementes;
- bigode;
- divisão.
Cada jardineiro escolhe a opção mais conveniente para si.
As sementes podem ser encontradas em lojas especializadas, sendo recomendável cultivar você mesmo o bigode ou adquiri-lo no viveiro. Se for decidido propagar morangos dividindo os arbustos, então vale a pena pegar apenas as opções maiores que vêm crescendo no solo há muitos anos. A largura do colar da raiz em tais espécimes deve ser de pelo menos 6 cm.