- Autores: Consórcio de viveiros italianos
- Gosto: doce com acidez
- O tamanho: ampla
- Peso: 35-40 gr
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,8 a 1 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Descrição do arbusto: densidade média
- Cor de baga: vermelho brilhante
A variedade Linos atraiu os jardineiros por sua capacidade de produzir frutos grandes e frutificar em abundância. Hoje é a variedade mais popular. E também seus frutos têm boa transportabilidade.
História de criação da variedade
A variedade foi obtida pelo cruzamento de duas espécies. Criado em 2005 pelo Consórcio de Viveiros Italianos. A variedade foi testada em países de clima continental.
Descrição da variedade
Linosa é uma planta de média densidade. A altura do arbusto é de 30 cm, as folhas são verde-escuras, ligeiramente enrugadas. Os pedúnculos multiflorais são longos, situados ao mesmo nível das folhas. A cultura possui alta capacidade de formulação. A principal vantagem é a floração constante ao longo do tempo.
Termos de amadurecimento
O morango pertence à variedade remanescente com maturação precoce.
Regiões em crescimento
A variedade se provou bem para cultivo na Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia.
Produção
A safra tem alto rendimento e frutifica 2 vezes por safra. Na primeira vez, amadurece 7 dias antes das variedades mais antigas. A segunda onda começa em meados do verão e termina com a chegada da primeira geada. Durante a temporada, até 1 kg de morangos são colhidos de um arbusto. A primeira colheita amadurece após o primeiro mês do início da floração.
Bagas e seu sabor
Os bagos são grandes, de cor vermelha brilhante, de forma cónica. A massa da baga é de 35-40 gramas. Apresenta um leve aroma a morango e sabor adocicado, com predomínio de ligeiro azedume. A polpa é vermelha, muito doce e suculenta. Os frutos mantêm a sua forma e sabor originais, mesmo após um armazenamento muito longo.
Recursos crescentes
Recomenda-se o plantio da safra em agosto, antes disso é necessário fertilizar o solo. A distância entre as fileiras de arbustos deve ser de 30-35 cm. A muda é colocada em um buraco de até 5 cm de profundidade e polvilhada com terra. Imediatamente após o plantio, os arbustos devem ser regados com água morna. E também regar regularmente até que a planta esteja completamente mais forte e crie raízes.
E também o plantio pode ser feito no outono - antes do início das primeiras geadas, na primavera - depois do aquecimento total do solo, no verão - no final de julho.
Ao cultivar morangos, é preciso saber que a variedade dá muitos bigodes. Eles precisam ser cortados a tempo para que os frutos não sejam esmagados e o nível de rendimento não diminua.
Seleção do local e preparação do solo
A cultura deve ser plantada em locais com sombra parcial, bem como em partes do local protegidas do vento. Antes de plantar, é preciso cavar bem o solo para que fique solto. Remova as ervas daninhas.
Polinização
A cultura tem flores de tipo bissexual. Polinização adicional não é necessária.
Top curativo
A variedade se adapta bem a solos pobres, mas para aumentar a produtividade é preciso fertilizar constantemente o solo. Recomenda-se alimentar a lavoura com fertilizantes à base de potássio, fósforo e ferro.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e após ela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O morango Linos é uma cultura bastante resistente ao inverno. Mas em regiões com invernos frios e pouca cobertura de neve, bem como onde são possíveis geadas primaveris, recomenda-se cobrir os arbustos com panos agrotécnicos.
Doenças e pragas
A cultura apresenta alta resistência ao oídio. Resistência média a manchas marrons e brancas. E também é afetado por alguns insetos.
Ácaro-aranha. Afeta a parte inferior das folhas.
Babar. Faz mal ao sugar o suco do caroço e, como resultado, o arbusto seca.
Gorgulho da framboesa.
Nemátodo do caule.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
O método de criação recomendado é um bigode. É melhor separar o bigode dos arbustos de dois anos que deram a maior parte das colheitas. O bigode deve ser espalhado entre as fileiras de morangos.Após a formação das folhas sobre eles, os bigodes criam raízes no solo. No momento do enraizamento é necessário regar o solo, cortar as pontas dos bigodes para que fique apenas a primeira saída.
Visão geral da revisão
Avaliações de pessoas que cultivam a cultura da variedade Linos foram divididas. Alguns acreditam que a planta é muito exigente para as condições de cultivo e tende a doenças frequentes. Outros, ao contrário, ficam satisfeitos com o alto rendimento, o sabor dos frutos e a facilidade de cuidar da planta.