- Autores: criadores da Crimeia
- Gosto: doce
- O tamanho: ampla
- Peso: 20-25 gr
- Taxa de rendimento: muito alto
- Produção: até 1,5 kg por arbusto
- Reparabilidade: Sim
- Termos de amadurecimento: cedo
- Compromisso: processamento (sumo, compota, compota, etc.)
- Cor de baga: Vermelho escuro
O morango da Crimeia é uma variedade despretensiosa que pode crescer na Sibéria e dar frutos várias vezes por temporada. A planta é remanescente, o que torna os arbustos de morango muito procurados pelos jardineiros.
Descrição da variedade
A variedade foi trazida por criadores da Crimeia. A peculiaridade da planta é que tolera facilmente até as geadas mais severas e pode crescer na região norte do país. Características principais:
- altura média dos arbustos;
- extensas folhas densas de rica cor verde;
- pedúnculos baixos.
Os bigodes no processo de cultivo do morango cedem um pouco, o que torna mais fácil cuidar do arbusto.
Termos de amadurecimento
Sementes de morangos remanescentes brotam 5 dias após o plantio. Os morangos dão os primeiros frutos em maio. Frutificação duas vezes por temporada, em média.
Produção
O rendimento é alto, chegando a 1,5 kg de bagos por arbusto.
Bagas e seu sabor
Os frutos da planta são de cor vermelha brilhante e apresentam formato arredondado. Os morangos da Crimeia são adequados tanto para preparações caseiras como prontas para comer. As bagas são deliciosas:
- geléia;
- compotas;
- geléia.
Os frutos da casta distinguem-se pelo agradável aroma a morango e sabor adocicado.
Recursos crescentes
Os morangos toleram o excesso ou a falta de umidade. Portanto, não é recomendável regar a planta com freqüência. Isso se explica pelo fato de que com regas fortes, o arbusto vai deixar um pouco da umidade do solo como reserva. A frequência de rega deve ser de 1 vez a cada 2 semanas.
Outra característica é o pequeno número de bigodes. Portanto, a distância entre linhas e mudas pode ser reduzida, o que permite aumentar a quantidade de rendimento com o plantio de mais arbustos.
Seleção do local e preparação do solo
A variedade é recomendada para crescer em locais elevados expostos aos raios solares.Quanto ao tipo de solo, não importa aqui. Os morangos da Crimeia criam raízes bem em quase todas as terras. Porém, a opção ideal seria um solo com baixa acidez.
Antes de plantar mudas:
- remover ervas daninhas;
- desenterrar o site;
- fertilizar o solo.
O plantio é feito em fileiras. Deve-se manter uma distância de 20-30 cm entre os arbustos de morango adjacentes, o que será suficiente para o desenvolvimento do arbusto.
Durante o plantio, são feitas covas em locais pré-marcados, onde as mudas são baixadas. Então, o espaço restante é preenchido com terra, o solo é calcado e regado abundantemente.
Polinização
Realizado por insetos. Se os morangos são cultivados em casa, você deve cuidar da polinização artificial das flores. Caso contrário, a variedade não produzirá frutos silvestres.
Top curativo
Os morangos da Crimeia adoram fertilizantes e, para o crescimento ativo do arbusto, é necessária a aplicação regular de nutrientes ao solo. Para fazer isso, você pode usar fertilizantes complexos que são vendidos em lojas de jardinagem.
Se você planeja fertilizar com matéria orgânica, deve ser dada preferência:
- excrementos de frango;
- solução de ureia;
- húmus.
A cinza de madeira pode ser usada como fertilizante mineral.
Uma das técnicas importantes no cuidado do morango é a alimentação. A fertilização regular garante uma colheita rica. Existem várias maneiras diferentes de alimentar os morangos, e cada uma delas é projetada para um período específico de desenvolvimento da planta. Durante a floração, frutificação e depois dela, a alimentação deve ser diferente.
Doenças e pragas
A variedade possui forte imunidade a todos os tipos de doenças e pragas. No entanto, isso não cancela a profilaxia na forma de plantio nos corredores:
- malmequeres;
- calêndula.
Cebola ou alho plantado ao lado de morangos ajuda a espantar insetos indesejados.
Os morangos estão frequentemente sujeitos a muitas doenças perigosas que podem prejudicar seriamente a sua condição. Entre os mais comuns estão o oídio, o bolor cinza, a mancha marrom, a antracnose e a verticilose. Antes de comprar uma variedade, você precisa perguntar sobre sua resistência a doenças.
Reprodução
Os jardineiros praticam a propagação do morango semeando sementes ou dividindo um arbusto. A primeira opção é a mais popular. O plantio das sementes começa em fevereiro ou março, dependendo das características climáticas da região.
As sementes são plantadas em uma mistura de solo preparada, cuja composição inclui:
- 50% de solo do jardim;
- 30% de turfa;
- 20% de areia de rio.
Como resultado, obtém-se um solo solto, que passa bem a água e fornece às sementes a quantidade necessária de umidade. A terra é colocada em um recipiente de plástico cuidadosamente lavado. Antes de começar a plantar sementes, o solo é regado com água morna. Só depois disso as sementes são cuidadosamente transferidas para a superfície do solo e o recipiente é coberto com papel alumínio.
O morango da Crimeia é uma variedade popular apreciada pelos jardineiros por sua resistência à geada e alto rendimento. Os arbustos são despretensiosos de cuidar e criam raízes rapidamente em qualquer solo.