- Autores: CIV (Consórcio de Viveiros Italianos)
- Sinônimos de nomes: Quicky® CIVN251
- Gosto: sobremesa
- O tamanho: ampla
- Peso: 50-80
- Taxa de rendimento: Boa
- Termos de amadurecimento: ultra cedo
- Vantagens: bem conservado
- Compromisso: consumo fresco
- Cor de baga: Vermelho
A variedade inicial de morango Kviki atrai a atenção dos jardineiros porque não reage às mudanças de temperatura e tem um sabor e aroma excelentes.
História de criação da variedade
Quicky CIVN251 é sinônimo do nome Quicky. A variedade é cultivada em um consórcio que reúne vários grandes viveiros CIV italianos. Foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 2020.
Descrição da variedade
O morango italiano da Kviki é uma das novidades varietais mais populares. A sua característica distintiva é considerada a sua excelente adaptação às diferentes condições climáticas. Mesmo com queda de temperatura e poucos dias de sol, a cultura não para de florescer e dar frutos em grandes arbustos do tipo semi-alastrado.
Termos de amadurecimento
As datas de amadurecimento são consideradas muito precoces. A frutificação cai no período do final de maio ao início de junho.
Regiões em crescimento
Em campo aberto, você pode obter uma boa colheita nas regiões sul e centro da Rússia, e nas regiões norte, Kviki é cultivado apenas em estufas.
Produção
Morangos Quicky dão frutos em uma área por 3-5 anos. O resultado depende de fatores como a qualidade do solo, as características da área selecionada para o cultivo de morangos, a qualidade das mudas, etc. Decorrido o prazo acima, a planta deverá ser transplantada para outro local com condições adequadas de cultivo.
No final do verão, a safra pode avançar novamente cerca de cinco pedúnculos e dar uma nova colheita no outono. A peculiaridade da variedade italiana é que ela traz uma colheita estável mesmo em um ano caracterizado por condições climáticas desfavoráveis.
Para que a colheita seja saborosa e de alta qualidade, é importante retirar o bigode de morango em tempo hábil. É importante notar que os bagos desta variedade não se diferenciam na formação abundante de bigodes. Mas se eles não forem removidos a tempo, a cultura perderá a maior parte de seus nutrientes e não poderá se desenvolver totalmente.
Bagas e seu sabor
A densa pele brilhante do morango Kwiki tem uma cor vermelha típica e uma forma cônica levemente achatada. Dentro estão pequenas sementes amareladas.
O tamanho do fruto é considerado grande, a massa de uma baga é de aproximadamente 50-80 g, O sabor é denso, doce e suculento, com o meio ligeiramente esbranquiçado. A pontuação da degustação é 4,8 em 5.
Uma característica da composição é o alto teor de açúcares (8.4). A fruta tem um aroma rico. Eles não perdem sua atratividade exemplar, mesmo na última fase de frutificação.
Os frutos mantêm suas qualidades comerciais mesmo no período chuvoso, permanecem brilhantes e suculentos nos dias quentes de sol. A pele não racha, o suco não vaza durante a coleta e transporte.
Recursos crescentes
Em geral, o cultivo e o cuidado dos morangos Kviki são padrão. Mas existem alguns recursos com os quais você deve se familiarizar antes de iniciar o plantio.
Seleção do local e preparação do solo
Ao plantar morangos Quicky, atenção especial deve ser dada à escolha do local certo. A cultura cresce bem nos territórios do sul, embora seja desejável proteger o local dos ventos. Se o solo frequentemente expõe as raízes, os morangos congelam em temperaturas abaixo de zero abaixo de 12 graus. Portanto, é altamente recomendável evitar o plantio em solos arenosos.
A variedade Kviki não prosperará e crescerá bem nas planícies, pois a névoa se acumula nesses locais. E também em áreas de alta produtividade, os raios diretos do sol escaldante podem ameaçar.
Não se recomenda o plantio da variedade sobremesa italiana onde anteriormente se cultivava batata, repolho e berinjela. A kviki mostra-se da melhor forma nos canteiros onde cresceram endro, salsa, malmequeres ou outros tipos de verduras.
É necessário não se esquecer de arrancar ervas daninhas e regar os morangos de Kviki. Ela não gosta de umidade excessiva, então, se a água subterrânea do local passar perto das raízes, uma camada de drenagem adicional será necessária. No verão quente, o abastecimento automático de água é ideal. Se possível, você pode aplicar o método de irrigação.
É aconselhável dispor arbustos de cultura de jardim de origem italiana em esquema de xadrez, mantendo uma distância de 30 cm entre si, em 2 ou 3 filas. Para tornar a iluminação mais uniforme, é melhor organizar as linhas de norte a sul.
As raízes muito longas são encurtadas antes do plantio, deixando 20 cm para que não se enrolem. O colar da raiz está ao nível do solo. Um canteiro equipado com morangos plantados é regado. As plantas jovens precisam de rega diária durante 10-15 dias.
Regue os morangos com moderação. O alagamento pode levar ao apodrecimento das raízes. A irrigação por gotejamento é preferida. A aspersão só é adequada antes da floração. No calor, a regularidade da rega 2-3 vezes por semana. Regado de manhã ou à noite com água morna estabilizada.
Polinização
A variedade é autopolinizada.
Top curativo
Jardineiros experientes usam fertilizantes minerais e orgânicos durante o cultivo. Eles são alimentados em um determinado horário. O alto valor nutritivo da variedade italiana de morango é possuído por nitroammofoska e um complexo com fezes de aves. Mas a última opção é introduzida com cautela devido à sua alta concentração. Existe o risco de queimar raízes e folhas se a dosagem for excedida.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação.A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os morangos de Kwiki precisam de abrigo durante o inverno. Nas regiões do norte da Rússia, o cultivo só é possível com filme.
Doenças e pragas
A variedade é altamente resistente ao oídio e apresenta resistência suficiente ao bolor cinzento. O uso de fungicidas justifica-se em casos excepcionais, com estrito cumprimento das proporções indicadas nas instruções.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
A cultura do jardim desta espécie se reproduz bem com um bigode. Para obter mudas fortes com sistema radicular fechado, um copo plástico com uma composição nutritiva é colocado sob cada saída. Os soquetes são hidratados de vez em quando.
Na planta-mãe, é necessário cortar os pedúnculos para que o arbusto direcione todas as suas forças para formar um bigode. No final do verão, terão que ser cortados e o bigode enraizado deve ser transplantado para local definitivo, pelo método de transbordo.
Caso seja necessário transplantar morangos para outro local, pode-se usar o método de dividir o arbusto. Para fazer isso, com uma faca afiada, a planta é dividida em 2-3 partes, deixando pelo menos duas folhas e um poderoso sistema de raízes em cada uma. Para este tipo de propagação, apenas arbustos saudáveis que anteriormente demonstraram alta produtividade são adequados.
Visão geral da revisão
A promissora Kviki é uma variedade de alto rendimento. É lucrativo cultivá-lo como uma muda.
Bagas atraentes são utilizadas com sucesso na fabricação e decoração de sobremesas na indústria de confeitaria.
É possível cultivar produtos superprecoces em túneis e estufas.
Os morangos de origem italiana distinguem-se pelas excelentes características gustativas. A variedade é pouco exigente para as condições meteorológicas.
Segundo os jardineiros, as bagas são resistentes ao oídio, o que simplifica muito o cuidado dos morangos. E afirmam ainda que o brilho e a cor característicos das frutas não perdem mesmo com as mudanças de temperatura.