- Autores: Holanda, 1982
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 20 g
- Taxa de rendimento: Alto
- Produção: 0,7-0,9 kg por arbusto
- Reparabilidade: Não
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: universal
- Descrição do arbusto: alto, ereto
A variedade Lambada distingue-se pela robustez invernal e sabor original. São essas qualidades que atraem a atenção de muitos jardineiros envolvidos no cultivo desta safra de bagas. Morangos lambada são cultivados em todos os lugares e podem suportar baixas temperaturas significativas. Eles adoram frutas vermelhas por seu sabor doce e original e por uma quantidade suficiente de açúcar.
História de criação da variedade
O morango Lambada é uma variedade desenvolvida por criadores holandeses em 1982. O procedimento foi feito em etapas. Primeiro, Sylvette e Holiday foram cruzados, depois Karina e Primella. A cultivar Lambada foi obtida após a combinação dos resultados dessas duas vacinações.
Em 1983, a safra de frutas vermelhas foi introduzida no mercado internacional. No início, os jardineiros locais ficaram interessados em morangos. Em poucos anos, espalhou-se pelo continente europeu, chegando assim ao nosso país.
A variedade Lambada é apreciada pelos jardineiros por seu alto rendimento, capacidade de suportar baixas temperaturas e resistência a doenças.
Descrição da variedade
A aparência dos arbustos é atraente. Os arbustos são altos, ligeiramente espalhados, com grandes folhas de esmeralda escura. Pedúnculos elevam-se acima da parte decídua. O cultivar se multiplica rapidamente, produzindo uma variedade de bigodes. Um grande número de flores desabrocham nos brotos, que são grandes em tamanho, de cor branca como a neve e um núcleo amarelo brilhante.
Lambada de morango tem muitos aspectos positivos:
resiste a condições de baixa temperatura sem abrigo;
frutificação de longo prazo;
dá um grande rendimento, mesmo que as plantações sejam engrossadas, bem como com manutenção mínima;
resistente a doenças e aos efeitos negativos de pragas de insetos;
sabor original de frutas vermelhas;
você pode usar as frutas de várias maneiras.
Com muitas vantagens, existem algumas desvantagens da variedade. As bagas não podem ser armazenadas por muito tempo. Além disso, a fruta é difícil de transportar.
Termos de amadurecimento
A estação de cultivo dura cerca de um mês. Isso nos permite classificar os morangos Lambada como variedades de maturação precoce. Você pode saborear as frutas já no final de maio - início de junho. A casta não pertence ao remanescente, mas em boas condições é possível fazer outra colheita no início de setembro.
Regiões em crescimento
Morangos lambada são cultivados em todos os lugares. As exceções são as regiões do Extremo Norte.
Na parte sul e central da Federação Russa, os morangos não precisam ser cobertos quando cultivados ao ar livre. O abrigo só é necessário se as geadas forem definidas abaixo de –40 graus. E isso é uma ocorrência rara nessas regiões.
Nas regiões mais ao norte, nos Urais e na Sibéria, as safras de bagas são cultivadas em condições de estufa.
Produção
Um grande número de ovários é formado em cada arbusto da planta. Com os devidos cuidados, cada muda pode produzir até 0,7-0,9 kg de frutas deliciosas e doces. Às vezes, a colheita pode ser grande. Isso acontece nas regiões sul, onde as altas temperaturas já se instalam em maio.
Os arbustos de morango dão um alto rendimento no segundo ano. Esta situação continua por 4-5 anos. Depois é preciso renovar as plantas, pois é difícil conseguir até mesmo uma pequena quantidade de frutos em mudas velhas.
Bagas e seu sabor
Os frutos da lambada apresentam o usual formato cônico-arredondado, caracterizando-se pela uniformidade.Cada baga pesa cerca de 20 gramas. A maturação é evidenciada pela aquisição de uma rica cor vermelha.
A polpa não apresenta vazios, tem densidade média, sabor agradável e aroma a morango. Os frutos são doces, o teor de ácido é baixo.
A diferença na variedade é que as sépalas são levantadas. Isso evita que as bagas afundem na areia. Eles estão em uma posição elevada.
Recursos crescentes
Os arbustos de morango da variedade Lambada são plantados de três maneiras. O mais comum é o método do bigode. Eles aparecem em grande número na cultura.
Propagado por morangos após a colheita. Os pontos de venda próximos à mata-mãe são selecionados. Freqüentemente, os primeiros são escolhidos, removendo o resto.
Ao plantar plantas jovens, não as afunde excessivamente. Deixe as mudas 3 a 5 cm acima da camada superficial do solo.
Lambada de morango não cresce para os lados. Por isso, é necessário deixar uma distância de 40 cm entre os arbustos no momento do plantio. Além disso, preste atenção ao espaçamento das linhas. Ela deve estar confortável. Caso contrário, será inconveniente cuidar da colheita das bagas.
Seleção do local e preparação do solo
Embora os morangos Lambada sejam despretensiosos, você deve prestar atenção na escolha do local de plantio. Jardineiros profissionais recomendam evitar áreas sombreadas. A variedade Lambada cresce melhor em áreas bem iluminadas pelo sol e protegidas do vento.
Uma boa colheita é obtida se os solos argilosos são selecionados para a cultura, caracterizados por uma composição neutra ou ligeiramente ácida. Se desejar, você pode cultivar morangos Lambada em qualquer solo. Isso é garantido se os nutrientes forem introduzidos. Observa-se um bom crescimento ao escolher solos leves e respiráveis.
Deve-se ter em mente que em terrenos com percentual significativo de sal na composição, ocorre uma desaceleração do crescimento das plantas.
Polinização
Os morangos lambada começam a florescer nas primeiras semanas de maio, se o tempo estiver quente. A última vez que se observa a frutificação é em setembro, quando começam as primeiras geadas no solo.
Não há necessidade de polinizar a variedade adicional. Em um arbusto, há mais de uma dúzia de inflorescências bissexuais.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
Lambada de morango tem uma imunidade bastante alta. As mudas não são expostas aos efeitos negativos da podridão cinzenta, mancha marrom e murcha verticilar. A variedade também resiste ao oídio. Por este motivo, é necessário processar os arbustos na primavera e no outono com uma solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês.
Para lidar com lesmas, você deve primeiro espalhar o pó de tabaco entre as fileiras.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Você pode propagar morangos Lambada de diferentes maneiras. A variedade é especialmente propagada com a ajuda de um bigode. E também existe a opção de dividir com uma faca ou podador. Nesse caso, você pode obter de um arbusto de 3 a 4 mudas. Finalmente, você pode obter morangos a partir de sementes. Todos esses métodos são conhecidos, sua tecnologia não difere da propagação de outras variedades.
O morango Lambada é bastante despretensioso. Ela só precisa de rega, remoção de ervas daninhas, afrouxamento constante dos espaçamentos das linhas. Com cuidado, o rendimento é significativo.