- Autores: Seleção italiana
- Gosto: doce com acidez sutil e notas brilhantes de cereja
- O tamanho: muito grande
- Peso: 30 - 35 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 1,5 - 2 kg por arbusto
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: poderoso, semi-espalhando
- Cor de baga: vermelho escuro
As plantações de morango em hortas são quase obrigatórias. A variedade Madeleine é rica em vitaminas, tem um aroma incrível e um sabor original. Ao mesmo tempo, essa variedade não requer cuidados especialmente complexos.
Descrição da variedade
A variedade foi desenvolvida no final da década de 1990 por criadores italianos. Externamente, o morango se parece com isto:
arbustos diferenciam-se em poder, tipo bastante alto - semi-espalhando;
cor da folhagem - verde escuro, brilho brilhante;
as raízes do arbusto são bastante fortes, por isso criam raízes bem em diferentes solos.
os pedúnculos são altos, acima da folhagem, mas os frutos os puxam para baixo;
o tamanho da flor é médio a grande, há muito pólen;
bigodes são ativamente formados, quase não há frutos deformados.
A variedade tem suas próprias vantagens que atraem os jardineiros:
amadurecimento precoce;
excelente rendimento, especialmente em condições de estufa;
visualmente, as bagas são muito bonitas;
o tamanho do fruto é quase idêntico;
excelente taxa de sobrevivência e alta resistência à geada;
o tempo quente não estraga os frutos, a seca é bem tolerada;
a imunidade é forte, cresce bem mesmo em solos pobres.
Existem também desvantagens a serem consideradas:
é necessário tomar medidas para prevenir manchas;
não tolera umidade excessiva;
gosto para um amador - há azedume;
não muito bem armazenado.
Termos de amadurecimento
Esta variedade de morango pertence às primeiras variedades, enquanto os frutos amadurecem muito amigavelmente. O período de frutificação é de até três semanas.
Produção
A variedade distingue-se pelo alto rendimento, de um arbusto pode-se obter pelo menos um quilo e meio de bagas. No sul ou em condições de estufa, os rendimentos podem ser ainda maiores. A colheita exige cuidado, deve ser retirado junto com o caule da fruta, pois o fruto se danifica facilmente. O armazenamento deve ser organizado com muito cuidado, pois à temperatura normal os bagos retirados são armazenados por no máximo 24 horas.
Bagas e seu sabor
Os frutos desta variedade são grandes em tamanho, o peso varia de 35 g dos primeiros bagos a 20 g nas ondas subsequentes. A forma é alongada como um cone. A polpa é bastante densa, a consistência é agradável, a suculência e o aroma são elevados. Não há vazios, os aquênios são aprofundados, a cor é vermelha brilhante. As qualidades da sobremesa são altas - a doçura é complementada por acidez e gosto residual de cereja.
Recursos crescentes
Para conseguir uma boa colheita, é necessário organizar um cuidado competente. Uma série de atividades regulares são necessárias.
Hidratante. A variedade tolera bem a seca, mas uma falta prolongada de rega afetará negativamente a qualidade dos frutos. A hidratação precisa ser organizada algumas vezes por semana usando um sistema de gotejamento ou sob a raiz.
Afrouxamento. É muito importante afrouxar as camas a cada 7 dias até uma profundidade de 4 cm, no máximo. Ao mesmo tempo, você precisa se livrar das ervas daninhas.
Poda. Como o bigode é formado muito ativamente, ele deve ser removido em tempo hábil, caso contrário, o arbusto começará a perder força. O bigode é removido aparando, puxando-o para fora é estritamente proibido.
Fertilizante. Eles começam a alimentar a planta no segundo ano. Na primavera, estrume, esterco e uréia são adequados para esses fins. Enquanto os botões estão se formando, você precisa adicionar uma composição de potássio.E antes do inverno, uma alimentação complexa será necessária.
Preparando-se para o inverno. Como a resistência dessa variedade é alta, se os invernos forem de até 20 graus negativos, a cobertura de neve é suficiente. Se o tempo estiver mais severo, você precisa cobrir os arbustos com agulhas, palha, ramos de abeto.
Seleção do local e preparação do solo
A época ideal para o plantio é no outono ou no final do verão, então os morangos se enraízam melhor antes do tempo frio e os frutos estarão amarrados na próxima estação. Escolha um local que seja bem iluminado, caso contrário, o crescimento das frutas fica mais lento. Os morangos não são particularmente caprichosos para o solo, mas crescem melhor em margas e arenitos; o solo argiloso também não está excluído. É necessário organizar uma camada de drenagem, excluir áreas com alto lençol freático.
Algoritmo de aterrissagem:
escolha um esquema de fita - para cada fita há 2 ou 3 linhas;
entre arbustos até 30 cm, espaçamento entre linhas - até meio metro;
os arbustos são dispostos em um padrão xadrez;
não aprofunde o coração e não dobre as raízes ao plantar.
Polinização
Como a planta tem flores bissexuais, não é necessário organizar polinizadores adicionais. Basta que o pouso seja realizado em grupo.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Esta variedade apresenta boa imunidade às principais doenças perigosas para o morango. Apenas as manchas estão em risco, elas podem ser prevenidas com a ajuda de uma pulverização especial. Os tratamentos químicos são realizados antes do início da floração e após a colheita. Durante o período de cultivo, você pode usar uma solução de mostarda, decocções de mil-folhas e cascas de cebola.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Para que o rendimento seja elevado, é importante renovar os canteiros de bagas a cada 3 anos. A maneira mais econômica do ponto de vista de tempo e esforço é a reprodução com o auxílio de um bigode. O algoritmo é o seguinte:
tem de recolher os arbustos mais produtivos, tendo em conta a colheita do ano passado;
pedúnculos são removidos, bigodes são colocados sobre um recipiente com uma mistura de nutrientes;
é o suficiente para deixar 2 soquetes - o mais poderoso e, em seguida, apertar o bigode;
depois que o bigode se enraizar, várias folhas vão aparecer, você pode cortar;
após o plantio da muda em local pré-selecionado.